Manter a empresa em conformidade e proteger a sua reputação é uma preocupação constante dos gestores. Neste cenário, o cuidado nas relações com terceiros e associações com parceiros não pode ser negligenciado.
Felizmente, a tecnologia é uma grande aliada das empresas e permite que a consulta às listas restritivas seja feita de uma forma ágil e automatizada. Além de manter a imagem da marca sempre positiva, é possível proteger o negócio financeiramente e juridicamente.
O que são as listas restritivas e para o que servem?
As listas restritivas são um conjunto de informações retiradas de uma base de dados, que indicam registros de pessoas físicas e jurídicas que já estiveram envolvidas com alguma atividade ilícita. Esses dados são tantos nacionais quanto internacionais.
Na prática, são muito úteis para as empresas que precisam fazer um monitoramento contínuo de suas relações, seja com novos parceiros, clientes ou fornecedores. Essas informações reforçam o processo de KYP e KYC, e são muito utilizadas para melhorar o onboarding digital e impulsionar as ações de prevenção à fraude.
Risco reputacional: como gerenciá-lo da melhor forma?
É fundamental lembrar que os riscos existem e são inerentes aos negócios. Mas, as empresas estão cada vez mais atentas a este aspecto e sobre como ele influencia na percepção que o mercado e os clientes possuem.
Dentre as práticas mais importantes para o gerenciamento do risco reputacional, estão:
- análise e monitoramento de riscos,
- background check,
- tipificação dos riscos e análise da gravidade de cada um deles,
- criação de um programa de compliance
- reforço aos valores, cultura e objetivos da empresa
Além do investimento em compliance e a constante atualização dos programas, há inúmeros tópicos que não podem ser deixados de lado, como: diversidade, práticas sustentáveis e cuidado aos aspectos trabalhistas e sociais em que o negócio está inserido.
Não há dúvidas de que nenhuma empresa quer que a sua imagem seja comprometida ou que esteja diretamente relacionada a terceiros que possuem um comportamento ilícito ou alguma condenação administrativa.
Como o compliance e as listas restritivas se relacionam?
Cabe reforçar que o compliance possui um papel fundamental na prevenção e na identificação dos riscos. Ele ajuda a trazer mais controle sobre a operação, regula as atividades da empresa e garante que ela esteja em conformidade com as normas.
Com a inteligência das listras restritivas e a eficiência que elas trazem para essa análise, é possível fazer com que este processo seja muito mais ágil e efetivo para o negócio. Vale reforçar que tanto o Big Data quanto a Inteligência Artificial permitem que isso aconteça de uma forma muito mais otimizada.
A Neoway, maior empresa de Data Analytics da América Latina, possui uma solução completa para empresas que desejam investir em Compliance e usar a tecnologia para melhorar seus processos. Descubra como manter a sua empresa segura e longe dos riscos.