logo-lec
  • PARA VOCÊ
    • CURSOS
    • CERTIFICAÇÕES
    • EVENTOS
    • LIVROS
    • Compliance Mastermind
  • Para Empresas
  • MATERIAIS EDUCATIVOS
    • E-books
    • Leccast
    • Revista LEC
    • Comitês
  • BLOG
    • Artigos
    • Colunistas
  • CONTATO
Menu
  • PARA VOCÊ
    • CURSOS
    • CERTIFICAÇÕES
    • EVENTOS
    • LIVROS
    • Compliance Mastermind
  • Para Empresas
  • MATERIAIS EDUCATIVOS
    • E-books
    • Leccast
    • Revista LEC
    • Comitês
  • BLOG
    • Artigos
    • Colunistas
  • CONTATO
  • SOU ALUNO

BLOG

Estratégias de Comunicação para Impulsionar a Agenda ESG da sua Empresa

  • julho 22, 2024
  • Redação LEC

A implementação efetiva de uma agenda ESG (Environmental, Social, and Governance) vai além da adoção de práticas sustentáveis e éticas de acordo com um cronograma. 

A comunicação desempenha um papel fundamental em fortalecer e disseminar essa agenda, tanto internamente quanto externamente e você, como um bom profissional da área, precisa entender como lidar com certos pontos de atenção.

Neste artigo, exploraremos estratégias essenciais para alavancar a comunicação em prol da agenda ESG da organização a qual você trabalha ou presta serviço, com práticas eficazes, evitando armadilhas comuns como o “greenwashing”, além de alinhar ações corretamente com o discurso organizacional.

Como a comunicação interna se relaciona com a agenda ESG nas organizações

A comunicação interna não apenas se relaciona com a agenda ESG, como também ajuda a fortalecer a cultura organizacional que valoriza a sustentabilidade e a responsabilidade social. 

Nesse sentido, é essencial que todos os colaboradores estejam informados e engajados, por meio de:

  • Transparência: Compartilhe de forma aberta os objetivos, desafios e resultados das iniciativas ESG. A transparência constrói confiança e engajamento entre os colaboradores. Como destaca Karen Machado  – Professora da LEC, Advogada e Consultora na área de ESG, Direito e Compliance Ambiental (CPC-A): “​​A narrativa deve ser coerente, sólida e duradoura, isso traz segurança, confiança do público quanto à transparência e consistência das informações, a seriedade e robustez do programa ESG”.
  • Engajamento: Envolva os colaboradores em discussões e decisões relacionadas a ESG. Isso pode ser feito através de workshops, reuniões regulares e plataformas de feedback.
  • Educação e capacitação: Ofereça treinamentos contínuos sobre práticas ESG para que os colaboradores estejam sempre atualizados e capacitados para contribuir de forma eficaz.
  • Comunicação estratégica: Compartilhe regularmente informações sobre as iniciativas ESG, seus progressos e resultados, e personalize a comunicação para que todos os colaboradores compreendam a relevância das ações ESG para suas funções específicas, mantendo a consistência na mensagem.

A forma como a comunicação é realizada impacta em sua eficácia. Ao utilizar canais transparentes e acessíveis, a organização deve:

Divulgar a visão e os objetivos da agenda ESG, atualizar os colaboradores sobre as ações em andamento, os desafios e os resultados obtidos, incentivar o feedback dos colaboradores e criar espaço para sugestões e ideias de melhoria para as iniciativas ESG.

Lembre-se também de que celebrar as conquistas e o engajamento dos colaboradores nas iniciativas ESG pode ser mais uma forma de incentivo.

As melhores práticas de comunicação para engajar os colaboradores em iniciativas ESG

Engajar os colaboradores na agenda ESG requer estratégias que vão além do tradicional. Aqui estão algumas práticas recomendadas:

  • Treinamentos e workshops: Organizar sessões educativas que expliquem os princípios ESG, as etapas do programa, a linha de base e as metas, e como cada colaborador pode contribuir.
  • Histórias de impacto: Compartilhar histórias reais de como as iniciativas ESG estão fazendo a diferença pode inspirar e motivar a equipe.
  • Plataformas interativas: Utilizar plataformas de comunicação internas, como intranets e redes sociais corporativas, para manter os colaboradores informados e engajados. Realizar enquetes, fóruns de discussão e sessões de perguntas e respostas pode aumentar a participação ativa.

Karen enfatiza a importância de uma comunicação personalizada, clara e envolvente, afirmando que “a comunicação deve ser Sucinta, Específica e Relevante” – e como dica da orientadora, você pode memorizar a sigla SER.

Riscos associados ao “greenwashing” e como evitá-los

Primeiro, se você ainda não sabe o que é “greenwashing”, este termo refere-se à prática de fazer alegações enganosas sobre os benefícios ambientais de um produto, serviço ou até mesmo prática empresarial. 

As consequências do greenwashing podem ser severas, incluindo danos à reputação e perda de confiança dos stakeholders, e até riscos jurídicos – tudo o que uma organização não quer.

Para evitar esses impactos negativos, é importante se certificar de que todas as ações do programa ESG sejam verdadeiras e verificáveis. O discurso precisa estar alinhado ao conteúdo da Agenda ESG.

Portanto, divulgue informações detalhadas e precisas sobre suas práticas e resultados ESG, e utilize auditorias e certificações de terceiros para validar suas iniciativas.

Quais são os primeiros passos para implementar uma estratégia de comunicação ESG eficaz?

Implementar uma estratégia de comunicação ESG eficaz começa com os seguintes passos:

  1. Diagnóstico: Uma avaliação do status atual das iniciativas e identificação das áreas de melhoria;
  2. Planejamento: Definição dos objetivos com clareza, públicos-alvo e mensagens-chave;
  3. Execução: Desenvolvimento e implementação de um plano de comunicação abrangente, utilizando diversos canais para alcançar todos os stakeholders;
  4. Monitoramento: Acompanhamento e avaliação do impacto da comunicação, ajustando a estratégia conforme necessário.

Tendências em comunicação corporativa relacionadas ao ESG

As tendências em comunicação corporativa relacionadas ao ESG estão em constante evolução. Aqui estão algumas das mais relevantes:

  1. Publicar relatórios ESG detalhados e acessíveis ao público está se tornando uma prática comum. Empresas líderes compartilham não apenas os sucessos, mas também os desafios enfrentados.
  2. Parcerias com ONGs, órgãos públicos e outras empresas para abordar questões ESG de forma colaborativa estão ganhando destaque. Segundo Karen, a colaboração é crucial, pois “pode abrir caminhos e gerar impactos positivos que sequer estavam mapeados”.
  3. Utilizar tecnologias emergentes como inteligência artificial e big data para monitorar e comunicar o impacto das iniciativas ESG de forma mais precisa e em tempo real.

Implementar estratégias de comunicação eficazes é essencial para impulsionar a agenda ESG de sua empresa. Ao adotar práticas transparentes, engajar colaboradores e stakeholders e evitar armadilhas como o greenwashing, sua empresa pode não apenas melhorar sua reputação, mas também contribuir de maneira significativa para um futuro mais sustentável.

O futuro pode te encontrar preparado

O futuro das empresas está diretamente ligado à sustentabilidade e à responsabilidade social. Para liderar com eficácia nesse novo cenário, é essencial entender sobre as práticas ESG com profundidade. 

O curso de Liderança ESG da LEC, no qual Karen Machado é uma das professoras, oferece as ferramentas e o conhecimento necessários para você se destacar como um líder que promove mudanças positivas e duradouras. Inscreva-se e comece hoje mesmo a dar passos mais assertivos para seu crescimento profissional.

Imagem: Freepik
Foto de Redação LEC

Redação LEC

AnteriorAnteriorInteligência Artificial e Compliance: aplicação da tecnologia disruptiva já é realidade na coleta e tratamento de denúncias
PróximoInteligência Artificial e Compliance FinanceiroPróximo
Facebook Linkedin Instagram Youtube
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
CONTEÚDOS GRATUITOS
PODCAST
COMPLIANCE
LEGAL
ETHICS
LEC COMMUNITY

ESTÁ COM DÚVIDA?

Fale com um especialista

ARTIGOS MAIS LIDOS

  • Comportamiento Antiético: Aprende cómo identificar y qué hacer - 12.193 views
  • Código de Conducta Ética: Conoce 6 consejos para elaborar un Código de Ética - 6.576 views
  • Decreto nº 11.129/2022 – Regulamentando a “Lei Anticorrupção” - 6.113 views
  • Compliance Trabalhista — O que é e Como se Preparar? - 4.268 views
  • Quanto ganham os profissionais de compliance no Brasil? - 4.058 views

ARTIGOS RECENTES

#160 | Estratégias de negociação | Com Diógenes Lucca

Todas As Gerações De Pessoas Precisam Ser Igualmente Respeitadas, Acolhidas E Incluídas

#159 | Compliance como conduta humana | Com Carolina Gazoni

A Importância dos Controles Internos de Compliance para a Integridade das Empresas

Felicidade, Bem-Estar e Integridade: influência direta no Comportamento Ético nas Organizações

TAGS
10 Pilares (4) Acordo de Leniência (3) assédio (4) auditoria (5) banco central (3) bitcoin (3) blockchain (3) canal de denúncias (8) carreira (4) codigo de conduta (7) compliance (137) compliance ambiental (4) compliance anticorrupção (5) Compliance Digital (4) Compliance Financeiro (8) compliance officer (3) congresso de compliance (3) Congresso Internacional de Compliance (8) controles internos (3) corrupcao (7) CVM (3) Código de Ética (7) due diligence (11) Estatais (2) etica (7) Executive Coaching (8) fcpa (3) gestão de riscos (12) governança corporativa (2) Guia de Serviços e Ferramentas de Compliance (3) integridade (3) investigações (3) lavagem de dinheiro (5) lei anticorrupção (11) lgpd (3) liderança (2) operação lava jato (4) petrobras (7) programa de compliance (14) Revista LEC (12) riscos (6) Tecnologia (3) transparência (3) Treinamento (3) órgãos públicos (2)

A LEC

  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Código de Conduta
  • Política Anticorrupção

Cursos, eventos e certificações

  • Online
  • In Company
  • Eventos
  • Certificações

Contato

  • +55 11 3259-2837
  • +55 11 98924-8322
  • contato@lec.com.br

Fique por dentro das novidades da LEC, assine a Compliance News abaixo:

  • © LEC - Todos os direitos reservados.
  • | LEC Educação e Pesquisa LTDA
  • - CNPJ: 16.457.791/0001-13

* Site by Mamutt Design