Guia rápido sobre a educação executiva e sua importância

A capacitação profissional é um requisito muito importante para construir uma carreira sólida e de sucesso. De fato, uma boa formação vai muito além de uma graduação. Ela também envolve o aprendizado contínuo de novos conceitos e habilidades. Nesse cenário, a educação executiva ganha importância para quem deseja se destacar no mercado.

Ela consiste em uma nova tendência que tem se mostrado muito benéfica, principalmente para garantir uma boa capacitação para os indivíduos que ocupam cargos de grande relevância em empresas e demais instituições.

Neste post, você vai entender o que é educação executiva, bem como as suas vantagens e diferenças entre ela e a educação corporativa e a pós-graduação. Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes!

O que é educação executiva?

A educação executiva envolve todos os cursos e especializações, criados para melhorar a capacitação profissional das pessoas que ocupam cargos de alto nível e desempenham funções de elevada complexidade e importância dentro de empresas e organizações, ou para os indivíduos que desejam tal função.

Nesse sentido, o foco de estudo abrange o incentivo de habilidades corporativas importantes para conduzir bem a empresa. As principais competências a serem desenvolvidas são o espírito de liderança, orientação da equipe, proatividade, gestão eficiente, solução de conflitos, tomada de decisões eficientes, sempre baseado em valores éticos e morais.

A partir do desenvolvimento dessas características, o profissional terá as condições de ampliar a sua capacidade de liderança e obter ótimas possibilidades de conquistar novos rumos na carreira.

Quem é o público-alvo da educação executiva?

O público-alvo da educação executiva são as pessoas que ocupam ou têm o desejo de conquistar postos de alta gestão ou de liderança dentro das empresas. São os sócios, diretores, chefes de setores e demais dirigentes que precisam efetuar uma boa gestão dentro da organização onde trabalham.

Os cursos mais buscados são aqueles voltados para a área de inovação, transformação digital, responsabilidade social corporativa e empreendedorismo. No entanto, não se trata de uma exigência somente de empreendedores, mas sim de empresas que buscam executivos mais empreendedores e focados na solução de problemas.

Como ela se diferencia dos cursos de pós-graduação?

Geralmente, a educação executiva garante uma formação mais rápida. Logo, ela é a opção ideal para os profissionais em cargos de gestão ou de execução que têm o objetivo e a necessidade de atualizar o know-how e desenvolver outras novas habilidades. O tempo de duração desse tipo de curso é menor que a média dos cursos de pós-graduação, como MBA ou mestrado.

Trata-se de uma opção prática e mais simples para os profissionais com pouco tempo disponível, mas que precisam se aperfeiçoar. Além disso, é uma boa chance para as pessoas que ainda não têm certeza sobre obter uma experiência acadêmica mais longa (como no caso da pós-graduação) ou simplesmente aprimorar-se em uma nova competência.

Ainda, os cursos de pós-graduação costumam ser mais específicos em relação ao conteúdo abordado. Por sua vez, a educação executiva é mais personalizada e tem foco na expansão de novas habilidades, com abordagem mais prática e menos científica.

Mesmo assim, existe uma grande variedade de formações com o foco na educação executiva, como cursos de curta duração até mesmo uma pós-graduação, como um MBA ou especialização.

Quais são os benefícios de investir na educação executiva?

A educação executiva traz uma série de vantagens, tanto para os gestores, que vão melhorar as suas habilidades e estarão mais aptos a liderar, quanto para as empresas, de uma maneira geral — uma vez que também serão beneficiadas com uma gestão ética, eficiente e de qualidade. Logo, há mais oportunidades para o negócio alcançar melhores resultados.

Confira, a seguir, os principais benefícios da educação executiva para os profissionais e as empresas.

Vivência prática

Por serem focados nos profissionais com um conhecimento aprofundado e alguma experiência no mercado, os cursos de educação executiva abrangem o estudo e a análise de questões práticas, voltadas para a gestão de negócios, a governança, o empreendedorismo corporativo, a inteligência empresarial, entre outros aspectos.

Infelizmente essa vivencia prática não costuma ser ensinada na formação acadêmica tradicional de estudantes — fato que acaba se tornando uma dificuldade para o profissional no momento de liderar as operações da empresa.

Nesse sentido, a capacitação prática garante o amadurecimento de novas ideias e permite o desenvolvimento de competências técnicas de grande importância para a empresa, como a gestão, inovação e liderança.

Especialização sob demanda do mercado

O mercado é dinâmico e tem exigido cada vez mais conhecimento dos profissionais — especialmente dos líderes. Diante desse cenário, eles sabem que precisam estar em constante estudo a fim de se adaptar à realidade e às novidades.

Nesse sentido, a educação executiva é direcionada justamente para os indivíduos que buscam se aprimorar e aumentar os conhecimentos em diversas áreas estratégicas, como o funcionamento dos processos de gestão, o gerenciamento de projetos, as atividades organizacionais, os cuidados com as finanças, entre outros assuntos.

Ganho de autoridade

Os profissionais que obtêm conhecimentos mais aprofundados, inclusive com certificações profissionais, podem se destacar entre os concorrentes e se tornar mais requisitados pelo mercado. Eles são considerados como verdadeiras autoridades e, portanto, têm mais reconhecimento e valorização das empresas. De fato, muitas organizações buscam profissionais com ampla percepção e consciência estratégica sobre os processos organizacionais corporativos.

Como você pôde perceber, investir em cursos de educação executiva é um requisito fundamental para que o profissional consiga corresponder às exigências do mercado e possa suprir as necessidades não atendidas pelo cotidiano corporativo e acadêmico. Portanto, não perca mais tempo e comece já a aperfeiçoar as suas habilidades com a LEC. Converse agora com um especialista para saber qual é o curso mais indicado para as suas necessidade.

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.