A preocupação de estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, e manter a ordem corporativa, tem feito com que a carreira de compliance se torne cada vez mais importante dentro do mundo empresarial. Diante desse cenário, a figura do compliance leader ganha destaque.
Afinal, investir em medidas de compliance é uma estratégia que está diretamente ligada com características gerenciais de liderança, influência e o comportamento ético do gestor. Que tal otimizar as operações da sua empresa e melhorar os resultados?
Este post vai abordar o que é o compliance e como funciona a relação desse sistema com a liderança corporativa. Acompanhe a leitura!
O conceito de compliance
O termo compliance é originado do verbo inglês to comply, que significa agir conforme uma norma, um pedido ou instrução. Nesse sentido, a expressão, tal como ela é utilizada atualmente, se refere à necessidade de estar em conformidade com a lei e às regras previstas em diretrizes internas e órgãos reguladores.
As práticas de compliance passaram a ganhar um maior destaque no mundo corporativo a partir da edição da lei nº 12846/2013, conhecida como lei anticorrupção — que trata sobre a “responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira”.
A importância de práticas de compliance nas empresas
A atividade de compliance já tem sido bastante utilizada em bancos e demais instituições financeiras desde o começo dos anos 2000, em virtude da grande necessidade de manter essas organizações nos moldes daquilo que prega a regulamentação.
Contudo, os tempos mais recentes demonstram claramente que a prática de compliance começou a ganhar mais relevância no mundo corporativo, em decorrência de uma expansão do mercado e do incentivo à abertura de novos empreendimentos, que revelaram a necessidade de ajustar as atividades empresariais conforme os padrões internacionais de ética, legalidade e transparência.
É necessário fazer o mapeamento dos processos e realizar uma gestão completa na empresa, a fim de implementar melhorias no negócio. Para isso, se torna fundamental dominar conhecimentos profundos sobre o tema e entender os procedimentos que serão adotados dentro da organização, interna e externamente.
Em virtude desse cenário promissor, começaram a surgir muitas oportunidades para o cargo de compliance officer ou compliance leader. O que era antes desempenhado somente por advogados e profissionais de áreas jurídicas, hoje se tornou um cargo que vai muito além de normas e políticas. É uma estratégia para manter as atividades em pleno funcionamento, essa prática garante a continuidade dos negócios por meio da realização da gestão de riscos de maneira adequada.
Além disso, o compliance também é uma maneira de comprovar para o mercado que a empresa se preocupa em investir em serviços especializados para manter boas práticas empresariais. Com isso, a imagem do negócio é fortalecida, ganhando mais confiança, respeito e credibilidade por parte dos consumidores, parceiros e concorrentes.
As qualidades que um compliance leader deve desenvolver
O compliance leader é a figura responsável por exercer a fiscalização, supervisão e gestão de práticas de compliance dentro de uma instituição financeira ou uma empresa. Nesse sentido, ele desempenha funções típicas de compliance, mas também conta com o suporte de áreas de auditoria, gestão e controladoria, por exemplo.
O objetivo é assegurar que os procedimentos internos e externos sejam desempenhados conforme aquilo que determinam os regulamentos internos e o ordenamento jurídico brasileiro.
Confira as principais atribuições que um compliance leader precisa dominar para que consiga exercer bem as suas funções dentro de uma corporação:
- ter o espírito de liderança;
- agir com diplomacia;
- agir com autonomia;
- ter capacidade de observação;
- ter raciocínio rápido;
- agir sempre pautado na ética;
- ser confiável e preservar o sigilo;
- ter facilidade de comunicação em público;
- dominar uma boa redação;
- ter boa capacidade de relacionamento;
- desenvolver habilidades de negociação etc.
O papel do compliance leader dentro das empresas
Confira, a seguir, as principais funções que o líder em compliance exerce.
Atuar como um profissional multidisciplinar
A posição de compliance leader pode ser desempenhada por profissionais contratados especificamente para esse fim. Contudo, o profissional de compliance é um verdadeiro profissional multidisciplinar. A rotina dessa profissão requer não apenas sólidos conhecimentos jurídicos, como também noções aprofundadas sobre gestão de riscos, gerenciamento de projetos, contabilidade e comunicação.
Dominar conhecimentos sobre a legislação
O líder de compliance deve conhecer, com detalhes, os dispositivos da lei que tratam sobre compliance e regulamentam a operação da empresa onde atua. Afinal, esse profissional é responsável por analisar a legislação e efetuar a adequação das práticas empresariais de acordo com aquilo que estipula o ordenamento jurídico.
Verificar se a empresa atua nos conformes da lei
O compliance leader tem o dever de observar a empresa como um todo. Para isso, ele analisa as práticas financeiras, fiscais, contábeis, trabalhistas, logísticas, comerciais, entre outras. A partir daí, verifica se essas atividades são desempenhadas de maneira correta e de acordo com as normas internas e conforme determina a legislação.
Conhecer as suas responsabilidades dentro da empresa
O líder de compliance tem o papel de conhecer o seu papel dentro da empresa — que vai muito além de elaborar relatórios e publicar normativos, recomendando boas práticas e direcionando procedimentos. Como já mencionamos, esse profissional também tem caráter multidisciplinar. Logo, ele deve adotar uma postura proativa e engajada, a fim de trazer resultados positivos para o desenvolvimento de negócios.
Como já deu para perceber, o compliance leader tem o dever principal de manter a empresa no trilho, sob as técnicas de compliance. Isso significa garantir que a organização atue em alinhamento com a ética e de acordo com a lei.
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