BLOG

Como a IA e ferramentas de eDiscovery possibilitam as investigações internas

Com a inteligência artificial impulsionando o mundo corporativo, ficou para trás a era em que investigações exigiam um esforço manual exaustivo para lidar com casos de má conduta. As ferramentas de IA permitem que os profissionais descubram evidências, otimizem processos e aprimorem a eficiência investigativa.

Potencializando investigações com IA  

Inteligência artificial utiliza modelos de machine learning para analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e gerar insights que, de outra forma, exigiriam um extenso esforço humano. Em investigações, essas ferramentas analisam e-mails, contratos e outros registros digitais, detectando alertas com precisão e rapidez. Informações identificadas pela tecnologia de IA poderiam passar despercebidas por humanos; ao utilizar IA, esse processo se torna mais confiável e mais seguro para a descoberta de evidências.

Barreiras às investigações tradicionais  

Apesar da natureza rigorosa das investigações, empresas ainda enfrentam desafios devido a metodologias desatualizadas:  

  • Dependência de terceiros: Contratação de terceiros para realizar as coletas digitais pode ser cara e demorada, atrasando as investigações.  
  • Conhecimento interno limitado: Equipes podem não ter as habilidades técnicas necessárias para realizar uma análise profunda dos dados.  
  • Tempo investido: Equipes passam horas analisando dados para descobrir evidências, com o risco de ignorar informações críticas. 
  • Falta de tecnologia adequada: Acesso limitado a tecnologia pode prejudicar investigações, resultando em análises menos abrangentes.

A ferramenta certa  

Dependendo da experiência da organização com IA, a ferramenta certa pode variar. Com o treinamento certo, essas ferramentas são capazes de extrair, analisar e encontrar padrões ao descobrir evidências.

IA aprimora investigações  

As ferramentas de IA sinalizam anomalias em registros financeiros, detectam conversas suspeitas em e-mails e correlacionam dados entre fontes, identificando relações entre linhas do tempo e eventos. Como resultado, pode-se coletar e apresentar evidências irrefutáveis que fortalecem os casos e agilizam resoluções.   

Victoria Arcos, Associada Sr. de Compliance e Investigações do escritório Demarest, reflete que, com essas ferramentas, “oferecer aos clientes a confiança de que 50, 100 ou 500 documentos podem revelar uma má conduta — e que essas análises são acessíveis — é uma vantagem competitiva indiscutível.”

Aproveitamento das ferramentas de eDiscovery  

Muitas plataformas de eDiscovery são fáceis de usar, sem a necessidade de treinamento extensivo. Uma concepção errônea é que as soluções de eDiscovery são adequadas apenas para casos complexos. Porém, não importa a complexidade, as evidências coletadas pela IA normalmente serão mais eficazes do que entrevistas:  

  • Realiza pesquisas em tempo real nos bancos de dados corporativos.   
  • Automatiza a análise de documentos, reduzindo a carga de trabalho.
  • Garante a conformidade com a regulação, rastreando o uso de dados e os acessos.

Futuro do compliance e das investigações  

A próxima geração do Compliance não será apenas de investigadores, mas também de analistas digitais. As organizações que investirem em soluções com IA estarão mais bem equipadas para evitar fraudes e má conduta em um ambiente cada vez mais complexo. A adoção de IA e eDiscovery resultará em resoluções mais rápidas, menores custos e aplicação mais firmes de padrões éticos.


Conteúdo oferecido por Epiq

As opiniões contidas nesta publicação são de responsabilidade exclusiva do Autor, não representando necessariamente a opinião da LEC ou de seus sócios.

Imagem: Canva

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ESTÁ COM DÚVIDA?

Fale com um especialista