O Risk Based Approach, que significa ‘Abordagem baseada em riscos’ e é a base de qualquer programa de compliance, qualquer que seja o enfoque, anticorrupção, prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, antitruste, etc.
Por isso, é importante que você conheça o significado do termo e como essa abordagem se aplica no cotidiano das organizações.
Pensando em ajudar você a compreender mais sobre esse assunto tão importante para profissionais que já atuam com Compliance ou desejam migrar de área, vamos passar alguns embasamentos a seguir.
O que é Risk Based Approach?
Como comentamos acima, a tradução do termo Risk Based Approach, significa ‘Abordagem baseada em riscos’, mas, de forma prática, podemos resumir como a implementação ou aprimoramento de um programa de compliance baseado em uma avaliação prévia de risco (ou avaliações prévias periódicas). Com o resultado desta avaliação, serão criados ou aprimorados os procedimentos de compliance – políticas, controles internos, monitormanento, treinamento – para que possam mitigar e/ou gerenciar os principais riscos levantados. Nenhum Programa de Compliance conseguirá mitigar todos os riscos da organização, por isso é tao importante esta abordagem baseada em risco, através dela é possível focar os riscos relevantes.
Qual a ligação da abordagem baseada em riscos com Compliance?
Riscos e Compliance têm uma ligação direta, afinal, como mencionamos, para implementar um programa de integridade efetivo, é preciso conhecer o cenário da organização e entender os riscos aos quais ela está exposta.
O pilar do risk based approach é mapear vulnerabilidades para dar prioridade às maiores, não somente mitigando, mas também implementando medidas preventivas.
Com relação aos riscos de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, por exemplo, um bom parâmetro para estabelecer uma abordagem baseada em riscos é seguir as recomendações do GAFI (Grupo de Ação Financeira Internacional), responsável por estabelecer as diretrizes de PLDFT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo).
Por que fazer uma abordagem baseada em riscos?
A abordagem baseada em riscos considera as particularidades de cada instituição, tanto no que diz respeito aos seus produtos e clientes, quanto aos processos internos. Isso significa que, além de atender às normas, existe um trabalho personalizado para mitigar problemas e prevenir riscos reais de cada contexto.
Indícios de que uma empresa precisa de um programa com abordagem baseada em riscos
Agora você tem ainda mais clareza de que cada segmento do mercado possui particularidades, portanto, suas vulnerabilidades são distintas.
Por meio do risk-based approach, conforme ressaltamos, é possível identificar os principais riscos de cada organização na implementação ou aprimoramento de um programa de compliance. Alguns organizações, por exemplo, podem estar mais vulneráveis a praticas de corrupção ou fraude a licitações, enquanto outras a lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo. Ainda, há organizações em que há mais riscos da ocorrência de assédio moral ou sexual e outras de praticas antitrustes. Por isso, é tao importante a realização do analise de perfil e da avaliação de riscos (antes da implementação do programa e, periodicamente, após a sua existência).
Risk based approach: um olhar sobre o presente e sobre o futuro
A evolução do mercado é contínua, por isso, você precisa buscar novos conhecimentos sobre o ramo e sobre a empresa em que atua, afinal, novos riscos vão aparecer com o tempo e será preciso lidar com eles.
Qual o seu próximo passo enquanto profissional de Compliance?
O que vai diferenciar você de outros profissionais é o que decidir fazer com essas informações a partir de agora.
Queremos dar ainda suporte para quem deseja mais profundidade de conhecimento sobre o assunto e, se você quer saber mais, pode conferir uma matéria completa da Revista LEC, chamada “Hora de Descobrir Quem Realmente Sabe” sobre risk based approach.
Estude Compliance Financeiro com a LEC e aprofunde ainda mais os seus conhecimentos sobre risk based approach, além de ter a chance de se tornar um profissional certificado. Clique aqui para saber mais.
Imagem: Freepik