Compliance leader: o que é e qual sua relação com a liderança na empresa?

A preocupação de estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, e manter a ordem corporativa, tem feito com que a carreira de compliance se torne cada vez mais importante dentro do mundo empresarial. Diante desse cenário, a figura do compliance leader ganha destaque.

Afinal, investir em medidas de compliance é uma estratégia que está diretamente ligada com características gerenciais de liderança, influência e o comportamento ético do gestor. Que tal otimizar as operações da sua empresa e melhorar os resultados?

Este post vai abordar o que é o compliance e como funciona a relação desse sistema com a liderança corporativa. Acompanhe a leitura!

O conceito de compliance

O termo compliance é originado do verbo inglês to comply, que significa agir conforme uma norma, um pedido ou instrução. Nesse sentido, a expressão, tal como ela é utilizada atualmente, se refere à necessidade de estar em conformidade com a lei e às regras previstas em diretrizes internas e órgãos reguladores.

As práticas de compliance passaram a ganhar um maior destaque no mundo corporativo a partir da edição da lei nº 12846/2013, conhecida como lei anticorrupção — que trata sobre a “responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira”.

A importância de práticas de compliance nas empresas

A atividade de compliance já tem sido bastante utilizada em bancos e demais instituições financeiras desde o começo dos anos 2000, em virtude da grande necessidade de manter essas organizações nos moldes daquilo que prega a regulamentação.

Contudo, os tempos mais recentes demonstram claramente que a prática de compliance começou a ganhar mais relevância no mundo corporativo, em decorrência de uma expansão do mercado e do incentivo à abertura de novos empreendimentos, que revelaram a necessidade de ajustar as atividades empresariais conforme os padrões internacionais de ética, legalidade e transparência.

É necessário fazer o mapeamento dos processos e realizar uma gestão completa na empresa, a fim de implementar melhorias no negócio. Para isso, se torna fundamental dominar conhecimentos profundos sobre o tema e entender os procedimentos que serão adotados dentro da organização, interna e externamente.

Em virtude desse cenário promissor, começaram a surgir muitas oportunidades para o cargo de compliance officer ou compliance leader. O que era antes desempenhado somente por advogados e profissionais de áreas jurídicas, hoje se tornou um cargo que vai muito além de normas e políticas. É uma estratégia para manter as atividades em pleno funcionamento, essa prática garante a continuidade dos negócios por meio da realização da gestão de riscos de maneira adequada.

Além disso, o compliance também é uma maneira de comprovar para o mercado que a empresa se preocupa em investir em serviços especializados para manter boas práticas empresariais. Com isso, a imagem do negócio é fortalecida, ganhando mais confiança, respeito e credibilidade por parte dos consumidores, parceiros e concorrentes.

As qualidades que um compliance leader deve desenvolver

O compliance leader é a figura responsável por exercer a fiscalização, supervisão e gestão de práticas de compliance dentro de uma instituição financeira ou uma empresa. Nesse sentido, ele desempenha funções típicas de compliance, mas também conta com o suporte de áreas de auditoria, gestão e controladoria, por exemplo.

O objetivo é assegurar que os procedimentos internos e externos sejam desempenhados conforme aquilo que determinam os regulamentos internos e o ordenamento jurídico brasileiro.

Confira as principais atribuições que um compliance leader precisa dominar para que consiga exercer bem as suas funções dentro de uma corporação:

  • ter o espírito de liderança;
  • agir com diplomacia;
  • agir com autonomia;
  • ter capacidade de observação;
  • ter raciocínio rápido;
  • agir sempre pautado na ética;
  • ser confiável e preservar o sigilo;
  • ter facilidade de comunicação em público;
  • dominar uma boa redação;
  • ter boa capacidade de relacionamento;
  • desenvolver habilidades de negociação etc.

O papel do compliance leader dentro das empresas

Confira, a seguir, as principais funções que o líder em compliance exerce.

Atuar como um profissional multidisciplinar

A posição de compliance leader pode ser desempenhada por profissionais contratados especificamente para esse fim. Contudo, o profissional de compliance é um verdadeiro profissional multidisciplinar. A rotina dessa profissão requer não apenas sólidos conhecimentos jurídicos, como também noções aprofundadas sobre gestão de riscos, gerenciamento de projetos, contabilidade e comunicação.

Dominar conhecimentos sobre a legislação

O líder de compliance deve conhecer, com detalhes, os dispositivos da lei que tratam sobre compliance e regulamentam a operação da empresa onde atua. Afinal, esse profissional é responsável por analisar a legislação e efetuar a adequação das práticas empresariais de acordo com aquilo que estipula o ordenamento jurídico.

Verificar se a empresa atua nos conformes da lei

O compliance leader tem o dever de observar a empresa como um todo. Para isso, ele analisa as práticas financeiras, fiscais, contábeis, trabalhistas, logísticas, comerciais, entre outras. A partir daí, verifica se essas atividades são desempenhadas de maneira correta e de acordo com as normas internas e conforme determina a legislação.

Conhecer as suas responsabilidades dentro da empresa

O líder de compliance tem o papel de conhecer o seu papel dentro da empresa — que vai muito além de elaborar relatórios e publicar normativos, recomendando boas práticas e direcionando procedimentos. Como já mencionamos, esse profissional também tem caráter multidisciplinar. Logo, ele deve adotar uma postura proativa e engajada, a fim de trazer resultados positivos para o desenvolvimento de negócios.

Como já deu para perceber, o compliance leader tem o dever principal de manter a empresa no trilho, sob as técnicas de compliance. Isso significa garantir que a organização atue em alinhamento com a ética e de acordo com a lei.

Gostou deste conteúdo? Para receber mais informações sobre compliance, assina a Compliance News no formulário abaixo e esteja atualizado!

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.