Quais são os desafios do home office e como vencê-los? Aprenda agora!

O teletrabalho é um regime regulamentado pela Reforma Trabalhista e que ganhou mais espaço devido à pandemia da COVID-19, tendo em vista a necessidade de isolamento social para reduzir a transmissão da doença. Contudo, existem alguns desafios do home office que ficam em evidência durante esse período.

Isso porque os profissionais enfrentam algumas dificuldades para trabalhar nessa modalidade, por exemplo: ter um espaço para exercer as atividades, conseguir manter o foco e conciliar as tarefas de casa e do trabalho sem problemas.

Quer saber como lidar com esses desafios do home office? Neste post, separamos as principais dicas para se organizar e conseguir um bom desempenho trabalhando em casa. Continue a leitura!

Monte um escritório em casa

Ter um espaço específico para trabalhar em casa é muito importante para conseguir estabelecer uma rotina e contar com condições mais adequadas. Não é preciso ter um cômodo exclusivo, mas separe um espaço para colocar uma escrivaninha e uma cadeira confortáveis e armazenar os materiais utilizados.

Para os momentos em que não for mais necessário manter o isolamento social, bibliotecas, cafeterias, parques e espaços de coworking também podem ser utilizados para trabalhar. Aqui, é preciso considerar os custos envolvidos e as distrações que podem surgir nesse tipo de ambiente. Por outro lado, ele garante mais interações, ajudando a lidar com a sensação de solidão que o home office pode causar.

Conte com equipamentos adequados

Um dos desafios do home office é conseguir prestar um serviço de qualidade a distância. Assim, os equipamentos utilizados exercem um papel fundamental, assim como a internet e outros itens que sejam necessários para o trabalho.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o custo em relação aos equipamentos e aos serviços podem ser negociados livremente entre as partes. Então, é importante avaliar todas as despesas e necessidades para acordar corretamente com o empregador.

Além disso, verifique se é preciso baixar algum software específico e faça as atualizações necessárias. Existem diversas opções gratuitas que podem ser usadas para facilitar a rotina. No entanto, tenha sempre atenção à origem dos softwares para não correr riscos.

Organize os seus horários

Outro ponto importante é organizar os horários e seguir uma rotina. Em regra, as normas sobre o controle de jornada não se aplicam ao teletrabalho, exceto nos casos em que as partes acordarem de forma diversa. Contudo, essa flexibilidade pode se tornar um dos maiores desafios do home office.

Sem uma jornada determinada, apenas com a lista de tarefas para cumprir, pode se tornar difícil manter o foco por um período adequado. Muitas vezes, determinadas práticas, como dormir até mais tarde, fazer vários intervalos longos e realizar atividades não relacionadas ao trabalho, tornam-se comuns.

Por isso mesmo, monte uma rotina de trabalho ainda que a empresa não controle a jornada — estabeleça horários para começar a trabalhar, para fazer intervalos e para encerrar as atividades no dia. Isso não retirará a flexibilidade, já que você terá liberdade de organizar o seu cotidiano.

Não misture as atividades da casa com o trabalho

Estar o tempo todo em casa pode trazer algumas dificuldades para gerir as tarefas domésticas e as do trabalho. A solução para isso é tentar manter uma rotina semelhante àquela que você tinha quando era preciso comparecer à empresa, adequando apenas os horários, se for o caso.

Se isso não for possível devido às mudanças no trabalho de outros moradores ou, até mesmo, à impossibilidade de contar com uma ajuda profissional para a limpeza, monte um cronograma. Separe as atividades que devem ser feitas em casa e encaixe-as na sua rotina considerando os horários vagos.

Sabendo o dia e a hora certa para se dedicar a cada tarefa, você evitará a ansiedade. Assim, ficará mais fácil manter o foco nas atividades profissionais, sem deixar os cuidados domésticos de lado.

Converse com os outros moradores

Apesar dos benefícios de estar em casa, proporcionando mais tempo para conviver com a família, isso também é um dos desafios do home office. Muitas vezes, os outros moradores não compreendem as responsabilidades do trabalho e a necessidade de se dedicar, mesmo fora das dependências da empresa.

Como consequência, surgem conversas e distrações que atrapalham o cumprimento do contrato, prejudicando o seu desempenho mensal. Para evitar problemas, tenha uma conversa sincera com todos os moradores.

Explique como funciona o home office, a importância de cumprir o seu papel na empresa e como serão os seus horários de trabalho. Solicite que, durante os períodos de dedicação, eles evitem interromper as suas atividades. Para compensar, não se esqueça de reservar um tempo para dar atenção a eles. Essa compreensão mútua ajudará a superar as dificuldades.

Use ferramentas para controlar a produtividade

Para facilitar o controle do seu rendimento, você pode contar com aplicativos de produtividade. Eles permitem criar e acompanhar o desenvolvimento de tarefas, registrar os períodos de trabalho ou de descanso e verificar como está o seu desempenho.

Alguns aplicativos também ajudam a aplicar técnicas de concentração, permitindo que você crie cronômetros com os períodos de foco intercalados com pequenos intervalos e acompanhe os seus resultados diários.

Tenha horários de descanso e lazer

Enquanto algumas pessoas sentem dificuldades em manter o foco, outras não conseguem ter momentos de folga. Devido à flexibilidade, as atividades diárias se misturam, sem horários definidos para trabalho ou descanso.

Essa falta de organização, muitas vezes, resulta em longas jornadas sem que se tire um tempo para relaxar. Em outros casos, a falta de uma carga horária definida faz com que o profissional se dedique por horas seguidas, sempre tentando concluir os projetos pendentes antes de fazer uma pausa.

Como resultado, surge o problema de trabalho em excesso, que pode causar estresse e fadiga e colaborar para o desenvolvimento de outros problemas de saúde. Portanto, ao organizar a sua rotina, não se esqueça de ter horários bem definidos para lazer e descanso.

Seguindo essas dicas, você perceberá que é possível superar os desafios do home office e aproveitar os benefícios que esse regime de trabalho proporciona, como mais comodidade no dia a dia ao evitar deslocamentos, mais tempo com a família e aumento da qualidade de vida.

Gostou do artigo? Se você quiser mais sugestões para a sua atuação profissional, aproveite para conhecer as nossas dicas sobre como fazer networking!

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.