Alguém aí é profissional da Governança Corporativa e já se viu no dia a dia dialogando com profissionais de Compliance? Ou você é profissional de Compliance e durante a sua atuação precisou compreender mecanismos e alguns conceitos de Governança Corporativa? Ou, ainda, você é um profissional de Compliance ou Governança Corporativa e não se deu conta do quanto essas áreas estão integradas?
Te convido a seguir com a essa leitura e garanto que, ao final teremos boas notícias e você vai gostar de saber!
Você, profissional de compliance, sabia que a Integridade é um dos pilares da Governança Corporativa?
Não seria perfeito entender e aprender a identificar a melhor forma de integrar as práticas de compliance ao sistema de governança corporativa da companhia?
O Compliance e a Governança Corporativa possuem uma relação profunda e interdependente enquanto áreas que visam promover e fomentar a transparência, a ética e a sustentabilidade nas organizações.
É a Governança Corporativa, em seus sistemas e mecanismos, quem assegura a uma companhia o arcabouço estrutural e estratégico para a gestão. Conhecer os seus princípios, os seus agentes e responsabilidades, como funciona a sua interação com as diversas áreas da companhia e quais seus principais documentos, dentre outros, é uma vantagem estratégica para um profissional de compliance, que fortalecerá sua base estrutural e estratégica, lhe permitindo desempenhar suas funções com maior eficiência.
Explicando melhor:
Conhecer os princípios da Governança Corporativa ajuda o profissional a alinhar o programa de compliance à ética e à sustentabilidade, fortalecendo a confiança dos stakeholders.
Conhecer o papel do Conselho de Administração, dos Comitês, da Diretoria e dos órgãos societários em geral, confere ao profissional um panorama claro de responsabilidades, evita redundâncias e conflitos e permite ao compliance dialogar com cada agente de forma direcionada.
Conhecer os documentos da Governança Corporativa e suas minúcias permite ao compliance criar, monitorar e avaliar as políticas organizacionais com maior eficiência.
As vantagens são incomensuráveis, garantindo ao profissional de compliance alinhar suas ações às metas e estratégias corporativas, aumentando sua relevância e influência, facilitando o diálogo com lideranças e órgãos colegiados.
O conhecimento sobre governança corporativa permite que o profissional de compliance transcenda a mera conformidade regulatória, atuando como um parceiro estratégico na promoção de práticas éticas, mitigação de riscos e criação de valor sustentável para a organização.
É um casamento perfeito. Enquanto a Governança Corporativa cria o ambiente e os mecanismos para a implementação do Compliance, o Compliance fortalece a Governança Corporativa quando garante que a companhia funcione fundada um padrão ético. Enquanto a Governança Corporativa estabelece valores e propósitos, o Compliance os reforça. Aspectos esclarecidos, resta a pergunta: “Sou profissional de Compliance, devo saber de Governança Corporativa?”
A resposta para essa pergunta vai iniciar com um claro e inequívoco SIM, sobretudo quando pensamos nas estruturas e fluxos de decisão que envolvem os desdobramentos de um Programa de Compliance/Integridade, indo desde o apoio da alta gestão e necessitando de envolvimento direto da Governança [independentemente de estar formalizada como uma área ou ter as atividades sendo exercidas por um profissional] para se tornar realidade.
Nesse contexto, importante falar sobre o gap de formação que ainda nos deparamos, com profissionais de Direito ou de outras graduações saindo da academia com pouco ou praticamente nenhum conhecimento de ética, integridade ou governança corporativa. Na maioria dos casos, o repertório e preparo para exercer plenamente as atividades dentro de uma área de Compliance acontece na prática.
Dito isso, e agora que você chegou até o final dessa reflexão, temos uma ótima notícia para compartilhar: a LEC está com um curso “novinho em folha” destinado a advogados profissionais de Compliance, profissionais de Governança Corporativa ou que tenham interesse em Governança Corporativa, além de estudantes.
Combinando teoria e prática, o curso aborda aspectos fundamentais da Governança Corporativa e sua integração com o compliance, oferecendo insights relevantes para a aplicação no dia a dia, proporcionando uma visão ampliada e aplicada de Governança Corporativa e capacitando os participantes a incorporar esses conhecimentos às suas práticas profissionais.
Clique aqui e garanta já sua vaga no curso Noções de Governança Corporativa para Profissionais de Compliance, da modalidade LEC On Demand.