Todos nós ouvimos falar de compliance – quando o consultório médico nos notifica de que está gerenciando adequadamente nossas informações pessoais, ou vindo de nossa instituição financeira nos informando sobre alterações de conta, e até por parte do governo mostrando sua capacidade de publicar leis que garantam que as empresas se adequem a várias regulamentações que proporcionem maior segurança aos cidadãos. Mas o que compliance realmente significa?
Compliance é o ato ou processo de fazer o que foi solicitado ou exigido. Ele impacta quase todos os processos de uma empresa, desde a forma como elas se relacionam com seus diversos públicos até o entendimento sobre com quem uma empresa está fazendo negócios. Parece simples à primeira vista, mas quando se trata de compliance regulatório ou de crimes financeiros para organizações de qualquer porte, a tarefa pode parecer assustadora devido ao grande número de regras que as empresas precisam atender.
Como uma empresa deve abordar o estabelecimento de um programa abrangente de compliance? Começa no topo: quando a liderança da empresa leva o compliance a sério, o restante da organização acompanha.
Cultura de Compliance
Uma cultura de compliance positiva vai além da equipe de gerenciamento de risco e seu time operacional e começa com a alta administração monstrando compromisso com o compliance. Quando a gestão leva o compliance a sério, o restante da empresa espelha esse comportamento.
O estabelecimento de uma cultura de compliance começa com a criação de políticas e procedimentos especificamente desenvolvidos para aquela organização e, em seguida, mantendo uma comunicação regular com os funcionários sobre a importância do papel de cada indivíduo na segurança da empresa.
Implementar um programa de compliance não é a mesma coisa para todos. Cada empresa terá uma combinação única de regulamentos aos quais deve aderir para atender às principais questões regulatórias que incidem especificamente sobre sua operação com base no tamanho da empresa, sua linha de negócios, o número de funcionários, seus fornecedores, parceiros e até mesmo a região ou regiões em que opera ou faz negócios.
E por que uma empresa deve levar o compliance a sério? Existem várias razões, mas a motivação central é proteger o negócio e sua marca. Um programa de compliance bem alinhado evita crises de reputação. Quanto custaria ter o nome de sua empresa em uma notícia da imprensa atrelando o negócio a denúncias de corrupção? Os custos podem ser exorbitantes. Tenha em mente que qualquer empresa pode estar exposta a uma crise de reputação resultante de não conformidade (non-compliance), independentemente do tamanho. Uma empresa que sofre danos à reputação pode acabar perdendo clientes, parceiros e fornecedores, aumentando exponencialmente o custo de compliance.
A boa notícia é que, na Latam, as empresas estão cada vez mais enfrentando os desafios de adotar uma cultura de compliance, e com isso o mito de que o compliance é apenas para grandes empresas financeiras está se dissolvendo. Isso está ajudando as instituições a perceberem que o compliance é um investimento que ajuda a prevenir alguns dos problemas sociais mais desafiadores do mundo, como tráfico de drogas, de pessoas, armas e animais silvestres – crimes financeiros facilitados pela lavagem de dinheiro.
Não priorizar medidas de compliance pode produzir resultados negativos
Quais os riscos que as empresas enfrentam se não tiverem uma sólida cultura de compliance?
O maior risco sempre será o de sanções, sejam locais ou internacionais. As empresas multirregionais estão expostas a sanções de acordo com a legislação dos países em que operam. Uma sanção é uma penalidade pelo não cumprimento dos padrões estabelecidos por leis ou regras, e as multas associadas a elas podem chegar a bilhões de dólares.
A cultura interna de uma empresa também pode sofrer. Um compliance inexistente que venha a resultar em impacto na marca de uma empresa pode afetar a produtividade, a confiança e a lealdade dos funcionários. Como um funcionário que está prestes a fechar um contrato com um cliente pode falar com sinceridade a favor da empresa se ela estiver imersa em um escândalo reputacional de fraude ou lavagem de dinheiro?
Compliance facilitado pela tecnologia
Estabelecer um programa de compliance sólido pode parecer um trabalho pesado para as organizações, mas a realidade é que atualmente existem tecnologias que facilitam a implementação e a manutenção de um programa de compliance.
Mais volume de dados não é o melhor. Dados melhores são o melhor. Os departamentos de compliance podem aprimorar os fluxos de trabalho por meio de inteligência artificial e análise de dados para automatizar processos e conferir maior visibilidade e transparência a ele. Análise e processamento de dados geram a inteligência necessária para tomadas de decisões de risco mais bem fundamentadas, principalmente ao escolher fornecedores ou absorver um novo cliente.
Os benefícios e recompensas de estabelecer uma boa cultura e programa de compliance sempre superam o esforço e os custos iniciais.