Entender e monitorar as relações da empresa com terceiros são ações importantes para prevenir o negócio de uma série de riscos. Apesar de ser um processo amplamente conhecido no segmento de compliance, é fundamental analisá-lo de uma maneira atenta.
Os K’s do compliance (Know Your Customer, Know Your Partner, Know Your Supplier, Know Your Employee) são etapas básicas para a gestão de risco reputacional e ajudam a garantir que a imagem da sua empresa não esteja atrelada à nenhum tipo de evento que possa danificar o seu posicionamento diante dos clientes e do mercado.
A tecnologia possui um papel fundamental neste cenário e permite que o processo de monitoramento seja automatizado, feito de uma forma muito mais ágil e inteligente. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.
O que é e como funciona a política de relações com terceiros?
A política de relações influencia na análise e garantia de que os terceiros (sejam eles clientes, colaboradores, fornecedores ou parceiros) estejam em conformidade com as leis, normas e regulamentações.
Diferente do que muitos pensam, diversas empresas ainda não possuem um olhar para as avaliações de riscos e acabam sofrendo duras consequências. O fato é que os efeitos podem ser muitos, sejam eles financeiros, operacionais ou estratégicos.
Quais são os K ‘s do compliance e para o que servem?
Os K’s do compliance se referem à políticas corporativas, ferramentas e ações que visam a análise e acompanhamento das empresas em suas relações. Esta visão engloba processos como onboarding digital, due diligence e monitoramento contínuo. Veja abaixo:
- ( KYP) Know your partner – conheça seu parceiro
- ( KYC) Know your customer – conheça seu cliente
- ( KYE) Know your employee – conheça seu colaborador
- ( KYS) Know your supplier – conheça seu fornecedor
Com essas ferramentas (e práticas), a sua empresa não só conhece melhor o perfil de cada um dos terceiros, como também tem uma visibilidade de histórico de ações e reforça a segurança contra perfis fraudulentos.
Quando se fala sobre a relação com os clientes, por exemplo, o KYC permite que você ofereça mais segurança e qualidade no seu atendimento, e assegura que a imagem da sua empresa não esteja relacionada a nenhum tipo de crime ou inconformidade. Além disso, você ainda consegue definir se o perfil do cliente está aderente ao seu negócio.
Dentre outras vantagens importantes desses processos, podemos citar a avaliação de perfis suspeitos, diminuição de perdas, melhoria na gestão de contratos, a redução de custos e o bom funcionamento dos programas de compliance.
Por que investir em ferramentas para monitorar a relação com terceiros?
Mesmo que os riscos sejam inerentes ao negócio, a criação de uma política de relações e o fortalecimento dos programas de compliance são investimentos cada vez mais necessários.
Para você ter uma ideia, a pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil, realizada pela KPMG em 2021, indica que a gestão de terceiros representa 92% das preocupações sobre risco de compliance nas organizações. Essa preocupação é justificada e será uma constante para as empresas, especialmente para as que não investem no monitoramento.
Vale reforçar que, muito se fala sobre governança corporativa e não é à toa que este tema esteja cada vez mais presente nas discussões de negócio. Seja nos conselhos administrativos, na criação de novas sociedades ou nas reuniões com diretorias: este é um assunto urgente e cada vez mais importante para as empresas.
Portanto, investir na mitigação de riscos é algo crucial para o negócio e fazê-lo com a ajuda da tecnologia permite que este processo seja muito mais rápido e eficiente.
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