Todos os anos, os integrantes do Programa Compliance Mastermind da LEC se reúnem para publicar uma obra coletiva focada nos temas que são caros aos profissionais de compliance. Em seu primeiro volume, a Coleção construiu um Manual de Compliance completo, que reuniu anos de experiência em uma publicação. Agora chegou a hora de falar de temas avançados que extrapolam os contornos do manual.
Isso porque implementar um Programa de Compliance exige capacidades técnicas, mas vai muito além disso. É necessário sair do raso e buscar conhecimentos sobre a experiência prática, o que não fazer, as inovações tecnológicas e o fator humano, entre outros temas sensíveis e emergentes.
POR QUE UM PROFISSIONAL DE COMPLIANCE PRECISA DE CONHECIMENTOS APROFUNDADOS?
A necessidade de implementar um programa de Compliance em uma organização é urgente e cada vez mais ganha destaque no mundo corporativo.
Os profissionais da área precisam recorrer aos passos práticos de implementação, a um passo a passo, mas também precisam compreender que não existem dois programas de compliance idênticos.
Será preciso compreender o universo e os riscos próprios da operação que se pretende proteger com o programa e, com uma análise crítica e personalizada, alcançar o melhor caminho, o que demanda muito estudo e sensibilidade do responsável.
Nesse sentido, é fundamental que o profissional de compliance busque constantemente sua capacitação com cursos, leituras e também com a experiência de outros profissionais do ramo.
Como aprender com outros profissionais renomados
Você pode até pensar que a única opção é recorrer a colegas que também atuam nesse meio, o que é uma excelente ideia para conversarem sobre vivências do cotidiano e trocarem dicas preciosas.
Contudo, acessar as experiências de profissionais renomados pode ser um grande desafio, já que talvez você não tenha proximidade com eles. A boa notícia é que, apesar de desafiador, não é impossível! Existem outras formas de estar mais perto dos conteúdos dessas pessoas que podem oferecer valiosas recomendações com base no histórico vivido por elas em organizações de segmentos e portes diversos.
Uma maneira interessante é acompanhá-las nas redes sociais — no LinkdedIn, por exemplo, que é um canal profissional —, ler todos os materiais disponibilizados gratuitamente e inclusive conferir o blog da LEC, que é sempre atualizado.
Outra dica é aproveitar seu tempo para ouvir o LECCast, já que conta com a participação de profissionais atuantes do mercado. Assim, você vai ficar por dentro das novidades e também vai entender de maneira mais aprofundada os detalhes cotidianos de quem trabalha com Compliance.
Todas essas sugestões são ótimas para começar e manter em sua rotina, mas quem deseja dar um passo além precisa buscar informações sobre Compliance avançado, ou seja, buscar as discussões mais complexas sobre o tema.
Foi pensando em você, que está justamente nesta situação, que a LEC publicou a obra conjunta Compliance Além do Manual: Coleção Compliance Mastermind Vol. 2, um material essencial para quem entende que Compliance é uma atividade prática e que está sempre em movimento — desde diretores experientes de setores jurídicos e financeiros, até profissionais que acabaram de fazer o seu primeiro curso, ou mesmo aqueles que estão em transição de carreira e contam apenas com uma boa base teórica.
SOBRE A COLEÇÃO COMPLIANCE MASTERMIND DA LEC
Se você ainda não leu outro livro de compliance e este é o seu primeiro, nossa sugestão é iniciar pelo Manual de Compliance – Col. Compliance Mastermind Vol 1 e, então, passar para o volume 2, que aborda temas avançados.
Com a coordenação de Matheus Cunha, Marcio El Kalay e Alexandre Serpa, nasceu o Compliance Além do Manual, o segundo volume da Coleção Compliance Mastermind da LEC. Nele você encontra conteúdos que vão muito além da base, e alcançam assuntos profundos, que extrapolam os contornos clássicos de um manual.
Por isso, este material é indicado para profissionais que já atuam nos diversos ramos de compliance ou que pretendem se aprimorar enquanto realizam cursos para ingressar na área.
Confira abaixo o índice da desta obra coletiva e o seus respectivos autores:
Capítulo 1 – Inteligência artificial: O papel da função de Compliance no tema
Alexandre da Cunha Serpa
Capítulo 2 – Inteligência artificial e conduta ética: Um Programa de Compliance pode ser impactado pelo avanço de Machine Learning?
Matheus Lourenço Rodrigues da Cunha e Paulo Vita
Capítulo 3 – Tecnologias, inovações e os desafios: Do profissional de compliance
Mihran Kahvedjian Jr ., Paulo Vita e Sandra Guida
Capítulo 4 – Esqueça treinamento e comunicação: Antes, faça marketing, engaje e lidere um movimento
Marcio El Kalay
Capítulo 5 – Comunicação e treinamento: O caminho para casos de sucesso
Diana Antunes e Luciana Silveira
Capítulo 6 – O desafio da comunicação em compliance
André Cruz e Diana Antunes
Capítulo 7 – Cultura justa: Um novo mindset para o Compliance corporativo
Gustavo Lucena, Luciana Dutra de Oliveira Silveira e Marisa Peres
Capítulo 8 – Comitês de ética e compliance
Alejandro Américo Quintana, Marília Zulini da Costa Loosli e Massamitsu Alberto Iko
Capítulo 9 – Integridade para além de programas corporativos sofisticados
Ana Carolina Gazoni e Isabela de M. Bragança Lima
Capítulo 10 – Estruturação e gestão do departamento de compliance
Alejandro Américo Quintana, Daniela Leme e Luciana Dutra de Oliveira Silveira
Capítulo 11 – Os multiplicadores da integridade
Henrique White, Igor Silva e Marília Zulini da C. Loosli
Capítulo 12 – Compliance, diversidade e inclusão: Seus reflexos na rentabilidade dos negócios
Juliana Rodrigues, Felipe Faria, Marisa Peres e Thaís Arruda Marotta
Capítulo 13 – Vamos falar sobre o elefante cor-de-rosa?: Casos reais de assédio vivenciados ou abordados por profissionais de Compliance no exercício da profissão
Gabriela Roitburd e Rosimara Raimundo Vuolo
Capítulo 14 – Diretrizes para prevenção e combate ao assédio moral, assédio sexual e discriminação nas empresas: O Decreto Federal 9.571/2018 e o tratamento do risco de violação de direitos humanos do ponto de vista legislativo e jurisprudencial
Alexandro Rudolfo de Souza Guirão
Capítulo 15 – Sales Prevention vs. Business Partners: Compliance Officer como parceiro estratégico de negócios
Massamitsu Alberto Iko, Mihran Kahvedjian Junior e Patrícia Punder
Capítulo 16 – Os desafios da realização de investigações internas multijurisdicionais
Alessandra Gonsales, Daniel Sibille e Eloy Rizzo Neto
Capítulo 17 – O conceito de whistleblower no âmbito particular: Possibilidade de aplicação do conceito de recompensa a denunciantes nas empresas
Alejandro Américo Quintana e Juliana Rodrigues
Capítulo 18 – Efetividade do programa de compliance: Novo Guia de Orientação do Departamento de Justiça dos EUA confronta a “Efetividade” dos Programas de Compliance
André Cruz, Igor Silva, Marisa Peres e Patrícia Punder
Não deixe para depois. Compre agora mesmo este livro indispensável, que está disponível na versão impressa (capa comum), e também no formato de livro digital na Amazon.
Boa leitura!