MBA em Liderança, Inovação e Comunicação Executiva

Coordenadores

Marcelo Tas

Comunicador e educador

Carla Valente

Gerente de Múltiplas Áreas

Sobre o curso

O MBA em Liderança da LEC tem como objetivo formar líderes capazes de se comunicar de forma autêntica, clara e eficaz em diferentes contextos, atuando com protagonismo em ambientes complexos, digitais e em constante transformação. Durante o curso, os alunos terão acesso a um conteúdo validado por pesquisas de alto rigor científico, ministrado pelos profissionais mais experientes e reconhecidos do mercado.

O programa abrange desde técnicas de comunicação baseadas no conceito de “Desequilíbrio” até temas como transformação digital, inteligência artificial e cultura de inovação, preparando líderes para tomar decisões conscientes em ambientes complexos, lidar com dilemas éticos, polarizações e promover uma liderança responsável e sustentável. Também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento sistêmico e inteligência coletiva, essenciais para formar equipes diversas, inovadoras e resilientes. Com abordagem prática e orientada para resultados, capacita os participantes a fortalecer sua atuação como líderes, aprimorar a comunicação, impulsionar a inovação e gerar impacto positivo nas organizações e na sociedade.

Como funciona

  • Flexibilidade e autonomia: Aulas que você pode assistir ao vivo ou gravadas quando e onde quiser.
  • Metodologia LEC: Aprendizado com foco na prática e direto ao ponto, com professores de mercado.
  • No seu tempo: Finalize sua pós-graduação de acordo com a sua disponibilidade, entre 12 e 18 meses.
  • TCC opcional: Você escolhe se quer ou não apresentar um trabalho acadêmico de conclusão.
  • Cashback: Os melhores alunos recebem créditos para adquirir outros cursos ou eventos da LEC.

Para quem se destina

Para os profissionais graduados em qualquer área de formação, que estejam inseridos no universo corporativo e que ocupem ou pretendam ocupar posições de liderança, como coordenação, gerência ou diretoria.

Também é uma excelente escolha para quem busca uma segunda, ou até terceira, pós-graduação e já tomou a decisão de liderar.

Estude até mesmo pelo celular

Curso disponível também em formato mobile. Com essa opção, você pode acessar o conteúdo de onde estiver, tornando o aprendizado mais flexível e conveniente.

Por que se inscrever

  • Sala virtual ao vivo: Assista às aulas como se estivesse na sala de aula da LEC sem sair da sua casa. Interaja com os professores e com seus colegas de turma em tempo real por meio de um ambiente online exclusivo.
  • Material didático incluso: Faça download da apostila especialmente desenvolvida para este curso, além de outros conteúdos extras para consulta no portal do aluno.
  • Grupo no WhatsApp: Participe de um grupo de discussão exclusivo com professores e colegas de turma que incentiva debates e muito networking.
  • Turmas limitadas: Este curso tem um limite de apenas 70 alunos por turma.

Bônus exclusivos

Bônus 01: Mochila exclusiva

Receba em sua casa, sem nenhum custo, uma mochila personalizada da LEC, feita especialmente para você usar no trabalho e em eventos corporativos, com espaço reservado para notebook e cabo USB.

Bônus 02: R$ 500,00 de crédito para gastar na LEC

Ganhe um cupom de 500 reais para gastar na LEC. Este crédito pode ser acumulado com outras promoções e descontos, mas deve ser utilizado em apenas uma compra (não há controle de saldo remanescente).

Bônus 03: 1 Day Pass para o Congresso da LEC

Receba um ingresso de um dia para a 13ª edição do Congresso da LEC, que há 10 anos reúne grandes nomes e mais de 2.500 participantes em São Paulo, em uma verdadeira imersão de 3 dias de workshops, palestras e entrevistas.

Garantia incondicional LEC

Inscreva-se agora mesmo e tenha 15 dias para testar o curso. Se por qualquer motivo decidir não prosseguir, a LEC devolve 100% do seu investimento.

*A realização do curso está sujeita à confirmação da turma e as datas podem sofrer alterações.

Comunicação em Desequilíbrio

  • Mexerica Thinking (Fatiar problemas)
  • Aceleração na Comunicação e o Impacto nos Processos: A História da Comunicação e da Aceleração
  • Desequilíbrio: O Corpo na Comunicação e o Conceito de Desequilíbrio
  • Desequilíbrio: Da Fisiologia ao Movimento
  • Desequilíbrio: Da Fisiologia ao Movimento
  • Como Falar para um, muitos e para a câmera: como usar a câmera para aprender e ensinar
  • Como Falar para um, muitos e para a câmera: como usar a câmera para aprender e ensinar
  • Leitura em Voz Alta – Comunicar com Presença e Emoção: Introdução à Leitura em Voz Alta
  • Fala e escuta – “comunicação não é o que eu falo, é o que o outro escuta”: Olhar do Antropólogo
  • Fala e escuta – “comunicação não é o que eu falo, é o que o outro escuta”: Fazer perguntas certeiras e manter o engajamento da comunicação
  • Apresentações com Impacto – do Palco ao Digital: Preparação do Conteúdo
  • Canais e Ferramentas – Arquitetura e Combinados na Comunicação Corporativa: Arquitetura de Comunicação e Combinados Prático
  • Canais e Ferramentas – Arquitetura e Combinados na Comunicação Corporativa: Documentação e Fluxo de Informações
  • Canais e Ferramentas – Arquitetura e Combinados na Comunicação Corporativa: Comunicação sem Desperdícios: o viés da eficiência
  • Comunicação Corporativa: Ferramentas para engajar time e clientes
  • Comunicação Ética e Democracia no Século XXI: Comunicação Digital, a Desinformação e a Superindústria do Imaginário

Tecnologia & Inovação

  • IA e o Questionamento Exponencial: O exponencial
  • IA e o Questionamento Exponencial: A linha do tempo da Inteligência Artificial e o entendimento do contexto atual
  • A Aceleração Digital e o Impacto nos Negócios: O impacto da transformação digital
  • A Aceleração Digital e o Impacto nos Negócios: Cultura da Inovação – criatividade como habilidade singular no ambiente exponencial
  • UX – Antropologia do Consumo e Comunicação Simbólica: Consumo como Comunicação
  • UX – Antropologia do Consumo e Comunicação Simbólica: Cultura da Inovação – criatividade como habilidade singular no ambiente exponencial
  • Cultura da Inovação – Design e UX: Metadesign e Inovação – Evolução do Design e UX
  • Inteligência Artificial e Interação com Propósito: IA generativa, autoria e ética
  • Inteligência Artificial e Interação com Propósito: Como fazer perguntas e interagir de forma eficiente com a IA
  • Inteligência Artificial e Interação com Propósito: Como ferramentas de IA podem auxiliar sua comunicação e apresentações
  • Impacto da IA Generativa na Pesquisa e a Governança Corporativa: Revolução da Gen AI na Pesquisa de Mercado e Governança
  • Estratégias para Ambientes Inclusivos: Acessibilidade para Alguns é Usabilidade para Muitos
  • Estratégias para Ambientes Inclusivos: Ambientes Deficientes e a Mentalidade de Inclusão Inovadora
  • Dados – Decisões Estratégicas na Era Digital: Fundamentos de Análise de Dados para Líderes
  • Dados – Decisões Estratégicas na Era Digital: Tomada de Decisão Baseada em Dados

Liderança e Encruzilhadas Exponenciais: armadilhas e oportunidades

  • Contexto Atual e Transformações da Liderança e no Mundo: A Quarta Revolução Industrial, seus Impactos Organizacionais e no Mundo VUCA e BANI
  • Contexto Atual e Transformações da Liderança: Vetores de Transformação Organizacional
  • Encruzilhadas e Tomada de Decisão: Compreendendo as Encruzilhadas
  • Encruzilhadas e Tomada de Decisão: Tomada de Decisão em Ambientes Complexos
  • Encruzilhadas e Tomada de Decisão: O Exemplo do Líder Ético como Chave para a Vantagem Competitiva
  • “Call Me Trim Tab” – o papel do Agente de Mudança: O Exemplo do Líder Ético como Chave para a Vantagem Competitiva
  • “Call Me Trim Tab” – o papel do Agente de Mudança: Trim Tab conceito e aplicações
  • Haters, Lovers e a Arte da Poda: O conceito de ódio e a paixão como “matéria radioativa” e a importância do distanciamento emocional
  • Haters, Lovers e a Arte da Poda: Cancelamento, Lacração e Comunicação Regenerativa
  • Corporate Accountability – Liderança Responsável: Responsabilidades da Liderança
  • Corporate Accountability – Liderança Responsável: Liderança para a Nova Economia e Competências emergentes
  • Liderança e Cultura Organizacional – Lições Práticas: Equilíbrio entre formação e experiência prática e Gestão de Mudanças Organizacionais
  • Estratégias para Ambientes Inclusivos e Inovadores
  • Cultura Organizacional como Organismo Vivo e Liderança
  • Modelos Mentais
  • Empowerment e Autonomia com Responsabilidade
  • Posicionamento Digital do Líder – Imagem, Vaidade e Estratégia na Era das Redes: Posicionamento Digital do Líder
  • Posicionamento Digital do Líder – Imagem, Vaidade e Estratégia na Era das Redes: Big Techs e o Poder Informacional

Colaboração: Como enxergar o elefante

  • Transformar viés em colaboração: Enxergar o mesmo problema
  • Empatia e Diversidade para Ligar Pontos: Empatia e Escuta Profunda
  • Empatia e Diversidade para Ligar Pontos: Diversidade Criativa e Cocriação
  • A Percepção do Tempo na Era Digital – Como a Tecnologia Redefine Nossa Relação com o Tempo: Tempo cronológico vs. tempo psicológico
  • A Percepção do Tempo na Era Digital – Como a Tecnologia Redefine Nossa Relação com o Tempo: Gestão de talentos e retenção em ambientes híbridos
  • Cultura Maker e Gambiarra: Always Beta – O conceito de gambiarra como inovação popular e criativa
  • Cultura Maker e Gambiarra: Estratégias de Posicionamento e Prototipagem Pública
  • Pensamento de Futuro com Criatividade Estratégica para Equipes – Conceitos de foresight e sua importância na estratégia organizacional
  • Equipes Globais e Sustentabilidade do Desempenho: Compreendendo as Diversidades Culturais nas Equipes Globais
  • Equipes Globais e Sustentabilidade do Desempenho: O Paradoxo do Esforço – Quando Mais é Menos
  • Mapeamento de Habilidade e da Cultura de Feedbacks: Design de Equipes Complementares e Gestão de Dinâmicas Internas
  • Mapeamento de Habilidade e da Cultura de Feedbacks: Feedback Contínuo e Maturidade Colaborativa
  • Gestão Colaborativa, Inovação e Segurança Psicológica em Equipes Corporativas: Design de Equipes Complementares e Gestão de Dinâmicas Interna
  • Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Riscos Derivados da Gestão de Equipes e suas Implicações Organizacionais
  • Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Gestão de Crises em Equipes: Prevenção, Contenção e Recuperação
  • Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Planejamento Estratégico da Atuação da Equipe e a Eficiência como Resultado
Marcelo Tas
Comunicador e educador
Comunicador e educador com foco nas fronteiras da linguagem em múltiplas mídias. Criador de personagens e séries como Ernesto Varela, Rá-Tim-Bum, CQC e Batalha Makers. Coordenou o Telecurso (Fundação Roberto Marinho/TV Globo) e projetos interativos para os museus da Língua Portuguesa (SP) e do Amanhã (RJ). Tem cerca de 10 milhões de seguidores na internet. Em 2023, teve obra na exposição Signals do MoMA (Nova York). Apresenta o programa Provoca e é comentarista no Jornal da Cultura (TV Cultura). Associado Notável da I2AI e membro do Conselho Consultivo da Fundação Osesp.
Carla Valente
Gerente de Compliance, Regulatório, PLD e Privacidade
Líder em múltiplas áreas, como Compliance, Regulatório, PLD e Privacidade, eleita uma das 20 profissionais mais admiradas do país segundo o prêmio Compliance ON TOP 2024, na categoria profissionais de empresas. Especialista em Compliance pela FGV/SP, Gestão em Compliance pelo INSPER e com MBA em Gestão de Negócios pela USP, atualmente é mestranda em “interfaces do Direito Privado com Direito Público, em linha de pesquisa voltada para Intervenção Econômica Estatal e Relações do Trabalho”. Reconhecida por sua atuação como palestrante, professora e autora de diversas obras coletivas, como “Compliance 2030”, “Corrupção, Ética e Cidadania" e "Compliance: Essência e Efetividade” .
Juliana Oliveira Domingues
Doutora de Direito Econômico e Regulação Econômica
Professora Doutora de Direito Econômico e Regulação Econômica da Universidade de São Paulo (FDRP/USP). Co-diretora regional da Academic Society for Competition Law. Presidente da Comissão Permanente de Estudo sobre Direito Concorrencial do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP. Foi Visiting Scholar da Georgetown University Law School. Foi Procuradora-Chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Ex- Secretária Nacional do Consumidor, ex-Presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor.
Tim Balabuch
Especialista em tecnologia
Especialista em tecnologia com foco em cibersegurança, ciência de dados, inteligência artificial e blockchain. Com sólida experiência em design de produtos digitais para a área da saúde e em instituições como Ethereum.org, ArcelorMittal, Boston Consulting Group e Toptal, colabora com equipes multidisciplinares no desenvolvimento de soluções web integradas e automações estratégicas. Criador de conteúdos educativos voltados à conscientização sobre segurança da informação e novas tecnologias, atua na capacitação de profissionais e líderes por meio de treinamentos e materiais didáticos.
Guilherme Peres
Diretor de curadoria da Casa do Saber
Curador, produtor cultura e jornalista. Especialista em globalização e cultura (FESPSP), é pesquisador da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade (IEA-USP e Folha de S. Paulo)
Mika Lins
Atriz, diretora teatral, criadora do Ler Em Voz Alta
Mika Lins é uma aclamada diretora teatral e atriz com uma carreira marcada por sucessos recentes, incluindo indicações ao Prêmio APCA de direção por "Escute as Feras" (2023) e "Play Beckett" (2022). Sua trajetória sólida se consolida com espetáculos como "Pós F", de Fernanda Young, e "Tutankaton", texto inédito de Otavio Frias Filho. Em 2020, criou o curso online "Ler Em Voz Alta", onde compartilha técnicas de atores e diretores para transformar a leitura em voz expressiva e autêntica, dando vida tridimensional ao texto. O sucesso online levou o curso para instituições como SESC e Folha de SP. Tem como clientes Agência Pública , Rádio Novelo, Editora Fósforo , livraria Mega Fauna entre outros. Atualmente, além de seus projetos no teatro, Mika se dedica à direção de narrações para podcasts como Livros no Centro, Trinta anos do Plano Real e Tempo Quente .Também dirigiu audiobook de Sidarta Ribeiro e José Bortolucci, ambos narrados pelos próprios autores e demais livros da Editora Fósforo. Prepara direção de novo espetáculo teatral , Hamlet, adaptado por ela e por Sofia Nestrovski.
Val Canhestro
Fisioterapeuta
Fisioterapeuta graduada pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) 1992; Especialização em Reeducação Postural Global e formações avançadas do método com o criador Philippe Souchard e equipe desde 1997;Primeira fisioterapeuta do Brasil certificada em Medicina do estilo de vida pelo IBLM( International Board Lifestyle Medicine- USA) 2020; pós graduação em Medicina do Estilo de vida pelo Instituto de Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein 2020; autora( com outros autores) do Manual de Especialização Estilo de vida e coaching de saúde e bem- estar, ed. Manole e Hospital Albert Einstein,2024; cursando pós graduação em Espiritualidade e saúde na prática clínica,pelo Neisme( Núcleo de Estudos e Intervenções em Saúde mental).
Vitor Costa
Professor no Espaço Soraya Sabino
Vitor se movimenta e ensina com técnicas inovadoras, transportando para o corpo princípios da física que sua formação de engenheiro propiciou. Ensina e atende no Espaço Soraya Sabino desde 2017. Ministra aulas regulares de GYROTONIC®, GYROKINESIS®, Fascia Fitness e consciência do corpo.

Cursos relacionados

MBA em Liderança, Inovação e Comunicação Executiva

Nanodegree: Compliance Comportamental

Gestão de Riscos de Conflitos de Gerações: Uma Pauta Estratégica

A Essência da Negociação