Conteúdo oferecido por Neoway.
Sabemos que todas as empresas – sejam públicas, privadas, pequenas ou grandes – são vulneráveis. Segundo a consultoria BCC, o investimento mundial em práticas antirriscos deverá atingir US$17,1 bilhões até 2021. Neste cenário, a gestão de compliance se torna cada vez mais relevante.
Ainda assim, a pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil, da KPMG, feita com 240 empresas de diferentes regiões e estruturas, revelou que, para 85% dos negócios consultados, é complexo identificar, avaliar e monitorar todos os aspectos de compliance e regulatórios. Outro dado relevante é que 52% não têm um processo eficiente de due diligence para terceiros.
Para otimizar a priorização de processos anti-fraude e de compliance nas empresas, a Neoway desenvolveu um modelo estatístico para identificar empresas com alto risco de envolvimento em atividades ilícitas, chamado Score de Compliance.
Por meio de técnicas de machine learning, aliadas a dados de Risk e Compliance, o Score foi desenvolvido considerando mais de 100 variáveis e mostra o indício de uma empresa estar ligada a uma prática suspeita
Ele pode ser utilizado em casos de monitoramento de carteira, contratação de fornecedores, composição de modelos de crédito e priorização de ações relacionadas a riscos de conformidade.
De acordo com o Score, das 22.519.227 empresas ativas no Brasil atualmente, 1.213.286 têm um risco ALTO de estarem ligadas a práticas suspeitas, de acordo com as normas de Compliance.
Confira o total de empresas brasileiras classificadas de acordo com o tipo de risco:
Ramo de atividade :
Das empresas enquadradas na faixa de “ALTO risco” do score, mais de 25% são do Varejo, 9% da Indústria da Construção e cerca de 7,6% de Serviços Diversos.
Já em relação às instituições com score de MÉDIO risco, 27% são do setor do Varejo, cerca de 8,5% de Serviços Diversos e aproximadamente 8% Serviços Profissionais e Técnicos.
Sobre a localização dessas empresas:
Número de empresas com ALTO risco classificadas por localização/estado:
Já em relação a empresas com um MÉDIO risco, o cenário é este:
Quantidade de empresas com risco BAIXO divididas nesses 5 estados:
E aquelas com risco MUITO BAIXO de envolvimento em atividades suspeitas:
Listas Restritivas
Outro recurso que pode apoiar profissionais de compliance na garantia de práticas idôneas são as listas restritivas – informações sobre indivíduos e/ou organizações envolvidos com atividades ilícitas. Com a Plataforma Neoway, é possível acessar todos os dados disponíveis nessas listas.
Com isso, as empresas podem prevenir e mitigar riscos de iniciarem relações comerciais com pessoas e entidades suspeitas, além de minimizar possibilidades de sanções legais como multas e inabilitação para operar.
Algumas das principais listas restritivas brasileiras são o Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (CEPIM), Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP), Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por ato de Improbidade Administrativa (CNIA), Empresas associadas ao Trabalho Escravo, Empresas com autuações e/ou embargo no IBAMA e Pessoas Politicamente Expostas (PEPs).
Compliance & Tecnologia
Como vimos, os profissionais de compliance precisam monitorar cada vez mais informações e estabelecer critérios para todos os stakeholders. Somente assim é possível garantir o cumprimento das legislações vigentes.
O nível de dificuldade depende do volume de stakeholders envolvidos e da complexidade do negócio. Por isso, os departamentos de compliance precisam utilizar os recursos e ferramentas corretas para atuar de forma mais eficiente.
Embora não haja um caminho único, há um ponto em comum entre todo e qualquer programa de compliance: a necessidade de obter dados confiáveis e analisá-los com agilidade ao custo mais baixo possível.
Ainda assim, 63% das empresas participantes da pesquisa da KPMG, afirmaram que não conhecem ou não aproveitam a tecnologia para apoiar suas iniciativas de compliance.
Isso significa desperdício de tempo, pessoas e dinheiro. Afinal, uma due diligence que poderia levar dias se feita manualmente, com tecnologias e plataformas de Big Data Analytics, são realizadas em poucos segundos. E, o mais importante: com a segurança e a confiabilidade que os processos de compliance requerem.
Esse é o objetivo das soluções de Risk & Compliance da Neoway – usar a expertise da companhia em Big Data e análise de dados para ajudar clientes a conhecerem melhor seus colaboradores, parceiros e fornecedores, prevenindo e reduzindo danos financeiros e reputacionais. Acesse: www.neoway.com.br
Imagem: Freepik