Enquanto muitos trabalhadores reclamam da falta de oportunidades, os gestores argumentam que faltam profissionais realmente capacitados. A discussão é antiga, sendo que os dois lados têm seus motivos. Com a alta competitividade, tornou-se fundamental saber como se destacar no trabalho, seja para manter o emprego ou conseguir uma vaga.
O fato é que as empresas buscam muito mais que os conhecimentos técnicos básicos para o desempenho de uma função. Os colaboradores mais valorizados são aqueles capazes de um alto desempenho, aliado a atitudes e competências que contribuem para o funcionamento da organização em diferentes conjunturas.
Sendo assim, é importante que o profissional busque se desenvolver constantemente, tanto para atender às expectativas das empresas quanto para alcançar seus próprios objetivos. A seguir, confira algumas dicas práticas de como se destacar no trabalho!
Invista mais nos seus estudos
Muita gente acredita que ter um curso superior já é suficiente para uma carreira profissional. É claro que uma graduação é muito importante, mas por si só não garante sucesso, sobretudo em áreas muito competitivas.
Para se destacar de verdade, é preciso investir em pós-graduações, cursos de especialização e atualização, cursos de idiomas, conhecimentos em novas tecnologias, entre outros.
O mais importante é ter um ou mais diferenciais que deixem seu currículo mais atraente para uma contratação. Mas mais do que isso, também demonstre para os seus gestores que você tem interesse em crescer na carreira e se desenvolver como profissional.
Busque se atualizar sobre sua área de atuação
Ainda que investir nos estudos seja fundamental, o investimento precisa ser feito de maneira inteligente. É preciso saber onde e quando fazer determinados cursos e se eles realmente vão servir para o seu futuro.
Por exemplo, não adianta investir num curso de coreano se você não pretende morar na Coreia ou sua empresa não tenha negócios com esse país. Estudar esse idioma pode ser visto como um bom hobby, no entanto, do ponto de vista profissional, ele pode ser irrelevante.
Da mesma forma, é preciso conhecer como anda o funcionamento dos concorrentes e saber qual a situação atual da sua empresa. Pois por mais confortável que seja a sua situação atual, é preciso estar preparado para qualquer mudança de cenário.
Assim, para fazer decisões acertadas sobre carreira, comportamento e de como se destacar no ambiente de trabalho, é muito importante se manter atualizado. Portanto, procure se informar o tempo todo sobre áreas em ascensão, tendências de mercado, etc.
Empenhe-se na resolução de problemas
É muito mais fácil perceber o que está errado ao nosso redor do que o que está certo. Mas em vez de reclamar, que tal focar na resolução desses problemas? Pode parecer difícil, principalmente quando são situações que fogem ao seu controle, só que ainda é uma postura mais valorizada dentro das empresas e que gera melhores resultados para você e seus colegas.
Por sinal, muitas empresas realizam testes de resolução de problemas ainda no recrutamento para perceber o potencial dos candidatos. Não se trata apenas de uma competência que agrega à organização, sendo também um forte indício de falta de motivação entre os colaboradores.
Portanto, sempre que for levar uma reclamação aos superiores, tente sempre já apresentar pelo menos uma possível solução. Isso demonstra a sua preocupação com a empresa e não um descontentamento. Da mesma forma, não deixe de ser proativo ao tentar resolver problemas, pois também pode ser um indicativo de desinteresse, tão prejudicial quanto ou mais!
Procure ser o melhor no que faz
Essa é uma dica profissional e para a vida, afinal, é essencial tentarmos fazer o melhor em tudo. Assim, nas relações de trabalho e nas relações pessoais, na realização de tarefas, sempre tente dar o máximo de si e conseguir os melhores resultados.
É bom lembrar que muita gente deixa de ter melhores resultados por confundir ambição com ganância. Ser ambicioso significa querer se superar a cada dia e ter mais conquistas, enquanto uma pessoa gananciosa pensa apenas em si mesma e não tem problemas em prejudicar os outros para conseguir o que quer.
Quando se tenta fazer o melhor, mesmo que o resultado não seja o esperado, é possível contribuir para o seu crescimento, das pessoas ao seu redor e da empresa como um todo.
Melhore seus relacionamentos pessoais e profissionais
E por falar em crescimento, é fato que ninguém cresce sozinho. E se na vida em sociedade isso é uma realidade que não pode ser ignorada, numa organização, em que todos dependem do trabalhos dos outros, isso acaba sendo decisivo.
Mesmo se você trabalha sozinho, realizando todas as etapas de um trabalho, em algum momento vai precisar de outras pessoas, como os colegas do financeiro ou dos recursos humanos. Ou seja, é melhor manter uma boa relação com todos. Além do mais, você pode aproveitar para fazer boas amizades!
Adote o marketing pessoal no seu dia a dia
Outro dica fundamental de como se destacar no trabalho é adotar o marketing pessoal. Mais uma vez, é bom lembrar que não se trata de arrogância e sim de saber ressaltar suas qualidades no momento certo.
Muitas técnicas de marketing pessoal são adotadas no momento da contratação, como no caso da entrevista de emprego. Mas algumas atitudes que ajudam a melhorar a sua imagem devem ser observadas mesmo no dia a dia.
Isso significa, por exemplo, ter uma boa postura profissional, ter cuidado com comentários nas redes sociais e até manter uma boa relação com as pessoas. A verdade é que todas as suas ações refletem na sua reputação e na impressão que outros têm de você.
Mantenha uma postura ética
Já que mencionamos a reputação, nada pode ser pior para ela do que ter um comportamento antiético. Ou melhor, ainda que você adote todas as dicas descritas anteriormente, pode-se colocar tudo a perder com um ato desonesto, por menor que seja.
E manter uma postura ética não significa apenas não sonegar impostos ou não infringir as leis. Mentiras, fofocas, assédios e preconceitos são alguns exemplos de comportamentos que são antiéticos e podem destruir a sua carreira, mesmo que tecnicamente você seja um profissional bastante qualificado.
Enfim, a partir dessas dicas de como se destacar no trabalho talvez você tenha percebido o óbvio: não é apenas um detalhe que vai fazer a diferença para a sua carreira. O sucesso profissional depende do empenho em diferentes aspectos, que envolvem tanto a capacitação técnica quanto nossa capacidade de se relacionar e buscar o desenvolvimento constantemente.
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