Quase todo profissional de compliance já pesquisou a respeito das certificações disponíveis no mercado e já pensou em certificar suas empresas. Porém, existem diversos desafios a serem enfrentados nessa jornada para obtenção das certificações. São elas:
Suporte da alta liderança
Todas as certificações ou reconhecimentos em Compliance possuem requerimentos diferentes que levam o Compliance Officer a fazer diversas adequações em seu Programa de Integridade. Essas adequações nem sempre são simples e requerem tempo e suporte de diversas áreas, por isso, o apoio total da alta liderança local e global se faz importante para alcançar o resultado.
É importante que a meta de adequação para certificação ou da certificação em si esteja nos objetivos estratégicos da empresa e seja comum a todos os diretores e média gerência das áreas que serão envolvidas no processo. Essa é a única forma de garantir que todos estão trabalhando pelo mesmo objetivo, dentro do mesmo prazo. Caso contrário, a empresa não terá o engajamento necessário e, ao final, a certificação será uma meta de Compliance, sem o suporte adequado à certificação.
Processo de adequação
A jornada para adequação pode não ser simples dependendo do tipo de certificação que você escolheu. Reconhecimentos como o Pró-Ética, por exemplo, não definem em seus regulamentos todos os critérios necessários para receber o reconhecimento. Ou seja, ele estabelece apenas os critérios mínimos para ser elegível à participação e o processo de avaliação se baseia em melhores práticas de mercado, o que acaba gerando comparações entre os Programas de Integridade por parte dos avaliadores. A ISO 37001, por exemplo, estabelece todos os critérios necessários. Ou seja, a regra é clara. Se a empresa comprovar que possui tudo o que está escrito na norma, receberá a certificação.
Por isso é importante definir qual certificação a empresa deseja obter para iniciar a avaliação dos gaps do Programa de Integridade. E não só a alta liderança, mas principalmente o Compliance Officer precisa estar aberto para identificar esses gaps e vulnerabilidades do Programa. Toda área de Compliance possui espaço para melhorias. O aprimoramento é contínuo.
Manutenção das certificações
Após a obtenção do reconhecimento ou certificação em Compliance, vem o grande desafio: manter a certificação ao longo dos anos. Essa é uma etapa que normalmente não é analisada durante o processo de adaptação e obtenção. Por isso, é importante avaliar desde o início qual é o objetivo da empresa com a certificação e o esforço para mantê-la, entendendo que sua manutenção exige trabalho e comprometimento operacional interno, custos e constante evolução. Além disso, com o passar dos anos, as certificações passam a fazer parte da rotina, e a alta liderança e os demais colaboradores deixam de reconhecer seu valor. Por isso, reforço que o objetivo com a certificação deve ser claro para que o planejamento seja feito não apenas a curto prazo, mas também com a perspectiva de médio e longo prazo.
As certificações sem dúvida alguma ajudam as empresas a aprimorar seus programas de integridade, o que, com certeza, auxilia na prevenção de riscos. Por isso, elas devem ser instrumento para evolução constante da cultura de integridade, de forma proativa, mesmo na ausência de incentivos às empresas privadas por práticas anticorrupção.
Estude na LEC, obtenha uma certificação profissional e destaque-se no mercado.