O processo de onboarding, seja para colaboradores, clientes ou parceiros, é sempre um momento importante. A chegada de novas pessoas ou empresas traz consigo diversos indicadores positivos, como o potencial de expansão dos negócios e a abertura de novas possibilidades.
Mas, as integrações nem sempre são tão simples quanto parecem. Como sabemos, nos últimos anos diversos casos envolvendo corrupção e fraude ganharam bastante notoriedade no país. Esses acontecimentos, associados a mudanças legislativas e até mesmo na sociedade, levaram as empresas a adotarem medidas mais rigorosas para garantir a integridade e a conformidade das suas operações.
Como consequência, hoje é possível perceber que as organizações estão muito mais preocupadas e cautelosas ao estabelecerem qualquer tipo de vínculo comercial, sendo assim, o onboarding passou a ser mais criterioso.
Antes de se associar a um fornecedor ou qualquer outro stakeholder, atualmente é indispensável realizar uma série de procedimentos e pesquisas a fim de verificar qual a situação do terceiro e se ele possui alguma informação desabonadora que possa trazer algum tipo ameaça ao negócio, como risco reputacional e danos ao patrimônio, por exemplo.
Embora muitas informações estejam disponíveis na internet, essas investigações corporativas podem ser bastante complexas e demoradas, uma vez que envolvem a coleta de um grande volume de dados e a análise desses conteúdos por profissionais da empresa, geralmente da área de compliance ou recrutamento.
Para organizações que realizam muitas contratações, parcerias ou possuem uma grande frota de fornecedores, essa atividade manual se torna praticamente inviável. Também é importante citar que esse background check reflete apenas aquele momento atual em que a entidade foi pesquisada, ou seja, não abrange o processo de monitoria. Nesse sentido, é possível perceber que houve uma grande mudança em como os relacionamentos corporativos estão se desenvolvendo e como isso afetou o processo de onboarding.
Entretanto, essa não foi a única mudança. Felizmente, a tecnologia vem acompanhando esse processo de transformação do mercado e trazendo inovações para facilitar o dia a dia nas companhias em diversas operações. Em relação ao processo de onboarding e verificações isso não foi diferente.
Na atualidade, soluções com big data analytics e inteligência artificial já estão presentes em muitas empresas para otimizar a checagem tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, e ao contrário do que se imagina, essas ferramentas não são acessíveis somente por grandes corporações. Pequenas e médias empresas já estão investindo nesse tipo de tecnologia e desfrutando dos seus benefícios, como a redução de custos e maior eficiência na prevenção de riscos.
O upMiner, plataforma de mineração de dados da upLexis, por exemplo, foi desenvolvido para agilizar e trazer mais segurança em diversos processos que envolvem a busca e estruturação de dados, como fusões e aquisições, concessões de crédito e claro, onboarding de colaboradores e terceiros em geral.
Disponível totalmente online e integrada com mais de 2.000 fontes de consulta, a solução permite que gestores e tomadores de decisão gerem relatórios personalizados, com score de risco, e tenham em mãos todas as informações necessárias para uma análise rápida e precisa.
As buscas na plataforma são realizadas em tempo real apenas com o número de documento, CPF ou CNPJ, e os profissionais podem contar com os dados mais atualizados disponíveis no mercado.
Em poucos minutos, pode-se obter informações relevantes sobre fornecedores, parceiros comerciais, colaboradores ou qualquer outro stakeholder de interesse e ter uma visão mais abrangente, observando aspectos financeiros, jurídicos, trabalhistas, tributários e até mesmo socioambientais.
O upMiner disponibiliza planos para atender diferentes necessidades e possui APIs para agilizar ainda mais os processos investigativos nas empresas. É interessante mencionar que dentre as diversas funcionalidades disponíveis na plataforma, existe também a monitoria. Com ela, é possível programar a geração de novos relatórios e ser notificado sempre que houver uma mudança.
Se você está procurando uma solução para agilizar o onboarding e práticas de compliance na sua empresa, clique aqui e fale com um de nossos especialistas para testar a plataforma upMiner gratuitamente.