Pensar em análise SWOT e carreira é um ótimo rumo para profissionais que desejam trilhar uma carreira bem-sucedida. Não é necessário investir muito tempo para fazer esse exercício e alcançar um planejamento claro e objetivo.
Você não precisa ter todos os passos traçados para os próximos anos, mas se tiver conhecimento suficiente sobre seus pontos fracos e fortes, bem como uma visão ampla sobre suas ameaças e oportunidades em relação ao mercado e à sociedade, saberá como traçar as estratégias certas para crescer profissionalmente.
Análise SWOT e carreira: o que é e como funciona?
A análise SWOT também é conhecida como matriz FOFA e você precisa entender as siglas que representam essa ferramenta bastante utilizada por pessoas da área de negócios para para iniciar o planejamento de novos projetos.
SWOT corresponde a:
- S (Strenghts) — Forças;
- W (Weakness) — Fraquezas;
- O (Opportunities) — Oportunidades;
- T (Threats) — Ameaças.
Essa matriz foi criada por volta dos anos 1960 por Albert Humphrey, na universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
O melhor sobre a análise SWOT é que é um método simples para analisar o contexto e facilitar a tomada de decisões. Desde os anos 1960 até hoje, é um método relevante e que coopera com bons resultados para quem o utiliza.
Use a matriz SWOT para planejar sua carreira
A ferramenta apresentada foi criada para o universo dos negócios, como citamos anteriormente. Porém, é tão eficaz e adaptável, que pode ser utilizada de maneiras diferentes, desde a criação de projetos pessoais até o planejamento pessoal e de carreira — caso em que focaremos neste artigo.
Por que fazer uma análise SWOT profissional?
Tanto pessoas que já trabalham na área de atuação desejada, quanto quem deseja migrar de carreira, precisam traçar os próximos passos para ter uma visão clara sobre o caminho desejado, com marcos de sucesso, evitando a perda de tempo de carreira.
Ao optar por fazer uma análise SWOT profissional, você consegue:
- identificar as suas deficiências de soft e hard skills;
- conhecer com mais profundidade seu perfil profissional;
- conhecer com mais profundidade o cenário do mercado de trabalho;
- ter mais segurança para a tomada de decisões, sem achismos;
- ter uma base de análise comparativa com outros profissionais;
- antecipar tendências de mercado;
- ter mais ideias para crescer profissionalmente.
Esses são motivos suficientes para não apenas refletir sobre a análise SWOT e carreira, como para implementar essa matriz o quanto antes.
Como fazer a sua análise SWOT de carreira?
Para saber como colocar essa ferramenta em prática, você precisa entender o que significa cada um dos tópicos e até mesmo quais perguntas precisa responder para preencher cada um deles.
O melhor é que se você fizer a matriz SWOT neste ano, por exemplo, não precisa se limitar às respostas para os próximos anos.
Com o passar do tempo, conforme sentir que houve mudanças em seu perfil e também no mercado profissional, você pode atualizar sua matriz FOFA de carreira e tornar sua avaliação atual e sempre útil.
Para te ajudar com isso, preparamos uma planilha personalizada para criar a análise SWOT de carreira com mais praticidade e efetividade. Este material estará disponível para download na quarta-feira (16), durante a aula 2 da 10ª Compliance Week.
Ambientes interno e externo
A análise SWOT é considerada uma matriz porque ela analisa dois cenários e os relaciona: o ambiente interno (seu perfil profissional) e o ambiente externo (o mercado profissional e a sociedade como um todo).
No ambiente interno, serão avaliados seus pontos fortes e fracos. Já no ambiente externo, serão avaliadas as oportunidades e ameaças.
Interno: forças e fraquezas
Com base no que se espera de um perfil ideal para um bom profissional, como você se considera? Qual sua autoavaliação? Quais seus pontos fracos e seus pontos fortes?
Algumas perguntas podem ajudar a identificar seus pontos fracos e fortes:
- quão forte você se considera em relação à capacitação?
- você possui certificação e outros cursos além do básico?
- você se considera um bom líder?
- como estão as suas habilidades interpessoais?
- você se mantém atualizado frente às mudanças do mercado?
- você tem experiência no mercado?
- como lida com suas emoções?
- qual o seu maior talento?
- o que faz você se destacar entre as pessoas que trabalham?
- quais das suas ações têm sabotado seu crescimento?
- quais situações de trabalho não te deixam feliz?
- quantas vezes e em quais situações você se sentiu motivado a continuar fazendo o que faz?
Com base nas suas respostas a essas perguntas, você vai conseguir ter uma visão sobre seu perfil, compreendendo no que é bom e no que precisa melhorar, ou seja, conseguirá traçar seus pontos fracos e fortes para agir estrategicamente.
Externo: ameaças e oportunidades
Quando o assunto é o ambiente externo, precisamos dar uma atenção ao contexto geral do mundo ao seu redor, tanto às legislações, acontecimentos relevantes, quanto aos impactos sociais.
As oportunidades e as ameaças andam lado a lado, pois uma influencia a outra e podem ajudar você a mapear tendências.
Para ajudar a responder as duas áreas do ambiente externo, as questões a seguir podem ser bons direcionamentos:
- como está o momento do seu mercado profissional?
- como estará este mercado daqui a 5 ou 10 anos?
- o perfil ideal de um profissional da sua área de atuação está em transformação? Como será daqui alguns anos?
- alguma modificação legislativa pode impactar a sua profissão?
- quais as tendências que têm sido faladas sobre o seu mercado?
- qual é o seu nível de acesso aos principais profissionais do mercado?
- o que ameaçava os profissionais da área no passado?
- o que ameaça os profissionais da área atualmente?
O que fazer depois da análise SWOT de carreira?
Agora você sabe como realizar sua matriz SWOT profissional e poderá fazer seu planejamento com a planilha de análise SWOT de carreira da LEC, durante a aula 2 da 10ª Compliance Week.Depois de preenchê-la, conseguirá trilhar sua carreira no ramo de Compliance com muito mais eficiência.
Quando terminar, sugerimos que você escreva um parágrafo ou uma lista, com o que você precisa fazer para: potencializar as forças, corrigir as fraquezas, aproveitar as oportunidades e minimizar os efeitos das ameaças.
Se em algum momento deste exercício, você sentiu a necessidade de adquirir novos conhecimentos em Compliance, inscreva-se agora mesmo na 10ª Compliance Week, um treinamento online e gratuito, no qual você vai partir do zero para alcançar o sucesso, o plano definitivo para sua nova carreira em Compliance. Ele começa no dia 14 de março de 2022. Não perca!
Redação LEC
Imagem: Freepik