O que é GRC e quais as suas vantagens?

A necessidade de controle sobre a gestão de riscos e a garantia de atendimento ao arcabouço regulatório fazem com que seja necessário investir em metodologias internas específicas, a fim de garantir que as operações saiam em conformidade com aquilo que a lei e regulamentações determinam. E aí surge a importância de entender o que é GRC e as implicações desse método para as empresas.

De fato, há uma crescente movimentação das entidades reguladoras, auditores e demais instituições com a finalidade de pressionar as empresas a implementar medidas de governança, compliance e avaliação de riscos dentro dos negócios.

Trata-se de estratégias que ajudam a organizar as operações, trazer transparência aos processos, maximizar a performance das atividades e diagnosticar eventuais ameaças que podem causar prejuízos para os negócios. Sem essa prática, certamente muitas empresas não conseguiriam sobreviver por muito tempo no mercado.

Que tal entender melhor sobre esse método? Neste post, você vai conhecer com mais detalhes o conceito de GRC e como funciona o processo de implementação na empresa. Acompanhe!

O que é GRC?

GRC é a sigla para as palavras Governança, Riscos e Compliance. No contexto de gestão empresarial, o GRC consiste em uma metodologia que envolve a integração dos processos de uma empresa de maneira clara, unificada e segura. O objetivo é garantir a conformidade das operações e demais políticas corporativas com as disposições previstas em leis, normas, estatutos e demais regulamentos.

Como o GRC é formado?

A metodologia GRC se refere à combinação de 3 práticas: Governança, Risco e Conformidade, elas são implementadas nas operações corporativas. Confira, a seguir, os detalhes de cada uma dessas ferramentas.

Governança

A governança se refere à forma como as decisões corporativas são tomadas pelos gestores e líderes. É uma estratégia que envolve a criação e a implantação de políticas e procedimentos internos, com o intuito de orientar as equipes e demais pessoas a atingir mais clareza, transparência, segurança e igualdade nas operações realizadas em vários departamentos de uma empresa.

Risco

A análise de risco inclui a realização de uma vistoria completa sobre as operações. A partir daí, torna-se possível identificar as operações e procedimentos que querem mais atenção e controle e a eventual  presença de falhas e outros problemas sérios e prejudiciais às empresas.

Os riscos podem se caracterizar de diversas maneiras, podendo ser estratégicos ou operacionais, por exemplo. Além disso, é necessário analisar a probabilidade de materialização dos riscos levantados. 

Nesse sentido, a gestão de riscos tem capacidade de antecipar esses possíveis imprevistos, avaliar os impactos que eles podem provocar e, então, colocar medidas em prática a fim de evitar ou, pelo menos, reduzir as consequências negativas que eles vão trazer para os negócios.

Conformidade

Essa área diz respeito à necessidade das atividades desenvolvidas pela empresa em obedecer às normas e legislações instituídas. Para isso, deve ser efetuada uma revisão contínua sobre as operações.

Quais são as vantagens da política de GRC para as empresas?

As práticas de Governança, Risco e Conformidade asseguram que a empresa esteja no caminho certo trilhando uma direção segura. Conheça, a seguir, os maiores benefícios observados a partir da aplicação da metodologia de GRC dentro das organizações.

Redução de custos

Os procedimentos de GRC podem trazer redução significativa de custos para as empresas, pois, além de prevenir que sofra penalidades para eventual não conformidade em suas operações, traz maior efetividade nos processos e gastos focados nos maiores riscos.

Ainda, o GRC, quando bem-implementado nos departamentos corporativos, evita os trabalhos redundantes nos controles e processos internos da empresa, reduzindo os gastos simultâneos e desnecessários com as equipes de controle.

Mais segurança e eficiência nos processos

Os profissionais que atuam colocando em prática a metodologia de GRC são melhor orientados e têm clareza de informações. Assim, eles conseguem integrar as áreas com facilidade e, com isso, há uma melhora na comunicação. Logo, eles podem desempenhar o trabalho com eficiência.

Diminuição da ocorrência de fraudes

O método de GRC traz confiança e estabilidade para o sistema. Isso porque é realizada uma avaliação eficiente e de alta precisão, que reduz consideravelmente a possibilidade de atuação fraudulenta ou contra as políticas da organização de colaboradores e terceiros mal-intencionados.

Transparência para as operações

A gestão das informações proporciona mais transparência aos processos que ocorrem dentro da empresa, fato que traz mais credibilidade e segurança para os clientes, parceiros e investidores.

Melhor percepção de valor

Os procedimentos de GRC agregam valor à empresa, uma vez que constroem uma imagem positiva perante o mercado. Com isso, a marca melhora a reputação e se torna mais respeitada diante de todos.

Como aplicar a política GRC na empresa?

A metodologia de GRC consiste em uma proposta unitária que busca fazer um estudo aprofundado sobre as necessidades, perspectivas e riscos da empresa.

De qualquer forma, também é muito importante que os gestores trabalhem na mudança de mindset dos funcionários. O foco é a formação de equipes multidisciplinares, para que a prática de GRC seja melhor conduzido na empresa.

O método de Governança, Gestão de Riscos e Compliance tem o potencial de fazer o negócio crescer com muito mais estabilidade e segurança. Além disso, a empresa passa a ser vista com mais confiança e credibilidade perante o mercado. Então, não perca mais tempo e comece a estudar as melhores práticas de implementação dos procedimentos de GRC na sua empresa!

Entendeu como aumentar os resultados do seu negócio por meio dos procedimentos de GRC? Quer continuar recebendo conteúdos de qualidade como este? Então, siga a LEC em redes sociais, estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube. Venha interagir com a gente!

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.