Como melhorar meu desempenho profissional? Confira 5 maneiras!

Ter um bom desempenho profissional é uma das principais habilidades em destaque no mercado de trabalho. Significa se adequar ao conhecimento técnico exigido para a função ocupada na empresa, além de superar as expectativas comportamentais esperadas pelos gestores.

Um bom desempenho também reflete nos resultados para a organização. Por isso, cabe refletir sobre o seu comportamento profissional, entrega de tarefas e pensar de que maneira é possível melhorar. Esta atitude costuma atrair bastante os olhares dos recrutadores e dos gestores.

Se a pessoa já estiver atuando em alguma instituição, aprimorar o desempenho é uma maneira de se destacar na equipe. O reconhecimento pode gerar vários benefícios, como aumento salarial ou acesso a melhores oportunidades de carreira.

Neste artigo, reunimos algumas dicas importantes para ajudar você a melhorar o desempenho profissional. Continue a leitura e entenda como colocar em prática na sua rotina. Confira!

1. Defina um propósito

O que motiva você a tomar decisões importantes na carreira? Motivação é essencial para a produtividade em um ambiente profissional. Trabalhar com o que não acredita ou com o que não desperta a sua curiosidade ou interesse pode ser frustrante. Tende a levar, por fim, a desistências ou estagnação.

Antes de traçar qualquer plano de carreira, reflita: vale a pena alcançar esse objetivo? Qual a importância dele em sua vida? Quais os benefícios você quer alcançar? As metas traçadas te motivam?

Definir um propósito vai guiar seus passos no caminho a ser seguido. É ele que dará ânimo durante os percalços e nas dificuldades que vão surgir. Além disso, um propósito claro mostra os rumos que você não quer seguir e o que não fazer nessa caminhada.

2. Elabore um plano de carreira

Após definir o propósito profissional, trace o seu plano de carreira. Um bom planejamento é essencial para melhorar o desempenho profissional e ter uma caminhada de sucesso. Mesmo que a vida seja impossível de ser totalmente controlada, é importante ter uma base, uma orientação e uma ideia de onde quer chegar.

Comece por estudar o mercado que trabalha ou pretende ingressar. Invista tempo e dinheiro em educação executiva. Conheça profissionais da área, pesquise tendências e entenda o cenário da profissão no mercado. Defina os cargos e lugares onde é possível trabalhar, e crie um cronograma para programar o aprendizado das habilidades necessárias a cada um.

3. Saiba trabalhar em equipe

Busque uma relação saudável com os colegas de trabalho. Não existe a obrigatoriedade de serem amigos, mas ter um bom convívio, uma relação respeitável e leve melhora muito o ambiente profissional. A cultura de cooperação entre os colegas torna processos e o andamento dos projetos mais fluidos.

Deixe preconceitos e vaidades de lado. Cada colaborador é parte de um projeto maior, carregam consigo o nome da empresa. É interessante para todos os envolvidos uma oportunidade de evoluírem de forma conjunta, afinal um bom ambiente é benéfico para todos. Saiba pedir ajuda quando for preciso e tenha empatia com os colegas e suas dificuldades.

4. Adote hábitos saudáveis

Organize a sua vida pessoal. Hábitos ruins e rotina desorganizada influenciam diretamente na produtividade do trabalho. Algumas mudanças de comportamento permitem melhorar a sua vida como um todo, não apenas no desempenho profissional.

Coma bem. Uma dieta com nutrientes equilibrados fornece mais energia, mais disposição e ajuda no aprendizado. A hidratação também é essencial nesse contexto.

Pratique atividades físicas, de acordo com as orientações de profissionais da saúde. Exercícios promovem o bem-estar, são aliados na prevenção de lesões, inclusive as que podem ser sofridas no ambiente de trabalho. Além disso, é uma excelente forma de ajudar a combater o estresse, um dos principais inimigos da motivação e produtividade.

Durma bem. Ter produtividade quando o corpo está muito cansado é uma tarefa quase impossível. Uma boa noite de sono é o momento que o organismo se recupera das atividades do dia, o cérebro retém os aprendizados e informações importantes e os órgãos e músculos relaxam e aliviam as sobrecargas adquiridas.

5. Estude para melhorar o desempenho profissional

Melhorar o desempenho profissional é um processo contínuo. Jamais pare de ler, fazer cursos, viajar e debater ideias. Conhecer o máximo possível da sua área de atuação oferece uma série de benefícios, como melhoria da comunicação, segurança na tomada de decisões, ampliação do repertório, entre vários outros. O conhecimento se tornou um importante diferencial competitivo.

O mercado nos dias atuais é dinâmico e as novidades surgem a todo o momento. Não importa qual segmento da sua atuação, o sucesso só é conquistado através de preparo e inteligência para resolver qualquer problema ou imprevisto que possa surgir.

Um curso de compliance, por exemplo, é uma boa forma de se valorizar e melhorar o desempenho profissional. Atualmente, profissionais com capacitações sobre o tema são bastante procurados e valorizados pelo mercado.

As empresas nos últimos anos passaram a se preocupar mais com o que diz respeito às leis e a busca pela integridade da organização. Uma atuação ética reflete diretamente na imagem e reputação no mercado. Assim, a prática de compliance se valorizou em diversas áreas e ganhou mais espaço, inclusive junto aos pequenos negócios.

O curso em compliance ensina implementar, em todas as fases, um programa de integridade. Quem faz o curso tem contato com todos os desafios enfrentados por profissionais que atuam na área. Isso é extremamente importante, pois em muitos casos as empresas não percebem o tamanho do desafio que é seguir todas as regras das legislações brasileiras e internacionais.

Vale ressaltar que o compliance extrapola o mero conhecimento das leis. Envolve treinamento em comunicação, controles internos, matrizes de risco e várias outra áreas que atuam de forma em integrada. É, sem dúvida, um diferencial competitivo que vai abrir novos caminhos na sua vida profissional.

Agora que você já sabe como melhorar o seu desempenho profissional, não deixe de colocar em prática as dicas para impulsionar a sua carreira, rumo às melhores oportunidades. E como é um assunto importante, não deixe de compartilhar o artigo nas suas redes sociais!

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.