MBA em Liderança, Inovação e Comunicação Executiva

Junte-se à Revolução da Liderança e desenvolva sua comunicação com Marcelo Tas, em aulas transmitidas ao vivo

  • Prepare-se para um cargo de liderança
  • Seja um líder moderno e inspirador
  • Desenvolva autoridade e influência
Inscreva-se

Coordenação: Marcelo Tas

Preencha o formulário para baixar a ementa e iniciar a sua inscrição!

Coordenadores

Marcelo Tas

Comunicador e educador

Comunicador e educador com foco nas fronteiras da linguagem em múltiplas mídias. Criador de personagens e séries como Ernesto Varela, Rá-Tim-Bum, CQC e Batalha Makers. Coordenou o Telecurso (Fundação Roberto Marinho/TV Globo) e projetos interativos para os museus da Língua Portuguesa (SP) e do Amanhã (RJ). Tem cerca de 10 milhões de seguidores na internet. Em 2023, teve obra na exposição Signals do MoMA (Nova York). Apresenta o programa Provoca e é comentarista no Jornal da Cultura (TV Cultura). Associado Notável da I2AI e membro do Conselho Consultivo da Fundação Osesp.

Carla Valente

Gerente de Compliance, Regulatório, PLD e Privacidade

Especialista em Compliance pela FGV/SP e Gestão em Compliance pelo INSPER. MBA Gestão de Negócios – USP. Professora e autora de obras coletivas.

O que é o

MBA em Liderança, Inovação e Comunicação Executiva?

O MBA em Liderança da LEC tem como objetivo formar líderes capazes de se comunicar de forma autêntica, clara e eficaz em diferentes contextos, atuando com protagonismo em ambientes complexos, digitais e em constante transformação. Durante o curso, os alunos terão acesso a um conteúdo validado por pesquisas de alto rigor científico, ministrado pelos profissionais mais experientes e reconhecidos do mercado.

O programa abrange desde técnicas de comunicação baseadas no conceito de “Desequilíbrio” até temas como transformação digital, inteligência artificial e cultura de inovação, preparando líderes para tomar decisões conscientes em ambientes complexos, lidar com dilemas éticos, polarizações e promover uma liderança responsável e sustentável. Também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento sistêmico e inteligência coletiva, essenciais para formar equipes diversas, inovadoras e resilientes. Com abordagem prática e orientada para resultados, capacita os participantes a fortalecer sua atuação como líderes, aprimorar a comunicação, impulsionar a inovação e gerar impacto positivo nas organizações e na sociedade.

  • Carga horária: 360 horas/aula
  • Início: 11 de agosto de 2025
  • Aulas: segundas e quartas

Para quem se destina?

Para os profissionais graduados em qualquer área de formação, que estejam inseridos no universo corporativo e que ocupem ou pretendam ocupar posições de liderança, como coordenação, gerência ou diretoria.

Também é uma excelente escolha para quem busca uma segunda, ou até terceira, pós-graduação e já tomou a decisão de liderar.

Faça sua inscrição

Como funciona o MBA da LEC?

Flexibilidade e autonomia

Aulas que você pode assistir ao vivo ou gravadas quando e onde quiser.

Metodologia LEC

Aprendizado com foco na prática e direto ao ponto, com professores de mercado.

No seu tempo

Finalize sua pós-graduação de acordo com a sua disponibilidade, entre 12 e 18 meses.

TCC opcional

Você escolhe se quer ou não apresentar um trabalho acadêmico de conclusão.

Cashback

Os melhores alunos recebem créditos para adquirir outros cursos ou eventos da LEC.

O que você vai aprender?

Comunicação em Desequilíbrio
  • Mexerica Thinking (Fatiar problemas)
  • Aceleração na Comunicação e o Impacto nos Processos: A História da Comunicação e da Aceleração
  • Desequilíbrio: O Corpo na Comunicação e o Conceito de Desequilíbrio
  • Desequilíbrio: Da Fisiologia ao Movimento
  • Desequilíbrio: Da Fisiologia ao Movimento
  • Como Falar para um, muitos e para a câmera: como usar a câmera para aprender e ensinar
  • Como Falar para um, muitos e para a câmera: como usar a câmera para aprender e ensinar
  • Leitura em Voz Alta – Comunicar com Presença e Emoção: Introdução à Leitura em Voz Alta
  • Fala e escuta – “comunicação não é o que eu falo, é o que o outro escuta”: Olhar do Antropólogo
  • Fala e escuta – “comunicação não é o que eu falo, é o que o outro escuta”: Fazer perguntas certeiras e manter o engajamento da comunicação
  • Apresentações com Impacto – do Palco ao Digital: Preparação do Conteúdo
  • Canais e Ferramentas – Arquitetura e Combinados na Comunicação Corporativa: Arquitetura de Comunicação e Combinados Prático
  • Canais e Ferramentas – Arquitetura e Combinados na Comunicação Corporativa: Documentação e Fluxo de Informações
  • Canais e Ferramentas – Arquitetura e Combinados na Comunicação Corporativa: Comunicação sem Desperdícios: o viés da eficiência
  • Comunicação Corporativa: Ferramentas para engajar time e clientes
  • Comunicação Ética e Democracia no Século XXI: Comunicação Digital, a Desinformação e a Superindústria do Imaginário
Tecnologia & Inovação
  • IA e o Questionamento Exponencial: O exponencial
  • IA e o Questionamento Exponencial: A linha do tempo da Inteligência Artificial e o entendimento do contexto atual
  • A Aceleração Digital e o Impacto nos Negócios: O impacto da transformação digital
  • A Aceleração Digital e o Impacto nos Negócios: Cultura da Inovação – criatividade como habilidade singular no ambiente exponencial
  • UX – Antropologia do Consumo e Comunicação Simbólica: Consumo como Comunicação
  • UX – Antropologia do Consumo e Comunicação Simbólica: Cultura da Inovação – criatividade como habilidade singular no ambiente exponencial
  • Cultura da Inovação – Design e UX: Metadesign e Inovação – Evolução do Design e UX
  • Inteligência Artificial e Interação com Propósito: IA generativa, autoria e ética
  • Inteligência Artificial e Interação com Propósito: Como fazer perguntas e interagir de forma eficiente com a IA
  • Inteligência Artificial e Interação com Propósito: Como ferramentas de IA podem auxiliar sua comunicação e apresentações
  • Impacto da IA Generativa na Pesquisa e a Governança Corporativa: Revolução da Gen AI na Pesquisa de Mercado e Governança
  • Estratégias para Ambientes Inclusivos: Acessibilidade para Alguns é Usabilidade para Muitos
  • Estratégias para Ambientes Inclusivos: Ambientes Deficientes e a Mentalidade de Inclusão Inovadora
  • Dados – Decisões Estratégicas na Era Digital: Fundamentos de Análise de Dados para Líderes
  • Dados – Decisões Estratégicas na Era Digital: Tomada de Decisão Baseada em Dados
Liderança e Encruzilhadas Exponenciais: armadilhas e oportunidades
  • Contexto Atual e Transformações da Liderança e no Mundo: A Quarta Revolução Industrial, seus Impactos Organizacionais e no Mundo VUCA e BANI
  • Contexto Atual e Transformações da Liderança: Vetores de Transformação Organizacional
  • Encruzilhadas e Tomada de Decisão: Compreendendo as Encruzilhadas
  • Encruzilhadas e Tomada de Decisão: Tomada de Decisão em Ambientes Complexos
  • Encruzilhadas e Tomada de Decisão: O Exemplo do Líder Ético como Chave para a Vantagem Competitiva
  • “Call Me Trim Tab” – o papel do Agente de Mudança: O Exemplo do Líder Ético como Chave para a Vantagem Competitiva
  • “Call Me Trim Tab” – o papel do Agente de Mudança: Trim Tab conceito e aplicações
  • Haters, Lovers e a Arte da Poda: O conceito de ódio e a paixão como “matéria radioativa” e a importância do distanciamento emocional
  • Haters, Lovers e a Arte da Poda: Cancelamento, Lacração e Comunicação Regenerativa
  • Corporate Accountability – Liderança Responsável: Responsabilidades da Liderança
  • Corporate Accountability – Liderança Responsável: Liderança para a Nova Economia e Competências emergentes
  • Liderança e Cultura Organizacional – Lições Práticas: Equilíbrio entre formação e experiência prática e Gestão de Mudanças Organizacionais
  • Estratégias para Ambientes Inclusivos e Inovadores
  • Cultura Organizacional como Organismo Vivo e Liderança 
  • Modelos Mentais 
  • Empowerment e Autonomia com Responsabilidade
  • Posicionamento Digital do Líder – Imagem, Vaidade e Estratégia na Era das Redes: Posicionamento Digital do Líder
  • Posicionamento Digital do Líder – Imagem, Vaidade e Estratégia na Era das Redes: Big Techs e o Poder Informacional
Colaboração: Como enxergar o elefante
  • Transformar viés em colaboração: Enxergar o mesmo problema
  • Empatia e Diversidade para Ligar Pontos: Empatia e Escuta Profunda
  • Empatia e Diversidade para Ligar Pontos: Diversidade Criativa e Cocriação
  • A Percepção do Tempo na Era Digital – Como a Tecnologia Redefine Nossa Relação com o Tempo: Tempo cronológico vs. tempo psicológico
  • A Percepção do Tempo na Era Digital – Como a Tecnologia Redefine Nossa Relação com o Tempo: Gestão de talentos e retenção em ambientes híbridos
  • Cultura Maker e Gambiarra: Always Beta – O conceito de gambiarra como inovação popular e criativa
  • Cultura Maker e Gambiarra: Estratégias de Posicionamento e Prototipagem Pública
  • Pensamento de Futuro com Criatividade Estratégica para Equipes – Conceitos de foresight e sua importância na estratégia organizacional
  • Equipes Globais e Sustentabilidade do Desempenho: Compreendendo as Diversidades Culturais nas Equipes Globais
  • Equipes Globais e Sustentabilidade do Desempenho: O Paradoxo do Esforço – Quando Mais é Menos
  • Mapeamento de Habilidade e da Cultura de Feedbacks: Design de Equipes Complementares e Gestão de Dinâmicas Internas
  • Mapeamento de Habilidade e da Cultura de Feedbacks: Feedback Contínuo e Maturidade Colaborativa
  • Gestão Colaborativa, Inovação e Segurança Psicológica em Equipes Corporativas: Design de Equipes Complementares e Gestão de Dinâmicas Interna 
  • Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Riscos Derivados da Gestão de Equipes e suas Implicações Organizacionais
  • Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Gestão de Crises em Equipes: Prevenção, Contenção e Recuperação
  • Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Planejamento Estratégico da Atuação da Equipe e a Eficiência como Resultado
Baixe a ementa completa

Perfeito para o seu objetivo profissional

Conquiste uma posição de liderança

Profissionais que possuem a habilidade de liderar são cruciais para o crescimento e a continuidade organizacional. A liderança inclusive aparece como a 3ª habilidade interpessoal mais procurada no mercado, segundo o LinkedIn Learning 2024.

Torne-se um líder indispensável

No MBA em Liderança, Inovação e Comunicação Executiva, você desenvolve as habilidades mais valorizadas em um líder, segundo o Guia Salarial 2025 da Michael Page: comunicação clara e efetiva, promoção de um ambiente colaborativo e motivador, empatia e capacidade de escutar a equipe.

Alcance uma remuneração melhor

O Guia Salarial 2024 da Robert Half afirma que profissionais com especializações são os mais valorizados e que uma qualificação diferenciada representa o fator número 1 para a concessão de aumento, sendo mais relevante do que performance, entregas e experiência.

Inscreva-se durante o congresso e ganhe bônus exclusivos

BÔNUS #1: Livro “Hackeando sua carreira”

Em Hackeando sua carreira , Marcelo Tas compartilha erros e aprendizados que o ajudaram a construir uma carreira de sucesso. A partir de momentos de sua história, este livro oferece um algoritmo para você navegar na era digital sem morrer na praia.

BÔNUS #2: Mochila exclusiva

Receba em sua casa, sem nenhum custo, uma mochila personalizada da LEC, feita especialmente para você usar no trabalho e até mesmo em eventos corporativos, com espaço reservado para notebook e cabo USB.

BÔNUS #3: R$ 500,00 de crédito para gastar na LEC

Ganhe um cupom de 500 reais para gastar na LEC. Esse crédito pode ser acumulado com outras promoções e descontos, mas deve ser utilizado em apenas uma compra (não há controle de saldo remanescente).

Tenha 15 dias de garantia total

Se por algum motivo, nos primeiros 15 dias a contar da data de iniciação do curso, a sua experiência no MBA em Compliance não for boa e você decidir não seguir adiante, nós oferecemos o reembolso de 100% do valor investido.

O que dizem sobre a LEC

Quem é a LEC

A LEC é uma instituição de ensino superior e líder na educação em compliance

Fundada no Brasil em 2012, hoje ela reúne mais de 150 mil pessoas em torno de propósitos como ética, integridade e transparência, com a realização de cursos, eventos, treinamentos corporativos e a produção de conteúdos nos mais diversos formatos, livros, revistas, podcast e blog.

A LEC já formou mais de 20 mil alunos

Ao longo dos últimos anos, a LEC formou e certificou as habilidades de milhares de profissionais em uma parceria estabelecida com a FGV-Projetos. E essa comunidade precisa de você, para que juntos possamos continuar a tornar cada vez mais forte e acessível a cultura de compliance para todos, causando as verdadeiras transformações que queremos ver no mundo.

FAQ

O MBA da LEC é online?

Sim, ele é oferecido em formato 100% online para que você possa acessar o conteúdo de onde estiver, sem a necessidade de deslocamento.

Preciso fazer TCC?

Os alunos poderão optar por cursar apenas 3 disciplinas optativas e, assim, elaborar um Artigo Científico como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que corresponderá a 60 horas/aula da carga horária complementar. O TCC não é obrigatório para obtenção do título de especialista.

Posso fazer o MBA em Liderança com uma graduação em qualquer área de formação?

Sim, não há pré-requisito de formação específica.

Preciso fazer processo seletivo para ser admitido(a)?

Não, basta ter finalizado uma graduação em um curso superior e obtido diploma de conclusão.

A LEC é reconhecida pelo MEC?

Sim, a LEC é Instituição de Ensino Superior nota máxima no MEC.

Como faço para acessar o curso?

O acesso será disponibilizado a partir da data de início do curso.

Quanto tempo de duração tem o MBA da LEC?

O tempo de duração é de 12 a 18 meses.

Quais documentos são necessários para a inscrição?

Para fazer a inscrição é necessário diploma ou declaração de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC, histórico acadêmico da graduação, documento de identidade, comprovante de residência atualizado e foto 3×4 recente.

Aluno LEC tem desconto na inscrição?

O aluno LEC tem 15% de desconto para se inscrever nas turmas regulares. Nesta turma especial, o desconto não é cumulativo.

Endereço

  • Rua Bela Cintra, 1149 - 6º Andar - São Paulo / SP

contato

  • +55 11 3259-2837
  • +55 11 97059-5414
  • contato@lec.com.br
  • www.lec.com.br