O canal de denúncias é crucial para os programas de compliance, pois é através dele que as empresas podem detectar irregularidades, como casos de assédio, fraudes, corrupções, dentre outros. Para se ter ideia de sua importância, o estudo Occupational Fraud 2022: a report to the nations, da Association of Certified Fraud Examiners, aponta que as organizações que o possuem, descobrem mais fraudes (46%) do que aquelas que recebem denúncias por canais avulsos (30%). A pesquisa também revela que empresas com canais de denúncia identificam os casos mais rapidamente e têm menos perdas financeiras do que as que não têm.
No entanto, cerca de 40% das denúncias recebidas são incompletas e, por isso, não são investigadas pelas equipes de compliance. Mais do que ter um canal de denúncias, é necessário que ele forneça os meios necessários para que o profissional faça a gestão de forma eficiente. As linhas telefônicas, que já foram amplamente utilizadas no passado, não dão mais conta das necessidades atuais. Além de serem caras, dependem do fator humano, dando margem para erros – o que não pode acontecer quando falamos de temas tão sensíveis.
Atualmente, sites e e-mail são os meios mais utilizados, mas ter um canal de denúncias via WhatsApp pode ser especialmente vantajoso por ser uma ferramenta mais habitual às pessoas. Ao facilitar o envio de relatos, a empresa tem mais chances de tomar conhecimento desses comportamentos e tomar as medidas necessárias para combatê-los.
Algumas instituições públicas, inclusive, já usam a ferramenta. É o caso do Ministério das Mulheres, que recebe queixas e dá orientações de como proceder em caso de violência contra mulher no WhatsApp do Ligue 180, e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que possui um número exclusivo para receber denúncias de ameaças de ataques a escolas.
Recentemente, a clickCompliance lançou o seu Canal de Denúncias via WhatsApp, que usa a inteligência artificial (IA) para tornar o processo de apuração de denúncias mais assertivo. Integrado à OpenAI, criadora do ChatGPT, o novo canal permite o recebimento de relatos em português, inglês ou espanhol e, ainda, a inclusão de imagens e vídeos para servir como evidências. A solução recebe relatos por texto ou por áudio e responde ao denunciante da mesma forma, garantindo a acessibilidade da ferramenta.
O momento em que uma pessoa faz um relato é essencial para obter mais informações. E o mais interessante é que o sistema possui um chatbot que interage com o denunciante em tempo real, fazendo perguntas dentro do contexto da denúncia. Assim, a IA complementa a denúncia com as informações que faltam, de modo que o profissional de compliance tenha todos os dados que ele precisa para iniciar a investigação, poupando o seu tempo e aumentando a sua produtividade.
Para garantir a privacidade, o novo canal usa a tecnologia GPT 4.0 através da integração da Microsoft, que dá garantias contratuais de que nenhuma informação presente na ferramenta será utilizada, ou seja, todos os dados estão seguros. A clickCompliance, inclusive, está realizando agendamentos gratuitos no site da empresa para apresentar a nova funcionalidade.
Como já falamos, a principal função do canal de denúncias é possibilitar que as organizações identifiquem possíveis irregularidades. É fundamental, então, que esse canal esteja em um lugar que as pessoas já estão, como o WhatsApp.
Por fim, é importante lembrar que a inteligência artificial já vem sendo utilizada em diversos setores e a área de compliance também deve se beneficiar das vantagens que a IA proporciona, como o aumento de produtividade, mais celeridade aos processos do setor, otimização do tempo e a possibilidade de o profissional focar em atividades mais estratégicas.
*Assinado por Marcelo Erthal, CEO da clickCompliance