Por que Obter Uma Certificação Profissional CPC-A?

As carreiras na área de compliance estão em ascensão e podem ser ótimas oportunidades para pessoas que desejam obter uma certificação profissional, desenvolver habilidades ou até mesmo ter reconhecimento e validação por competências que já possuem.

Formação x Certificação em compliance

Não existe uma formação acadêmica específica para os profissionais de compliance, ou seja, ainda não há um curso de graduação na área. Por isso, com uma certificação, você poderá demonstrar que suas habilidades foram reconhecidas e certificadas por um organismo imparcial. 

Profissionais de diversas áreas estão cada vez mais entrando neste segmento, por verem boas oportunidades de crescimento. Apesar de boa parte ser composta por advogados, pessoas capacitadas em outras áreas como comunicação, recursos humanos, ciências contábeis, entre outras, também estão migrando para o segmento.

O que é a certificação profissional CPC-A?

A CPC-A, é a Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção. Ela foi desenvolvida para comprovar e reconhecer competências dos profissionais que desejam atuar na área com maior respaldo. 

É importante deixar claro que esse modelo de certificação foi criado com bases sólidas, pois tem fundamentos em uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que explica como a certificação de pessoas deve funcionar. Isso significa que, desde o seu desenvolvimento, a CPC-A é uma certificação séria e de credibilidade.

Qual o objetivo da Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção?

De forma clara, o objetivo desta certificação é reconhecer as competências dos profissionais que irão atuar no ramo de compliance anticorrupção. Muitos já possuem habilidades necessárias e têm certa expertise no assunto. Assim, com a certificação, serão reconhecidos e valorizados com ainda mais seriedade.

Esses profissionais que são mais próximos do ramo, juntamente dos outros que ainda estão se desenvolvendo, podem fazer cursos para potencializar competências a fim de prestar o exame. Com isso, terão a validação de uma entidade reconhecida para atuar nesta área. 

Ou seja, com a certificação profissional CPC-A, você terá a posse de um documento que comprova os seus conhecimentos sobre o assunto e ainda mais propriedade para atuar nesse meio.

Quando a certificação em compliance começou a ganhar mais força no mercado?

Depois da entrada em vigor da Lei 12846/13, nomeada como Lei Anticorrupção Brasileira, e também com a Operação Lava Jato — com investigações realizadas pela Polícia Federal do Brasil em relação a casos de corrupção —, assuntos como regulamentações, normas, ética, clareza, entre outros tópicos que tocam na transparência e credibilidade de organizações, ganharam destaque. 

Também podemos citar que, em 2020, alguns acontecimentos potencializaram ainda mais o crescimento da área de compliance, como por exemplo a publicação do Plano Anticorrupção do Governo Federal e também a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Assim, a busca por profissionais capacitados ficou ainda maior e houve o crescimento do setor especializado, com o intuito de garantir o cumprimento das normas nas instituições.

5 motivos para obter uma certificação profissional CPC-A

Agora você já conhece mais sobre o cenário favorável para a área de compliance. Podemos, então, aprofundar no assunto com os benefícios de obter uma certificação profissional.

1. Ter habilidades reconhecidas e validadas

Pense no cenário brasileiro de anos atrás quando o compliance ainda “não existia”. Estamos citando este exemplo entre aspas porque, mesmo que ainda não fosse um serviço conhecido e certificado, ele já acontecia, porém, de forma restrita. 

Isso porque existiam pessoas que faziam esse serviço em suas profissões, mas sem a denominação de ‘profissionais de compliance’. Por exemplo: alguns eram responsáveis por manter um canal de denúncia em organizações, outros por fazer treinamentos internos que envolviam temas sensíveis e éticos, entre outras atividades que tocavam neste segmento. Para essas pessoas, foi muito importante surgir a certificação como um reconhecimento de suas habilidades. 

Assim como no passado, hoje também existem pessoas que contam com habilidades de um profissional de compliance, mas que ainda não possuem a certificação e podem estar perdendo boas oportunidades de crescer no mercado.

Por isso, com a realização do exame, pessoas de áreas diversas, mas que desejam ganhar profundidade de conhecimento e atuação neste segmento, terão uma validação para seguir carreira.

2. Atuar em um mercado de relevância e em expansão

Já citamos o cenário que favorece quem tem certificação na área de compliance. Com todas as mudanças dos últimos anos e a perspectiva para os próximos, este segmento só tende a ter uma demanda ainda maior, já que a preocupação com a corrupção é um tema bastante sensível atualmente.

Se você está em busca de alcançar seus objetivos profissionais, mas também quer que sua trajetória continue com potencial de crescimento, encontrou a área ideal.

3. Garantir diferencial competitivo

Do lado empresarial, contratar um profissional certificado gera mais segurança, afinal, a companhia terá um colaborador não apenas ético, mas competente, reconhecido por uma entidade que tem domínio sobre o assunto. 

Por isso que alguns processos seletivos inserem nos descritivos de cargo a certificação como item desejável, pois é um bom diferencial competitivo entre candidatos.

4. Ter a possibilidade de atuar em outra área ou alcançar cargos de liderança

Por ser um ramo que não exige formação acadêmica em um curso específico, o compliance proporciona boas possibilidades de mudança de área e de crescimento.

Caso você não esteja sentindo a satisfação profissional que gostaria, pode buscar capacitação para obter a certificação e trilhar carreira nesse segmento. 

Mas caso você já tenha um interesse e até uma atuação discreta na área, pode potencializar seu currículo e suas competências para buscar cargos mais altos e alcançar níveis de liderança por meio da certificação profissional.

5. Obter uma certificação de credibilidade

Não podemos deixar de citar dois pontos relevantes, sendo um bastante específico sobre questões da prova e outro sobre a realização do exame de forma geral.

Possibilidade de recorrer em caso de divergências em questões

Caso você encontre algum erro em uma questão do exame, existe a possibilidade de questionar, como um recurso a ser ativado caso você precise. É uma maneira de demonstrar transparência, ética e credibilidade na aplicação do processo.

A certificação pode ser independente do curso

Conquistar a sua certificação não é algo que você só consegue se adquirir um curso da LEC. 

Temos um compromisso em esclarecer que a certificação profissional parte do princípio de dar igualdade de condições no processo de exame a todos os interessados que tenham uma formação superior completa, podendo obter uma certificação CPC-A diretamente por meio do exame.

O que fazer caso você queira potencializar suas competências antes do exame de certificação CPC-A?

Caso você acredite que já tem os conhecimentos e habilidades necessários e não quer fazer o curso da LEC, é possível seguir de maneira independente, pagando apenas o valor do exame, realizando o agendamento e, por fim, fazendo a prova.

Mas, caso opte por investir em mais capacitação para desenvolver e potencializar suas competências na busca pela certificação profissional CPC-A, estudar com a LEC é a melhor opção. 

No curso da LEC, o exame vem como bônus e você não precisa pagar por ele separadamente.

Sobre a inscrição e realização do exame

A LEC não tem nenhum tipo de gestão sobre o exame, toda a aplicação da prova é de responsabilidade da FGV Projetos. Nós colaboramos com a elaboração das questões e gestão do conteúdo exigido, mas a aplicação, gestão, correções e todas as outras ações posteriores estão sob realização da FGV.

Para se inscrever, você pode acessar a página com todas as informações sobre o processo de Certificação LEC. O exame será realizado em todo o território brasileiro nos centros de testes da FGV, a depender da disponibilidade de locais homologados pela Fundação, que você pode verificar no link anterior.

Como estamos abordando a Certificação CPC-A, é importante que você conheça o percentual de aprovação. Neste caso, o mínimo é de 60% (sessenta por cento), mas a partir de 01/04/2021, esse percentual mínimo será de 70% (setenta por cento). A duração da prova será de 1h50min para a conclusão de 70 (setenta) questões objetivas de múltipla escolha de uma Prova de Conhecimentos Específicos.

Agora é com você! Aproveite para conferir informações completas sobre o nosso Curso de Compliance Anticorrupção, mas também sinta-se à vontade para conhecer mais sobre outras possibilidades de certificação.

Para saber mais sobre essa e outras certificações, você pode participar da Compliance Week, um evento on-line, com muito conhecimento e totalmente gratuito, em que Marcio El Kalay vai passar todos os passos para quem deseja ser um profissional certificado pela LEC e pela FGV Projetos. Fica o convite!

 

Imagem: Freepik

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.