Os negócios estão indo bem, as pessoas estão contentes, os números sendo alcançados… Tudo parece fluir. Até que, subitamente, uma bomba cai bem na cabeça da organização. Ok, nem sempre o ataque acontece tão subitamente assim, mas a verdade é que quando a empresa se vê em meio a um escândalo envolvendo alguma situação com o setor público, inclusive corrupção, ou qualquer violação de regras ou códigos da empresa, a situação é sempre delicada.
A pressão da mídia e da sociedade é intensa e, na era das redes sociais, o fluxo de informações (principalmente o de informações não apuradas) é muito rápido. Por isso, é preciso, desde os primeiros minutos da crise, buscar todas as informações necessárias para saber quais caminhos tomar, o que deve ser preservado, o que deve ser comunicado à imprensa, como lidar com as autoridades e definir a posição oficial da empresa sobre o assunto. E para lidar com todo esse caos, é recomendável o suporte de especialistas no assunto.
No Brasil, há empresas confiáveis que prestam esse serviço. O Guia de Serviços e Ferramentas de Compliance, disponível na mais recente edição da revista LEC, elenca os principais fornecedores do país. Para baixá-lo, acesse: http://conteudo.lecnews.com/revista-lec-19?rdst_srcid=958056.