Até meados da década de 2010, poucos investidores prestavam atenção aos dados ambientais, sociais e de governança. Informações sobre as pegadas de carbono, políticas trabalhistas, composição do conselho, entre outras, não eram tão importantes.
Hoje, a sustentabilidade corporativa se baseia em uma abordagem consciente do capitalismo. Esse conceito gera valor a todos os envolvidos, inclusive à sociedade e ao meio ambiente.
Liderar e governar com uma mentalidade ESG prioriza a criação de valor a longo prazo e reconhece que este propósito é o caminho para lucros e sucesso sustentados.
As evidências mostram que a integração de ESG na estratégia de negócios de uma empresa garante que a organização seja mais resiliente e melhor posicionada para se adaptar às mudanças.
Neste artigo, separamos cinco razões pelas quais o ESG cria valor comercial a longo prazo.
1. Atrai talentos e melhora a fidelidade dos funcionários
As pessoas querem trabalhar para organizações cujas crenças estejam alinhadas com as suas. As decisões de carreira são cada vez mais baseadas nos valores, colocando o propósito na frente e no centro para muitos profissionais.
À medida que a busca por talentos atinge o auge, as empresas com fortes perfis ESG provavelmente terão mais sucesso com recrutamento e retenção, especialmente com as gerações mais jovens.
Segundo pesquisa, 58% dos funcionários consideram os compromissos sociais e ambientais de uma empresa ao decidir onde trabalhar.
De acordo com a Great Place To Work, os funcionários de empresas com esforços de responsabilidade social corporativa têm 15,6 vezes mais chances de dizer que sua companhia é um ótimo lugar para trabalhar.
2. Aumenta a fidelidade do cliente e protege a integridade da marca
Os clientes são mais propensos a apoiar negócios sustentáveis. É o que diz um levantamento de 2021, realizado pelo Chapman & Co. Leadership Institute, onde 60% dos consumidores dos EUA disseram que os valores da marca (incluindo o compromisso com a diversidade e uma cultura positiva da empresa) influenciam suas decisões de compra.
64% dos americanos também dizem que estariam dispostos a pagar mais por um produto sustentável, e 62% dos consumidores dos EUA e do Reino Unido dizem que participariam de um programa de fidelidade do cliente se soubessem que as recompensas contribuem para causas sociais com as quais se preocupam.
3. Oferece maiores retornos aos acionistas
Os investidores mais experientes sabem que é a longo prazo que importa. Medidas de curto prazo para atingir metas de lucros trimestrais, que resultem em degradação ambiental ou social, prejudicarão o desempenho ao longo do tempo.
Um estudo da Harvard Business School, que analisou 2.000 empresas ao longo de 21 anos, descobriu que aquelas que melhoraram em questões materiais de ESG superaram seus concorrentes.
Já uma pesquisa da Rockefeller Asset Management indica que empresas que mostram melhoria em seu programa ESG têm maior potencial para gerar retornos não correlacionados com o resto do mercado no longo prazo.
4. Gera maior lucratividade
À medida que as empresas desviam seu foco da otimização para lucros de curto prazo, a lucratividade na verdade aumenta no longo prazo.
Pode haver aumentos de custos de curto prazo incorridos ao mudar para fontes sustentáveis, investir em pesquisa e desenvolvimento ou aumentar os salários, mas esses custos são compensados pelas vantagens que podem trazer.
Práticas ESG mais fortes estão relacionadas às margens mais altas, de acordo com um estudo da Institutional Shareholder Services, no qual mostra que empresas com alto desempenho ESG gastam mais em pesquisa e desenvolvimento, porém menos em despesas de capital. Isso porque a adoção de medidas ESG pode economizar custos usando recursos de forma mais eficiente, reduzindo as despesas gerais e o desperdício.
5. Mitiga riscos e constrói resiliência
Empresas com fortes práticas ESG não são apenas mais resilientes em tempos de adversidade, mas também enfrentam menos eventos materiais adversos.
Ao identificar e abordar proativamente as ameaças relacionadas a ESG, as empresas podem reduzir o risco de incidência.
Isso pode ser feito, por exemplo, ao investir em uma solução de mineração de dados para checar terceiros em questões socioambientais.
Um estudo da Wharton descobriu que empresas com alto desempenho em ESG têm uma taxa de incidência muito menor de fraudes, litígios, desgaste de clientes e déficits de receita.
Do outro lado da moeda, as empresas com riscos relacionados a ESG não tratados estão mais expostas a uma possível erosão no desempenho financeiro e operacional ao longo do tempo, mesmo que não passem por uma crise comercial ou de reputação.