Investigações Internas Corporativas + Certificação CPIIC

Coordenador

DANIEL SIBILLE

Diretor de Compliance LATAM da Oracle

Saber conduzir investigações internas seguras e com resultados efetivos é um compromisso de todo profissional de compliance, para que a empresa onde trabalha, ou para a qual presta serviços, consiga identificar e estancar violações ao seu Programa de Compliance. Porém, cada vez mais, profissionais de outros setores, como Recursos Humanos, também têm se debruçado sobre estas técnicas, quando os temas investigados estão sob sua responsabilidade, a exemplo do que ocorre com as investigações de assédio sexual e moral.

Sobre o curso

As investigações internas estão ganhando força no meio corporativo, como forma de resolver e prevenir riscos relativos a fraudes e corrupção, conduta antiética e outros problemas frequentes em empresas. Neste curso, você aprenderá os pilares de um processo investigativo fundamentados nas melhores práticas internacionais e na Lei Anticorrupção Brasileira (12.846/13), dilemas e desafios vivenciados na prática por profissionais que desempenham essa tarefa no cotidiano, além de:

  • Jornada completa de uma investigação
  • Aspectos legais e trabalhistas envolvidos no processo
  • Privacidade e outras questões sensíveis
  • Documentação eficiente da investigação (planning memo)
  • Processo correto de condução de entrevistas
  • Fechamento e reporte da investigação
  • Aplicação de medidas corretivas e remediações
  • Condução de investigação em instituições financeiras
  • Condução de investigação em PME’s
  • Investigações digitais e crimes cibernéticos

+ Bônus: Modelos de documento para download

Ao término deste curso você estará capacitado a conduzir investigações internas corporativas de maneira eficiente dentro de empresas (in house) ou como prestador de serviços.

Como funciona o novo formato

A LEC criou uma experiência inovadora para o aluno: uma sala de aula virtual colaborativa com aulas ao vivo, capaz de proporcionar uma experiência diferenciada e imersiva, com apenas 70 alunos por turma.

O curso possui carga horária de 32 horas e 20 minutos:

  • 30 horas ao vivo (online em tempo real);

  • 2 horas e 20 minutos de videoaulas, que você pode assistir on demand, no horário mais conveniente.

Você pode estudar de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Caso perca alguma aula, ou queira rever o conteúdo, todos os encontros serão gravados e ficarão disponíveis na plataforma do aluno, durante um ano.

Para quem se destina

Como esta função pode ser exercida por profissionais das mais diferentes áreas, como compliance, controles internos, recursos humanos, jurídica, entre outras, não há qualquer pré-requisito de formação. Qualquer profissional que queira aprender e aprimorar sobre as melhores práticas em investigações deve-se inscrever neste curso.

Este curso é voltado para profissionais que atuam no mercado de compliance. Você desenvolverá competências estratégicas para estruturar, planejar, conduzir, reportar e concluir adequadamente uma investigação interna corporativa por meio de uma abordagem prática, além de se preparar para o exame de Certificação Profissional em Investigações Corporativas.

Por que se inscrever

  • Sala virtual ao vivo
    Assista às aulas como se estivesse na sala de aula da LEC sem sair da sua casa. Interaja com os professores e com seus colegas de turma em tempo real por meio de um ambiente online exclusivo.

  • Videoaulas on demand 
    Tenha acesso a conteúdos exclusivos em vídeo para assistir quando e onde quiser. Complemente seus estudos e esteja pronto a conduzir investigações internas corporativas de maneira eficiente.

  • Certificação CPIIC
    Prepare-se para obter a Certificação Profissional em Investigações Internas Corporativas, idealizada pela LEC e operada pela FGV-Projetos, sem qualquer custo adicional. Saia na frente e aproveite melhores oportunidades de carreira.

  • Material didático incluso
    Faça download da apostila especialmente desenvolvida para este curso, além de outros conteúdos extras para consulta no portal do aluno.

  • Grupo no WhatsApp
    Participe de um grupo de discussão exclusivo com professores e colegas de turma que incentiva debates e muito networking.

  • Turmas limitadas
    Este curso tem um limite de apenas 70 alunos por turma, exatamente como acontece na versão presencial, em São Paulo.

Garantia incondicional LEC

Inscreva-se agora mesmo e tenha 15 dias para testar o curso. Se por qualquer motivo decidir não prosseguir, a LEC devolve 100% do seu investimento.

Bônus exclusivo

  • Certificação CPIIC

    Além do certificado de conclusão recebido ao término do curso, você também receberá como bônus a oportunidade de realizar, sem custo adicional, um exame para se obter uma Certificação Profissional em Investigações Internas Corporativas | CPIIC, idealizada pela LEC e operada pela FGV Projetos.

    Investimento R$ 940,00 = R$ 0,00

*A realização do curso está sujeita à confirmação da turma e as datas podem sofrer alterações.

Aulas ao vivo (sala virtual)

Dia 1

Introdução – coordenador Daniel Sibille

  • Bem vindo ao curso e o que esperar
  • Como funcionará o curso, sequência de aulas.
  • Overview dos Pilares do Programa de Compliance
  • Overview do Pilar de Investigações.

Módulo 1 – O que compõem um processo efetivo de investigações

  • Objetivo
  • Importância das investigações internas
  • Questões iniciais de uma investigação interna
  • Canais de reporte
  • Comitê independente de investigação

Módulo 2 – Legal framework

  • Legislação aplicável (FCPA, UKBA, Lei Anticorrupção Empresarial, regulamentos locais anticorrupção e leis correlatas)
  • Utilização de escritórios externos e consultorias de apoio
  • Impactos laborais imediatos para os empregados envolvidos
  • Privilégio cliente-advogado

Dia 2

Módulo 3 – Preservação e coleta de evidências

  • Entendendo o que é
  • Momento
  • Ferramentas tecnológicas disponíveis
  • Comunicação aos custodians
  • Entrevista de coleta
  • Custódia dos dados (cadeia de custódia)
  • Análise dos dados de computadores/e-mails e celulares
  • Personal devices

Módulo 4 – Investigações digitais e crimes cibernéticos

Dia 3

Módulo 5 – Fase de entrevistas

  • Preparação e habilidades pessoais do entrevistador
  • Documentação das entrevistas
  • Análise e confrontação das evidências coletadas
  • Valoração das provas

Módulo 6 – Conclusão da investigação

  • Compilação e cruzamento de dados
  • Elaboração do reporte – aspectos formais
  • Distribuição do reporte e tomada de decisão
  • Implementação das decisões
  • Endereçamento do reporte às autoridades públicas competentes
  • Quem deve tomar a decisão

Dia 4

Módulo 7 – Processo de investigação no brasil – lei 12.846/13

  • Investigações realizadas pelo Ministério Público
  • Investigações da CGU preliminares à instauração do Processo Administrativo de Responsabilização (PAR)
  • Valoração dos elementos de prova produzidos em investigações corporativas pelas autoridades brasileiras
  • Investigações das empresas públicas e sociedades de economia mista
  • Acordos de leniência com pessoas jurídicas e TAC’s com gestores no curso de investigações públicas
  • Sistemas de integridade e incentivos concorrenciais em licitações
  • Implementação de programas de integridade como exigência para contratar com o Poder Público

Módulo 8 – Preparando a sua empresa para investigações bem-sucedidas e outros assuntos não-triviais

  • O sucesso do processo de investigação começa muito antes da investigação – comunicação e treinamento (educação)
  • A ‘Jornada do Denunciante’ – nossa obrigação de eliminar as barreiras para os colegas adotarem um papel ativo no processo
  • Gerenciando expectativas – O papel de cada um no processo de alegação e investigação – limitações inerentes ao processo
  • Como evitar o abuso do poder de polícia por compliance ou outros em nome do programa
  • O peso da mão, ou quando a necessidade de se passar uma mensagem é maior que a necessidade de ‘certeza’
  • Como resolver problemas de falta de confiança no canal/ processo?

Dia 5

Módulo 9 – Investigações em múltiplas jurisdições

  • Contexto de cooperação internacional entre autoridades
  • Pontos de atenção e desafios culturais
  • Sistemática norte-americana
  • Multi-jurisdiction Disclosure – reporte para as autoridades e acordos com as autoridades dos EUA e locais

Módulo 10 – Investigações relacionadas a assédio moral, sexual e conflitos de interesse

  • O dano moral na relação de emprego
  • Dificuldade de coleta de provas materiais
  • Até onde se pode limitar a tomada de decisão à ‘certeza do fato’ – risco de perpetuação do assédio/ retaliação
  • Ambiente cultural – o cabo de guerra entre se perpetuar a cultura tóxica do século 20 e não se deixar levar pelo populismo e tomar decisões exageradas
  • Adequação do perfil dos investigadores/ entrevistadores – experiência no tema e preconceitos e visões pessoais
  • A linha tênue entre se entrevistar diversas potenciais testemunhas e a exposição de colegas/ superiores
  • Conflitos de interesse

Dia 6

Módulo 11 – Investigações em pequenas e médias empresas

  • Visão do Governo
  • Realidade das empresas brasileiras
  • Principais dificuldades
  • Principais iniciativas
  • Um passo a passo para investigações

Módulo 12 – Investigações financeiras e crimes financeiros

Dia 7

Módulo 13 – Aspectos trabalhistas das investigações internas

• Como proceder em diferentes fases da investigação
• Cuidados e dicas ao realizar a coleta de dispositivos eletrônicos dos colaboradores
• Best practices na condução de entrevistas para minimizar os riscos trabalhistas
• Medidas disciplinares passíveis de aplicação

Dia 8

Módulo 14 – Reflexos e cuidados durante investigações criminais

• Questões práticas do âmbito das investigações criminais por autoridades:
• Como realizar a preparação para possíveis investigações
• Best practices durante os procedimentos de busca e apreensão
• Cuidados na submissão de documentos para autoridades policiais
• Cooperação de colaboradores nas investigações

Dia 9

Módulo 15 – Acordos de leniência: acordos e negociação de acordos, considerando compliance e investigação interna

1. Justiça Negociada

  • Resolução de conflitos
  • Dificuldades do processo
  • Mudança de paradigma (civil e penal)
  • Exemplos EUA – mundo

2. Direito Internacional

  • Convenção OEA
  • Convenção OCDE
  • Convenções da ONU

3. Acordo da Lei 12.846/2013

  • Histórico
  • Papel da CGU
  • Sistemas possíveis de acordos
  • Resultados do acordo

4. Negociação

  • Admissão do ilícito
  • Avaliação do programa de integridade
  • Cálculo dos valores
  • Termos do Acordo
  • Monitoramento

5. Incentivos para compliance

  • Caso modelo
  • Importância de prevenir, identificar e remediar
  • Reporte voluntário

6. Recursos da CGU

Dia 10

Módulo 16 – Casos práticos

Aulas online (on demand)

2h20min em videoaulas

  1. Definição
  2. Objetivo
  3. Iniciando a Investigação
  4. Confidencialidade das Investigações
  5. Triagem das Denúncias
  6. Equipe de Investigação
  7. Conduzindo a Investigação
  8. Plano de Ação
  9. Coleta e Preservação de Dados
  10. Condução de Entrevistas
  11. Elaboração do Relatório
  12. Finalização da Investigação
DANIEL SIBILLE
Diretor Sênior de Compliance LATAM da Oracle
Co-autor dos Livros “Compliance, A nova regra do jogo”, "Compliance além do manual" e “The guide to corporate crisis management” e dos e-books “Os pilares do programa de Compliance” e "Ensaios sobre o mundo digital". Em 2018 eleito o segundo advogado mais admirado do ano, de acordo com a LACCA (Latin America Corporate Counsel Association), sendo também premiado pelos pares como um dos 20 profissionais mais admirados de Compliance no Brasil, no anuário Compliance On Top 2018, 2019, 2020 e 2021 e pela revista Analise nos anos de 2020, 2021 e 2022. É coordenador do curso de compliance anticorrupção e do curso de investigações corporativas da LEC desde, respectivamente, 2013 e 2020.
CARLOS AYRES
Sócio fundador na Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados
Trabalha com conformidade e investigações desde 2002, com foco no Brasil e América Latina. Coordenou várias investigações corporativas, incluindo algumas para o DOJ e SEC dos EUA. Representou empresas perante autoridades brasileiras e estrangeiras. Lidera importantes investigações internas, sendo reconhecido internacionalmente, também é professor e participou ativamente na legislação anticorrupção.
ADRIANA DANTAS
Assessora de clientes nacionais e multinacionais em investigações internas e compliance.
Na área de Ética Corporativa/Compliance, Adriana esteve envolvida na condução de investigações internas e na defesa de empresas perante autoridades brasileiras e norte-americanas. Atuou em importantes casos no contexto de processos envolvendo empresas de um inteiro setor econômico (industry sweeps) conduzidas pelo DOJ/SEC e, mais recentemente, por autoridades locais. Assessora clientes nacionais e multinacionais em assuntos que incluem defesas administrativas, negociação de acordos de leniência, condução de investigações internas, gerenciamento de crises e no desenho e implementação de programas de compliance. Além disso, assessora diretamente o Conselho de Administração de importantes empresas. Nos assuntos de Comércio Internacional, Adriana centraliza sua atuação em ações de defesa comercial no Brasil e no Exterior e na defesa de empresas e associações em contenciosos internacionais, com destaque para aqueles em trâmite perante o Órgão de Solução de Controvérsias da OMC.
Matheus Cunha
Sócio e CEO na T4 Compliance
Matheus Cunha é sócio e CEO na T4 Compliance. Advogado com mais de 15 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais. Foi Secretário Adjunto de Transparência e Combate à Corrupção de Mato Grosso, responsável pela criação do seu Programa de Integridade, o primeiro do Brasil no setor público. Professor nos cursos de Compliance na LEC, na Universidade Católica da Argentina e em diversas outras instituições de ensino. Mestre em Direito pela UFMT, onde defendeu a "Relação Tridimensional entre Corrupção, Compliance e Direitos Humanos e Fundamentais". Autor de livros e artigos sobre compliance, gestão de riscos, governança e privacidade de dados. Eleito em 2019, 2020 e 2021, pela pesquisa Compliance On Top, como um dos consultores de compliance mais admirados do Brasil.
ELOY RIZZO NETO
Sócio da área de compliance do Demarest
Graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tendo se especializado em Direito Processual Civil, 2007 pela mesma faculdade. Cursou o Mestrado em Direito Concorrencial e Arbitragem Internacional, LLM/MSC, em 2009 na University of London, King´s College. Em 2017, Eloy foi reconhecido pelo diretório Chambers Latin America como um dos principais advogados do Brasil na área. A edição de 2017 menciona que Eloy: “é uma estrela em ascensão, excepcional no aconselhamento jurídico e na identificação de problemas que podem surgir durante o processo.” Eloy trabalhou no escritório de advocacia Miller & Chevalier, em Washington/DC. Autor de diversos artigos sobre corrupção e Compliance publicados no Brasil e no exterior.
LUCIANO MALARA
Sócio na PCMM Advogados
Membro efetivo da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB/SP, é Presidente do Comitê Legislativo da Amcham Campinas e Diretor Executivo do Instituto Compliance Brasil. Escolhido como um dos 25 Gestores Jurídicos mais admirados em 2015 e, em 2016, como advogado mais admirado na categoria Regional e por especialidade, ambos prêmios da Revista Análise.
RENATA ANDRADE
Ethics & Compliance Officer/General Counsel e Data Privacy
Presidente da Comissão de Anticorrupção e Compliance da OAB/SP Pinheiros e Co-Chair do Comitê Financeiro da LEC. Professora e Especialista em Anticorrupção e Compliance, realiza Seminários e Treinamentos ativos e Consultoria nas áreas da Governança e Ética, Compliance, Relações Governamentais, Contratos, Controles e Mitigação de Riscos, Implementação de Programas de Compliance em atendimento à Legislação Anticorrupção (FCPA, UK Anti-Bribery Act e Lei Brasileira 12.846/2013), com ênfase na revisão e melhoria contínua de programas, sistemas e procedimentos, visando mitigar riscos legais, regulatórios e reputacionais. Professora em cursos de extensão Compliance Financeiro, Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Mercados Regulados, (RE)Seguros na LEC e em renomadas instituições de ensino. Membro dos Comitês de Anticorrupção e de Licitações e Compras Públicas (Procurement) da American Bar Association, International Law Section; e da Comissão Permanente de Estudos de Compliance do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo).
Cleber Izzo
Diretor de Relações do Trabalho na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal - Ministério da Economia
Profissional com 25 anos de experiência em Recursos Humanos e Compliance | Relações Trabalhistas e Negociações Sindicais e Investigações Especiais. Experiência na condução de assuntos relacionados a auditoria, fraudes, desvios, violações de leis e questões envolvendo fornecedores, questões de Saúde e Segurança Ocupacional (acidentes, absenteísmo e casos sociais), assuntos de Recursos Humanos como: Departamento Pessoal, Treinamento & Desenvolvimento, Folha de Pagamento , eSocial, Recrutamento & Seleção, Serviços Compartilhados (Restaurante, Transporte e Workwear), Comunicação, Segurança e Benefícios, bem como Ações Disciplinares, Código de Conduta, Reclamações, Contencioso Trabalhista, Auditorias internas e externas e Negociações Sindicais.
Amanda Seymour
Gerente de Compliance, LGPD e ESG na Solfácil
Formada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2008. MBA em Riscos e Compliance Trabalha na área de Compliance desde 2006 Possui experiência na área de Compliance de Banco, Instituição Cultural e Seguradora e Fintech
Cláudia Massaia
Advogada com forte atuação na implementação e revisão de programas de compliance.
Cláudia é advogada com mais de dez anos de experiência em compliance com forte atuação na implementação e revisão de programas de compliance. Também, possui vasta experiência em investigações internas, due diligences (de terceiros e em M&As) e em monitoramento independente. Cláudia é certificada nacional e internacionalmente como profissional de compliance (CPC-A e CCEP-I), alem de ter sido reconhecida pelo Chambers Brazil, Análise Editorial e Análise Advocacia Mulher. Atualmente, Cláudia é mestranda em Corporate Compliance pela Fordham University em Nova Iorque (conclusão prevista para 2023).
André Castro
Advogado e Professor
Independent Compliance Advisor. Com quinze anos de experiência em questões regulatórias, como o setor bancário e de infraestrutura, André possui sólidos conhecimentos em mercados emergentes. Bacharel em Direito em 2007, Master of Laws (2010) e Ph.D. (2013) da Universidade de São Paulo, onde sua tese foi selecionada pela CAPES (Ministério da Educação) como a melhor do doutorado. Pesquisador de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology - MIT (2016). Possui certificação de conformidade de AML / CTF & Sanctions emitida pela International Compliance Association (ICA).
CAMILA PEPE
Sócia do Stocche Forbes Advogados
Camila tem vasta experiência com a assessoria de clientes brasileiros e estrangeiros de diversos segmentos de negócio em demandas de compliance anticorrupção. Atuou na condução de diversas investigações internas de alta complexidade, incluindo casos envolvendo reportes a autoridades, tanto brasileiras como norte-americanas. Dentre as investigações conduzidas, destacam-se casos de corrupção pública e privada, fraude contábil e assédio. Camila também tem ampla expertise na implementação e revisão de programas de compliance, condução de análise de riscos de compliance, auxílio na obtenção de certificações de compliance, monitoramento e treinamentos anticorrupção e de prevenção à lavagem de dinheiro. Além disso, é referência de seus clientes na condução de compliance due diligences em operações societárias e de mercado de capitais, notadamente em casos estratégicos com riscos específicos, tais como transações envolvendo setores críticos – como infraestrutura, farmacêutico e agronegócio – ou aquelas que envolvam jurisdições estrangeiras sujeitas ao FCPA, UK Bribery Act ou embargos e sanções. Ainda, ao lado dos times Ambiental e Trabalhista do Stocche Forbes, compõe um grupo experiente e capacitado nas iniciativas ESG de clientes, seja na elaboração de políticas, análise de riscos, condução de treinamentos e avaliação das perspectivas de compliance no mercado de carbono. Membro efetiva da Comissão Anticorrupção do IBRADEMP.
DANIELA YUASSA
Sócia do Stocche Forbes Advogados
Daniela atua na assessoria de empresas nacionais e estrangeiras de diferentes setores econômicos, em matéria trabalhista e previdenciária, especialmente em questões de caráter estratégico, preventivo e estrutural. Daniela é listada como uma das advogadas mais admiradas do Brasil pela publicação Análise Advocacia 2021 e Análise Advocacia Mulher 2022. Ela é uma das advogadas listadas no Ranking de Trabalhista 2022 pelo Leaders League.
RENATO MACHADO DE SOUZA
Diretor de Promoção e Avaliação de Integridade Privada
Trabalha na Controladoria-Geral da União desde 2005, foi Diretor de Acordos de Leniência e atualmente é Diretor de Promoção e Avaliação de Integridade Privada. É doutor em Direito (cum laude) pela Universidad de Salamanca, Espanha, e LL.M. em Direito Internacional (with distinction) por Stetson University College of Law, Estados Unidos. É professor, palestrante e tem artigos e livros publicados nos temas de compliance, corrupção, responsabilidade corporativa tanto no Brasil, nos Estados Unidos e na Espanha
Thomas Greco
Sócio do Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados
Thomas Greco é advogado associado do escritório Maeda, Ayres & Sarubbi advogados e é licenciado no Brasil e em Nova Iorque. Atua com temas relacionados a Compliance e Investigações desde 2013, com ênfase em América Latina. É formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), pós-graduado em Compliance Corporativo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), e mestre em direito (LL.M.) pela Georgetown University Law Center.
RAIANA FALCÃO
Advogada com atuação profissional focada em Compliance e ESG
Compliance Officer na ABR Telecom. Implementadora e Auditora Líder dos Sistemas de Gestão Antissuborno e Compliance- ISO 37001:2017 e ISO 37301:2021. Pós-graduada em Direito Administrativo e Gestão Pública e Pós-graduada em Auditoria, Ética e Compliance na Saúde. Professora e monitora acadêmica na Legal, Ethics and Compliance – LEC. Membro da Comissão de Compliance, Governança e ESG da OAB/DF. Secretária Geral Adjunta da Comissão de Direito à Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da OAB/DF. É atual Diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Associação Nacional de Compliance – ANACO.
Durante o curso, apreciei a abordagem prática, a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos em situações reais através de exercícios e casos simulados. A interação com outros participantes e os insights compartilhados pelos instrutores também foram muito valiosos. Recomendo, porque fornece uma base sólida, informações atualizadas e relevantes. O Curso de Investigações Internas Corporativas na LEC, é um excelente destaque para a área.
Rodrigo Marques
Advogado e analista de investigações e compliance na CSN

Cursos relacionados

Investigações Internas Corporativas + Certificação CPIIC

Compliance no Setor Farmacêutico