BLOG

[INFOGRÁFICO] CANAL DE DENÚNCIAS: ESTATÍSTICAS DAS OPERAÇÕES DA ICTS EM 10 ANOS

canal-de-denúncia

Quarenta por cento das 2.690 fraudes ocorridas em 125 países, entre 2016 e 2017, foram detectadas por meio de canais de denúncias. O dado é destaque na décima edição do Report of the Nations 2018, relatório divulgado recentemente pela maior organização antifraude do mundo, a Association of Certified Fraud Examiners (ACFE). De acordo com a análise, as denúncias são, de longe, a forma mais comum de detectar fraudes. Não é por acaso, que o número de relatos recebidos nos canais gerenciados pela ICTS Outsourcing no Brasil cresceu significativamente nos últimos 10 anos. Somente entre 2016 e 2017, houve um aumento de 46%.

Pioneira na operação de Canal de Denúncias no Brasil, antes mesmo da Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013), a ICTS Outsourcing comemora, em 2018, 10 anos de prestação do serviço e compartilha os principais dados coletados da sua atuação ao longo dos anos. O objetivo é contribuir para a evolução da gestão nas questões éticas no mundo corporativo. Atualmente, mais de 300 companhias, de diferentes portes e segmentos, contam com o apoio da empresa no recebimento e tratamento de denúncias, bem como na compreensão e gestão de suas principais vulnerabilidades.

De acordo com o levantamento da ICTS Outsourcing, grande parte dos contatos feitos por denunciantes, cerca de 73,5%, ocorreu durante o expediente. A estatística desmitifica a ideia equivocada de que a maioria das denúncias é feita quando os colaboradores estão fora do ambiente de trabalho e ainda reforça a eficiência do funcionamento do canal de denúncias no período comercial, comparando-o a um canal ininterrupto.

Outro dado importante oriundo dos 10 anos de atuação é o fato de que em 2017, o tempo médio de tratamento das denúncias reduziu em 32,5%, em relação a 2016, o que reflete uma evolução na capacidade de apuração quando a operação do canal é terceirizada. “A qualificação especializada dos relatos ainda promove uma redução de 44% nos custos com a apuração das denúncias”, ressalta Cassiano Machado, sócio-diretor da ICTS Outsourcing.

Tipos de denúncia

Sobre os tipos de denúncia, as que englobam relacionamento interpessoal, principalmente, práticas abusivas, como assédio moral e sexual, agressões e outros desvios de comportamento, continuam sendo as mais representativas, cerca de 43,9%, nos últimos dez anos. “Contudo, há outros atos que podem e devem ser denunciados pelos funcionários, tais como violações às leis, favorecimento ou conflito de interesses, fraude, roubo, furto ou desvios de materiais”, explica Cassiano Machado, sócio-diretor da ICTS Outsourcing.

Ainda segundo o levantamento, o líder continua a ser o agente mais denunciado nas empresas, com 55,1% dos registros. Este cenário mostra a importância do anonimato no processo de registro das denúncias, que, não por acaso, é a modalidade mais optada pelos relatores, em 72,4% dos casos.

Dados relevantes:

*O colaborador é o principal denunciante (82%), sendo que 50% dos relatos referem-se ao relacionamento interpessoal;
*O cliente é o 2ª segundo público com mais relatos no Canal de Denúncias (8,4%), o que fica claro que empresas também são avaliadas por públicos externos nos aspectos ética e compliance;
*O público masculino é responsável por cerca de 60% dos registros de denúncias;
*Denúncias sobre práticas abusivas, que englobam assédio moral, assédio sexual, agressões e outros desvios de conduta, continuam sendo as mais representativas.

Infográfico com as estatísticas do canal de denúncias dos últimos 10 anos

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ESTÁ COM DÚVIDA?

Fale com um especialista