Se você deseja conquistar novas oportunidades profissionais ou mesmo migrar de área é importante buscar conhecimentos mais aprofundados e compreender o cenário atual da Proteção de Dados Pessoais.
Neste artigo, vamos entender mais sobre o contexto da Lei Geral de Proteção de Dados, os benefícios da LGPD e mais detalhes sobre a implementação de um programa efetivo.
Por que tem se falado tanto em proteção de dados e Compliance?
É frequente nos noticiários de hoje menção a vazamentos expondo por vezes milhares ou até milhões de dados pessoais, isso sem contar os vazamentos que não são noticiados.
Alguns vazamentos ganharam fama mundial e nacional: Yahoo (1 bilhão de contas), Ashley Madison (site de relacionamento extra conjugal), ANVISA (usuários de canabidiol) Facebook/Cabridge Analytics (milhares de dados dos usuários e seus amigos), Hotéis Marriott (500 milhões de clientes afetados), Sky (32 milhões de clientes), Sicredi (1Tb de dados), Facebook (52 milhões de usuários), Google+ (500 mil usuários), Facebook (fotos de 6.8 milhões de usuários), Uber (196 mil brasileiros), Netshoes (2 milhões de clientes), dados de saúde do governo de Cingapura (1.5 milhões de pacientes) e ViaQuatro – concessionária do Metrô linha 4 de São Paulo (detecção facial de milhares de usuários) entre tantos outros
O tema ganha ainda maior relevância, pois agora temos no Brasil a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), recentemente estabelecida.
Diante de tanta novidade, seja pelos frequentes ataques, nova legislação e novíssima autoridade, é se esperar preocupação e receio de todos aqueles que são afetados por estas mudanças.
LGPD e Compliance: Quais são os benefícios?
As organizações que coletam, gerenciam e tratam dados pessoais precisam de muita atenção para estar em conformidade com a LGPD e também devem estar atentas a prováveis atualizações e regulamentações.
Mas essa cautela para lidar com dados pessoais não traz somente responsabilidades, como também benefícios.
Você, enquanto um profissional que atua no ramo e deseja se desenvolver, ou como alguém que deseja mudar de carreira e ingressar nesse ramo precisa conhecer os pontos de destaque. Entenda a seguir:
1. Colocar o Brasil dentre os países com uma legislação compreensiva de proteção de dados
Podemos citar como um dos benefícios da moderna legislação em proteção de dados, colocar o Brasil na lista de nações que têm uma legislação compreensiva sobre o assunto.
Isso pode tornar o país uma jurisdição de livre fluxo de dados pessoais com outros países, como por exemplo os membros do bloco europeu.
Além de ter uma legislação que impões maior transparência no tratamento de dados pessoais, poderá ainda ajudar a estreitar relações com outros países que também andam em conformidade com as boas práticas de coleta e tratamento de dados.
2. Diferencial competitivo para as empresas que estão em conformidade
Para estar em conformidade com a nova legislação as empresas buscam implementar programas de compliance em proteção de dados e por consequência passam a trabalhar com maior transparência e maior consciência no tratamento dos dados pessoais.
Assim desenvolverão melhorias em seus processos internos de tratamento, melhor diálogo com os titulares e demais stakeholder sobre o tema, criando uma cultura de proteção de dados e sólida reputação no mercado. Esta nova abordagem será reconhecida não apenas pelos consumidores de seus produtos e serviços, mas também por seus parceiros comerciais, traduzindo-se em vantagem competitiva em relação às demais empresas que ainda não se adequaram totalmente à LGPD.
3. Elevar a transparência do tratamento de dados pessoais perante a sociedade
Quando o assunto é compliance em proteção de dados, o tema transcende os processos internos das empresas.
A implementação destes programas ajudam também a aumentar significativamente a transparência no tratamento de dados pessoais, afetando diretamente sua reputação perante a sociedade. Cada vez mais, as pessoas comuns estão sendo educadas de seus direitos como titulares de dados pessoais e passam a entender o que é feito com suas informações.
Assim, forma-se um círculo virtuoso onde as pessoas e clientes começam a confiar mais nas empresas que estão em conformidade e, por outro lada, passam a duvidar daquelas que não trazem o tema como valor, sejam elas empresas públicas ou privadas. O impacto acontece nos dois lados: os titulares dos dados passam a entender os seus direitos e as organizações os seus deveres. Neste sentido, as empresas são estimuladas a levarem cada vez mais a sério a implantação de um programa de Compliance em Privacidade de Dados para o cumprimento da nova legislação.
4. Construir uma cultura de privacidade de dados dentro das organizações
É muito importante que a organização não apenas “cumpra tarefas”, mas desenvolva uma nova cultura interna. Quando as pessoas estão imersas em uma forma de trabalho organizada, com consciência de suas responsabilidades, e não apenas no cumprimento objetivo de ordens, as atividades fluem naturalmente.
A implantação do programa de Compliance em Privacidade de Dados é um forte aliado para construir uma cultura de privacidade de dados. Os processos internos diários ajudarão a estabelecer essa cultura interna, que precisa ser vivenciada por todos dentro da organização.
A importância de implantar um programa de proteção de dados e Compliance
Com base em todos estes benefícios, você já compreendeu a relevância de contar com um programa para que uma organização esteja em conformidade com a LGPD, mas é preciso ter atenção a um detalhe: a empresa precisa de não apenas um projeto, mas sim de um programa.
Compreenda que um ‘projeto’ tem começo, meio e fim e poderá até ser usado para iniciar a implementação do programa. Mas apenas o ‘programa’ é algo contínuo, que impacta na cultura da empresa, como citamos acima.
Se você já tem buscado conhecimentos sobre Compliance e acompanha o blog da LEC, entende mais facilmente essa questão, pois assim como um programa de Compliance Anti-Corrupção, um programa de proteção de dados é algo que deve ser estabelecido para ser perene.
A alta liderança e o envolvimento das áreas de maior impacto é essencial
Lembre-se de que o comprometimento de toda a organização não será tarefa fácil e de rápida implementação, por isso a importância de se contar com um programa.
É necessário que não somente um ou dois departamentos se envolvam. Geralmente, as empresas buscam engajar uma ou duas áreas como responsáveis para a implementação do projeto, por exemplo as áreas jurídicas e de tecnologia, mas na prática será preciso o envolvimento de outros times como por exemplo, recursos humanos, marketing, comunicação, comercial, e por fim toda a empresa.
A alta administração precisa ter uma participação ativa para dar o tom e garantir o envolvimento de todos. Os líderes devem viver o respeito à privacidade de dados como um valor cultural da organização.
Por fim, é importante manter a privacidade de dados no centro das atenções desde as ações cotidianas até o momento da concepção e desenvolvimento de novos produtos e soluções (privacy by design / by default).
Serão exemplos como esses que irão influenciar os demais colaboradores na implementação do programa.
O que o mercado espera de profissionais que atuarão na área?
O mercado espera profissionais capazes de promover a mudança, navegar neste novo ambiente e que compreendam o contexto e os benefícios da conformidade com a LGPD.
Para isso, você pode aprofundar seus conhecimentos e dar novos passos para a sua capacitação.
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