A internet é uma fonte inesgotável de informações. Ela fornece conteúdos cada vez mais ricos sobre os mais variados assuntos, desenvolvidos com o objetivo de orientação, esclarecimento, divulgação ou, até mesmo, entretenimento.
Para contemplar os profissionais de vida agitada, que estão sempre correndo de um lado para o outro, mas que precisam se manter atualizados, como é o caso de advogados e juristas, um novo formato tem ganhado popularidade no Brasil — o podcast.
Neste post, vamos relacionar podcast e compliance, explicando o que é, como funciona e contribui para a divulgação das boas práticas de cumprimento legal das normas e obrigações atribuídas às empresas.
O que é um podcast?
É uma mídia de conteúdo direcionado a um determinado público, que pode tratar de diversos assuntos dentro de um universo específico. Ele é desenvolvido e distribuído em áudio e se assemelha a um programa de rádio.
O podcast não é transmitido ao vivo e estará sempre disponível para ser ouvido por qualquer pessoa, a qualquer momento. Criado com um objetivo específico, o conteúdo aborda questões previamente elaboradas em uma comunicação rápida e dinâmica.
Quais as principais características desse formato de conteúdo?
Uma das principais características de um podcast é a gratuidade. Os episódios são gravados e disponibilizados em diversos canais e não têm custo para o consumidor, embora, em algumas plataformas de streaming, seja necessária uma assinatura global para ter acesso a um podcast específico.
Outra característica importante é que o podcast traz informações atualizadas sobre os acontecimentos do mercado ou práticas corporativas que são de interesse comum às pessoas e profissionais, focando exclusivamente no objetivo de manter o público sempre bem informado.
A qualquer hora do dia ou da noite, o conteúdo estará à disposição. Logo, você não precisará se preocupar com a perda da informação, por não estar livre no dia e hora marcada, como é o caso de uma entrevista prevista em uma emissora de rádio.
Como ele se diferencia de programas de rádio?
O podcast tem um formato muito parecido com o de rádio, mas se diferencia pela forma de distribuição e o fato de não ser ao vivo. É possível ouvir por meio de um site, uma plataforma de áudio e música ou de um aplicativo próprio para podcast.
Além disso, o consumidor não precisa sintonizar, como no caso das emissoras de rádio, mas deve estar conectado à internet para ter acesso aos conteúdos, o que pode ser feito de dentro de um carro, um supermercado, no trânsito e, até mesmo, durante a realização de uma atividade física.
Em alguns canais, será possível fazer o download completo do podcast e salvar offline para ouvir mesmo quando você estiver sem internet. A grande vantagem é ter acesso a múltiplos assuntos, relacionados ou não, para ampliar cada vez mais o conhecimento.
Um benefício do podcast é que ele não expira e pode ser consultado quantas vezes forem necessárias. O material estará sempre disponível, servindo, inclusive, para consultas comparativas em casos de mudanças e alterações de leis e instruções normativas.
Como utilizar o podcast para divulgar as práticas de compliance?
A principal função de um podcast é compartilhar conteúdos com informações relevantes sobre as novidades, tendências ou atualizações de um mercado. Por isso, podcast e compliance são uma boa combinação de veiculação do conhecimento sobre negócios.
As práticas de compliance no Brasil são relativamente novas e ganharam força depois que a Lei nº 12.846 de 2013 — Lei Anticorrupção foi promulgada, prevendo o funcionamento de mecanismos de integridade por pessoas jurídicas.
Alguns benefícios podem ser concedidos para aqueles que implementam e estruturam o compliance. Muitos conteúdos podem esclarecer melhor as dúvidas sobre ética, integridade e cumprimento das leis e normas aplicáveis às empresas e aos funcionários.
Com uma proposta nova de fazer a informação chegar mais rápido e de um jeito prático para o consumidor, o podcast é uma ferramenta que agrega valor e relevância aos conteúdos disponibilizados sobre um assunto complexo e importante como é o compliance.
Canais de podcast que você precisa conhecer
Em alguns canais que falam sobre temas relacionados à ética e ao compliance, já estão disponíveis episódios interessantes e temáticos para manter o público atualizado.
Relacionamos a seguir canais que você precisa conhecer:
LECCAST
Aqui no Blog LEC você pode encontrar todos os episódios deste podcast, que aborda conteúdos como ética, compliance, LGPD, governança corporativa, treinamentos de compliance, tone at the top, diversidade e inclusão, entre outros.
Conteúdos semanais, em bate-papos descontraídos, com a apresentação de Marcio El Kalay, sócio e diretor de novos negócios da LEC.
O podcast está disponível no Spotity ou na sua mídia favorita.
Faxina Mental
A coragem e a vontade de mudança são os temas principais do Podcast Faxina Mental que a cada episódio convida especialistas para ajudar a fazer uma verdadeira faxina na vida dos ouvintes, limpando também crenças e mentes que estiverem em desalinho.
As conversas abordam temas como educação, criatividade, inovação, comunicação, relacionamentos, entre outros.
Innovation in Compliance with Tom Fox
Como lidar com a conformidade e levar soluções de negócios para sanar os problemas de conformidade? A proposta de discussões, conduzidas por Tom Fox, o principal nome que dá voz ao compliance internacionalmente, reúne diversos especialistas líderes do setor em entrevistas esclarecedoras, que vêm transformando a forma como os profissionais abordam o assunto (o podcast é conduzido em inglês).
FCPA Compliance Report
Em uma atuação conjunta com Tom Fox, o Relatório de Conformidade da FCPA é o mais antigo podcast em conformidade e ética nos negócios e ele apresenta em suas visitas aos principais profissionais de conformidade, representantes master de negócios, governo e escritórios de advocacia (o podcast é conduzido em inglês).
Como vimos neste artigo, a facilidade de acesso ao conteúdo, com flexibilidade de horário e meios de consumo, torna a junção de podcast e compliance um excelente recurso de aprendizado, o que faz total diferença para quem deseja se manter atualizado.
Se aprofunde ainda mais nos conceitos e aplicabilidades do compliance, leia agora mesmo mais um artigo sobre o papel do advogado em compliance e fique por dentro das atualizações jurídicas impostas às empresas!
Imagem: Getty Images