logo-lec
  • PARA VOCÊ
    • CURSOS
    • CERTIFICAÇÕES
    • EVENTOS
    • LIVROS
    • Compliance Mastermind
  • Para Empresas
  • MATERIAIS EDUCATIVOS
    • E-books
    • Leccast
    • Revista LEC
    • Comitês
  • BLOG
    • Artigos
    • Colunistas
  • CONTATO
Menu
  • PARA VOCÊ
    • CURSOS
    • CERTIFICAÇÕES
    • EVENTOS
    • LIVROS
    • Compliance Mastermind
  • Para Empresas
  • MATERIAIS EDUCATIVOS
    • E-books
    • Leccast
    • Revista LEC
    • Comitês
  • BLOG
    • Artigos
    • Colunistas
  • CONTATO
  • SOU ALUNO

BLOG

Assédio: prevenção e solução para empresas

  • junho 28, 2018
  • Redação LEC
assédio-no-trabalho

Com a relevância que o tema tem alcançado, o termo “assédio moral no trabalho” se tornou o segundo mais buscado no Google, de acordo com uma pesquisa feita pela própria plataforma.

E o número de denúncias de assédio sexual no ambiente corporativo também tem aumentado: dados do Conselho Nacional de Justiça mostram que, enquanto em 2013 foram ajuizadas 1.530 ações por assédio no país, esse número passou para 4.450 em 2016. Já em 2017, eram mais de 4.000 processos até o fim do primeiro semestre.

As mulheres são as principais vítimas. A plataforma lançada pelo Instituto Maria da Penha, chamada Relógios da Violência, revelou que a cada 4,6 segundos uma mulher é vítima de assédio no trabalho no Brasil.

A cultura empresarial tem mudado significativamente e não é apenas para evitar demandas judiciais, mas também porque grande parte das organizações tem se preocupado e reconhecido o papel social que exerce no combate e enfrentamento de atitudes de assédio, que outrora eram tratadas sem a devida relevância. Essa evolução traz credibilidade, respeito e admiração às marcas que demonstram intolerância ao assédio sexual.

Entretanto, ainda faltam instrumentos que auxiliem os executivos a colocarem em prática uma mudança efetiva de cultura organizacional de combate aos casos de assédio.

CANAL DE DENÚNCIAS

Um Canal de Denúncias nada mais é do que uma ferramenta através da qual colaboradores podem relatar situações irregulares e que conflitem ou descumpram políticas e normas da empresa e com a legislação, seja através de uma linha telefônica específica ou um portal na internet. Em suma, deve ser um meio seguro e confidencial, gerenciado por uma empresa terceirizada e especializada, como é o caso do Alô Ética, que temos na GRC.

Se o Canal de Denúncias for ativo e eficaz dentro da companhia, os colaboradores tendem a enxergá-lo como uma ferramenta de apoio à disseminação da conduta ética, e não como um “canal de fofoca” ou de reclamações. Essa abertura de comunicação permite ao funcionário relatar as suas preocupações e, para a empresa, o benefício é conseguir compreender o que está acontecendo internamente com o seu ambiente ético e tomar as devidas providências.

COMO A CONFIDENCIALIDADE É GARANTIDA

Sabemos que, muitas vezes, as vítimas evitam denunciar ca- sos de assédio por sentirem medo das retaliações, como por exemplo, uma demissão injusta. Com um Canal de Denúncias terceirizado, os fatos reportados são encaminhados diretamente para as áreas de Conformidade/Compliance das em- presas, e as informações serão classificadas e repassadas com uma sugestão de plano de ação para a realização de análises que demonstrarão ou não a veracidade dos fatos alegados.

Após a denúncia, cabe à empresa tomar as medidas necessárias para solucionar o problema plenamente. Todas as análises precisam ser conduzidas no mais absoluto sigilo preservando a identidade do denunciante e do denunciado para evitar situações de constrangimento.

BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA

A implementação de um Canal de Denúncias por uma em- presa terceirizada poderá trazer mais tranquilidade e segurança para os funcionários da organização, podendo, inclusive mitigar casos de assédio que poderiam ocorrer em um ambiente sem o devido controle.

Além disso, há também benefícios no que diz respeito à imagem da organização para o público externo. Ou seja, um Canal de Denúncias eficiente demonstra que a empresa está aberta e preparada para entender e tratar os conflitos éticos que acontecem em seu ambiente. Todos saem ganhando.

André Almeida é o Sócio-Líder de Compliance da GRC Solutions.

Publicado originariamente na Revista LEC, edição n.º 21.

Imagem: Freepik

Foto de Redação LEC

Redação LEC

AnteriorAnteriorCompliance no setor da saúde: os 7 pilares do modelo norte-americano
PróximoVocê sabe o que é e como aplicar a cultura de compliance em sua empresa?Próximo
Facebook Linkedin Instagram Youtube
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
CONTEÚDOS GRATUITOS
PODCAST
COMPLIANCE
LEGAL
ETHICS
LEC COMMUNITY

ESTÁ COM DÚVIDA?

Fale com um especialista

ARTIGOS MAIS LIDOS

  • Comportamiento Antiético: Aprende cómo identificar y qué hacer - 13.039 views
  • Código de Conducta Ética: Conoce 6 consejos para elaborar un Código de Ética - 6.908 views
  • Decreto nº 11.129/2022 – Regulamentando a “Lei Anticorrupção” - 6.167 views
  • Compliance Trabalhista — O que é e Como se Preparar? - 4.550 views
  • Quanto ganham os profissionais de compliance no Brasil? - 4.341 views

ARTIGOS RECENTES

Gerenciamento de Riscos no Programa de PLD/FTP: Essencial para a Integridade Corporativa

#160 | Estratégias de negociação | Com Diógenes Lucca

Todas As Gerações De Pessoas Precisam Ser Igualmente Respeitadas, Acolhidas E Incluídas

#159 | Compliance como conduta humana | Com Carolina Gazoni

A Importância dos Controles Internos de Compliance para a Integridade das Empresas

TAGS
10 Pilares (4) Acordo de Leniência (3) assédio (4) auditoria (5) banco central (3) bitcoin (3) blockchain (3) canal de denúncias (8) carreira (4) codigo de conduta (7) compliance (137) compliance ambiental (4) compliance anticorrupção (5) Compliance Digital (4) Compliance Financeiro (8) compliance officer (3) congresso de compliance (3) Congresso Internacional de Compliance (8) controles internos (3) corrupcao (7) CVM (3) Código de Ética (7) due diligence (11) Estatais (2) etica (7) Executive Coaching (8) fcpa (3) gestão de riscos (12) governança corporativa (2) Guia de Serviços e Ferramentas de Compliance (3) integridade (3) investigações (3) lavagem de dinheiro (5) lei anticorrupção (11) lgpd (3) liderança (2) operação lava jato (4) petrobras (7) programa de compliance (14) Revista LEC (12) riscos (6) Tecnologia (3) transparência (3) Treinamento (3) órgãos públicos (2)

A LEC

  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Código de Conduta
  • Política Anticorrupção

Cursos, eventos e certificações

  • Online
  • In Company
  • Eventos
  • Certificações

Contato

  • +55 11 3259-2837
  • +55 11 98924-8322
  • contato@lec.com.br

Fique por dentro das novidades da LEC, assine a Compliance News abaixo:

  • © LEC - Todos os direitos reservados.
  • | LEC Educação e Pesquisa LTDA
  • - CNPJ: 16.457.791/0001-13

* Site by Mamutt Design