Conheça mais sobre a LEC e saiba como ela pode te ajudar!

Com a consolidação da lei anticorrupção no Brasil e o aquecimento da busca por profissionais de compliance, o setor tem se fortalecido no país. A LEC (Legal, Ethics & Compliance) é uma empresa que pode propiciar um ambiente de interação, networking, trocas de experiências e promoção de boas práticas para as empresas.

É uma empresa que investe na formação de profissionais de compliance, ética e direito, realiza eventos, como o Congresso Internacional de Compliance, conta também a LEC News e o LCB (LEC Certification Board).

Ficou curioso e quer saber mais sobre a LEC para garantir atualização no seu negócio e muitos resultados positivos? Então, continue acompanhando os próximos tópicos e aproveite! Boa leitura!

O que é a LEC?

A LEC (Legal, Ethics & Compliance) foi fundada em 2012 e é, atualmente, considerada a maior comunidade dedicada à difusão de cultura no mundo, com quase 100 mil pessoas de inúmeros continentes. A LEC foi fundada no contexto da discussão da Lei Anticorrupção.

Inicialmente, a LEC era para ser uma revista. Antes da Lei Anticorrupção, praticamente não havia informação sobre compliance no Brasil, em português. A necessidade sentida pelos fundadores, Daniel e Alessandra Gonçalves, era iniciar essa discussão, começar a conversar sobre compliance no país, gerando conteúdo de valor no idioma português — que até então não existia. 

A LEC nasce assim e, logo após a entrada em vigor da Lei Anticorrupção, a demanda de compliance começou a aumentar muito e, com ela, uma carência muito grande de postos em compliance, já que não existiam compliances suficientes para ocupar as posições nas empresas.

A demanda por cursos em compliance também foi muito alta e, então, a LEC começou a atuar no segmento de educação executiva com a intenção de formar os primeiros compliances officers que viriam a ocupar essas posições.

Foi uma corrida pela qualificação e muitos advogados corporativos saíram à frente. Bom, com o tempo, o curso começou a ter uma procura cada vez maior, afinal profissionais de controle interno, de auditoria interna, administradores, marketing e comunicação passaram a ter interesse também pela profissão.

Então quer dizer que LEC foi uma pioneira no Brasil? Pois é, a LEC foi pioneira, sim. Foi a primeira publicação periódica especializada em compliance no Brasil. Certamente ainda é hoje, uma vez que outras publicações que falam de compliance acabam estando ligadas a outras áreas, como auditoria.

Outra publicação periódica que faça isso realmente ainda é desconhecida, e a LEC continua imprimindo os exemplares da revista e, também, distribuindo de forma online.

Como a LEC funciona?

Bom, a LEC investe na formação de profissionais de compliance, direito e ética a partir da LEC Academy, que é uma academia de educação executiva, que disponibiliza cursos presenciais, in company, online e ainda realiza eventos, como o Congresso Internacional de Compliance, muito importante, que todos os anos reúne especialistas do mundo todo em São Paulo. Neste ano, o evento acontecerá nos dias 06 e 07 de Novembro no Pullman Vila Olímpia, na cidade de São Paulo-SP.

Além disso, a LEC apresenta outras duas frentes de atuação: o LCB (LEC Certification Board), uma entidade de certificação de pessoas e a LEC News, que tem como foco o conteúdo, além de ser responsável pela redação e edição da revista “LEC”, e pelos livros e artigos em formatos digital e físico.

Qual a missão e os valores da LEC?

A LEC tem como objetivo cumprir a missão de identificar, de reunir e de formar agentes transformadores, que sejam realmente líderes de uma revolução ética, totalmente sustentada por uma grande comunidade de indivíduos aliados por identidade de valores.

A visão da empresa é difundir a cultura de compliance, ética e direito, visando elevar as exigências de integridade e de transparência corporativa no Brasil e na América Latina, fazendo a sua parte na luta por um mundo totalmente livre de corrupção.

Os valores da LEC e de sua comunidade são: justiça, transparência, ética, integridade, conformidade, solidariedade, vanguarda e união.

Como a LEC pode ajudar sua empresa?

Bom, como a LEC pode ajudar o seu negócio? Como funciona para uma empresa que deseja fazer parceria com a LEC, o que precisa ser providenciado e quais os benefícios desse tipo de parceria? É sobre isso que vamos falar agora.

A sua empresa pode usufruir os benefícios da LEC principalmente para o treinamento e qualificação de seus profissionais em ética, compliance, integridade corporativa. Veja o que ela permite:

  • inscrever seus colaboradores em cursos na LEC em São Paulo ou nas outras localidades em que são oferecidos cursos presenciais regularmente (Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba); 
  • fazer treinamentos dentro da própria empresa, afinal, a LEC leva o conteúdo presencialmente para dentro das empresas;
  • fazer treinamentos online com seus profissionais, tanto dentro dos moldes que a LEC já disponibiliza quanto treinamentos customizados; 
  • utilizar um programa conhecido como “Pró-Compliance”, um programa de afiliação para corporações. Assim, elas podem demonstrar ao mercado que realizam investimento em compliance, uma vez que são assinantes e têm o selo pró-compliance. Além do selo, é possível comprar horas de treinamento para seus colaboradores dependendo da modalidade;
  • inscrever seus colaboradores nos congressos promovidos pela LEC.

Quanto aos congressos que a LEC promove, são eles:

  • Congresso Internacional de Proteção de Dados, no mês de novembro, um tema em evidência. Muitas vezes, as empresas enviam equipes inteiras para participar e se atualizar, mas também existe a oportunidade de patrocínio;
  • Congresso Internacional de Compliance, que ocorre sempre em maio, reúne mil pessoas do mundo inteiro em três dias de evento com tradução simultânea do conteúdo. A empresa também pode entrar como patrocinadora do evento. Geralmente 30 empresas aproximadamente patrocinam o evento, algumas porque são prestadoras de serviço em compliance, outras porque desejam ter uma exposição institucional no sentido de ser uma empresa que investe em compliance e que quer inscrever um número grande de colaboradores;
  • LEC Experience, um tour, um evento itinerante que leva o compliance pelo Brasil. A sua empresa pode se valer dele da mesma forma que os anteriores. 

Fora o eixo empresarial, é importante mencionar que ainda há um público relativo à formação individual de pessoas, alunos, que pretendem fazer uma transição de carreira para compliance. Há ainda o público que é de advogados e consultores, pessoas que desejam prestar serviços para as empresas, mas não necessariamente ingressar em uma carreira corporativa.

Por fim, uma novidade muito relevante foi a chegada da CPCA (Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção), uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Todos os alunos que se inscrevem no Curso de Compliance Anticorrupção, o principal curso da LEC, ganham como bônus essa certificação.

Vale a pena destacar, também, de forma sucinta, que a LEC promove anualmente a Compliance Week, onde é feito o lançamento de um produto e a empresa oferece uma semana de conteúdos gratuitos. Dessa forma, as pessoas podem conhecer como funcionam os nove pilares de um programa de compliance efetivo. Enfim, são apenas vantagens para a sua empresa, não é mesmo?

Ficou interessado e quer garantir mais atualização e benefícios incríveis para o seu negócio? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre os nossos serviços!

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.