Um dos pilares básicos de qualquer programa de compliance, o canal de denúncias é bem mais do que só servir de ouvidos ocultos aos profissionais da área. Eles podem ser a “janela da alma” do negócio.
Um bom sistema de canal de denúncias oferece ao seu usuário a comunicação em diferentes idiomas e plataformas tecnológicas, interface amigável e segurança para que ele se sinta confortável (ou menos desconfortável) ao contar ali algo de errado que ele viu alguém praticando, ou eventualmente, até mesmo a confissão de um delito.
Mas, um bom sistema de canal de denúncias também gerencia esse grande volume de emoções (informações), desde a guarda dessas denúncias (algumas empresas tem como regra não apagar as denúncias feitas) até o acompanhamento dos casos em seus diferentes estágios e a produção de relatórios detalhados sobre tudo o que está sendo denunciado na empresa.
No Brasil, há empresas confiáveis que implantam esse sistema. O Guia de Serviços e Ferramentas de Compliance, disponível na mais recente edição da revista LEC, elenca os principais fornecedores do país. Para baixá-lo, acesse: http://conteudo.lecnews.com/revista-lec-19?rdst_srcid=958056.