Comunicador e educador com foco nas fronteiras da linguagem em múltiplas mídias. Criador de personagens e séries como Ernesto Varela, Rá-Tim-Bum, CQC e Batalha Makers. Coordenou o Telecurso (Fundação Roberto Marinho/TV Globo) e projetos interativos para os museus da Língua Portuguesa (SP) e do Amanhã (RJ). Tem cerca de 10 milhões de seguidores na internet. Em 2023, teve obra na exposição Signals do MoMA (Nova York). Apresenta o programa Provoca e é comentarista no Jornal da Cultura (TV Cultura). Associado Notável da I2AI e membro do Conselho Consultivo da Fundação Osesp.
Líder em múltiplas áreas, como Compliance, Regulatório, PLD e Privacidade, eleita uma das 20 profissionais mais admiradas do país segundo o prêmio Compliance ON TOP 2024, na categoria profissionais de empresas. Especialista em Compliance pela FGV/SP, Gestão em Compliance pelo INSPER e com MBA em Gestão de Negócios pela USP, atualmente é mestranda em “interfaces do Direito Privado com Direito Público, em linha de pesquisa voltada para Intervenção Econômica Estatal e Relações do Trabalho”. Reconhecida por sua atuação como palestrante, professora e autora de diversas obras coletivas, como “Compliance 2030”, “Corrupção, Ética e Cidadania" e "Compliance: Essência e Efetividade”.
O MBA em Liderança da LEC tem como objetivo formar líderes capazes de se comunicar de forma autêntica, clara e eficaz em diferentes contextos, atuando com protagonismo em ambientes complexos, digitais e em constante transformação. Durante o curso, os alunos terão acesso a um conteúdo validado por pesquisas de alto rigor científico, ministrado pelos profissionais mais experientes e reconhecidos do mercado.
O programa abrange desde técnicas de comunicação baseadas no conceito de “Desequilíbrio” até temas como transformação digital, inteligência artificial e cultura de inovação, preparando líderes para tomar decisões conscientes em ambientes complexos, lidar com dilemas éticos, polarizações e promover uma liderança responsável e sustentável. Também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento sistêmico e inteligência coletiva, essenciais para formar equipes diversas, inovadoras e resilientes. Com abordagem prática e orientada para resultados, capacita os participantes a fortalecer sua atuação como líderes, aprimorar a comunicação, impulsionar a inovação e gerar impacto positivo nas organizações e na sociedade.
Para os profissionais graduados em qualquer área de formação, que estejam inseridos no universo corporativo e que ocupem ou pretendam ocupar posições de liderança, como coordenação, gerência ou diretoria.
Também é uma excelente escolha para quem busca uma segunda, ou até terceira, pós-graduação e já tomou a decisão de liderar.
1. Boas-Vindas e Exercício Inicial
2. Aceleração na Comunicação e o Impacto nos Processos: A História da Comunicação e da Aceleração
3. Desequilíbrio: O Corpo na Comunicação e o Conceito de Desequilíbrio
4. Desequilíbrio: Da Fisiologia ao Movimento (fáscias e consciência corporal)
5. Desequilíbrio: Da Fisiologia ao Movimento (respiração e diafragma)
6. Leitura em Voz Alta – Comunicar com Presença e Emoção: Introdução à Leitura em Voz Alta
7. Desequilíbrio: O Corpo na Comunicação e o Conceito de Desequilíbrio (feedback)
8. Como Falar para um, muitos e para a câmera: como usar a câmera para aprender e ensinar
9. Leitura em Voz Alta – Comunicar com Presença e Emoção: Introdução à Leitura em Voz Alta
10. Como Falar para um, muitos e para a câmera: como usar a câmera para aprender e ensinar (feedback)
11. Apresentações com Impacto – do Palco ao Digital: Improviso e Humor
12. Comunicação Corporativa: Ferramentas para engajar time e clientes
13. Apresentações com Impacto – do Palco ao Digital: Preparação do Conteúdo, Corpo – Conteúdo
14. Apresentações com Impacto – do Palco ao Digital: Preparação do Conteúdo, Corpo – Voz e Respiração para apresentações
15. Comunicação Ética e Democracia no Século XXI: Comunicação Digital, a Desinformação, os crimes cibernéticos e os direitos do cidadão.
16. Do e-mail a Blockchain: Riscos e Oportunidades na Internet e nas Redes Corporativas
17. Fala, Escuta e Eficiência: Como Organizar a Comunicação para Ser Ouvido
Professor: Marcelo Tas
18. Apresentações com Impacto – do Palco ao Digital (Feedback)
1. A Aceleração Digital e o Impacto nos Negócios: O impacto da transformação digital
2. Cultura da Inovação – criatividade como habilidade singular no ambiente exponencial
3. UX – Antropologia do Consumo e Comunicação Simbólica: Consumo como Comunicação
4. UX – Antropologia do Consumo e Comunicação Simbólica: Cultura da Inovação – criatividade como habilidade singular no ambiente exponencial
5. Cultura da Inovação – Design e UX: Metadesign e Inovação – Evolução do Design e UX
6. Inteligência Artificial e Interação com Propósito: IA generativa, autoria e ética
7. Inteligência Artificial e Interação com Propósito: Como fazer perguntas e interagir de forma eficiente com a IA
8. Inteligência Artificial e Interação com Propósito: Como ferramentas de IA podem auxiliar sua comunicação e apresentações
9. Impacto da IA Generativa na Pesquisa e a Governança Corporativa: Revolução da Gen AI na Pesquisa de Mercado e Governança
10. Estratégias para Ambientes Inclusivos: Acessibilidade para Alguns é Usabilidade para Muitos
11. Estratégias para Ambientes Inclusivos: Ambientes Deficientes e a Mentalidade de Inclusão Inovadora
12. Dados – Decisões Estratégicas na Era Digital: Fundamentos de Análise de Dados para Líderes
13. Dados – Decisões Estratégicas na Era Digital: Tomada de Decisão Baseada em Dados
1. Contexto Atual e Transformações da Liderança e no Mundo: A Quarta Revolução Industrial, seus Impactos Organizacionais e no Mundo VUCA e BANI
2. Contexto Atual e Transformações da Liderança: Vetores de Transformação Organizacional
3. Tomada de Decisão – O Exemplo do Líder Ético como Chave para a Vantagem Competitiva
4. Corporate Accountability – Liderança Responsável: Responsabilidades da Liderança
5. Corporate Accountability – Liderança Responsável: Liderança para a Nova Economia e Competências emergentes
6. Liderança e Cultura Organizacional – Lições Práticas: Equilíbrio entre formação e experiência prática e Gestão de Mudanças Organizacionais
7. Estratégias para Ambientes Inclusivos e Inovadores
8. Cultura Organizacional como Organismo Vivo e Liderança
9. Modelos Mentais
10. Empowerment e Autonomia com Responsabilidade
11. Responsabilidades da Liderança
12. Personalização da Gestão de Pessoas
13. O Papel da Liderança no Desenho dos Desafios Empresariais
14. Posicionamento Digital do Líder – Imagem, Vaidade e Estratégia na Era das Redes: Posicionamento Digital do Líder
15. Posicionamento Digital do Líder – Imagem, Vaidade e Estratégia na Era das Redes: Big Techs e o Poder Informacional
1. A Percepção do Tempo na Era Digital – Como a Tecnologia Redefine Nossa Relação com o Tempo: Tempo cronológico vs. tempo psicológico
2. A Percepção do Tempo na Era Digital – Como a Tecnologia Redefine Nossa Relação com o Tempo: Gestão de talentos e retenção em ambientes híbridos
3. Cultura Maker e Gambiarra: Always Beta – O conceito de gambiarra como inovação popular e criativa
4. Cultura Maker e Gambiarra: Estratégias de Posicionamento e Prototipagem Pública
5. Pensamento de Futuro com Criatividade Estratégica para Equipes – Conceitos de foresight e sua importância na estratégia organizacional
6. Equipes Globais e Sustentabilidade do Desempenho: Compreendendo as Diversidades Culturais nas Equipes Globais
7. Equipes Globais e Sustentabilidade do Desempenho: O Paradoxo do Esforço – Quando Mais é Menos
8. Mapeamento de Habilidade e da Cultura de Feedbacks: Design de Equipes Complementares e Gestão de Dinâmicas Internas
9. Mapeamento de Habilidade e da Cultura de Feedbacks: Feedback Contínuo e Maturidade Colaborativa
10. Gestão Colaborativa, Inovação e Segurança Psicológica em Equipes Corporativas
11. Satisfação, Engajamento e Performance Coletiva
12. Gestão de Expectativas com Superiores e Stakeholders
13. Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Riscos Derivados da Gestão de Equipes e suas Implicações Organizacionais
14. Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Gestão de Crises em Equipes: Prevenção, Contenção e Recuperação
15. Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Planejamento Estratégico da Atuação da Equipe e a Eficiência como Resultado
1 Day Pass para o Congresso da LEC
Receba um ingresso de um dia para a 13º edição do Congresso da LEC, que há 10 anos reúne grandes nomes e mais de 2.500 participantes em São Paulo, em uma verdadeira imersão de 3 dias de workshops, palestras e entrevistas.
Se por algum motivo, nos primeiros 15 dias a contar da data de iniciação do curso, a sua experiência no MBA em Compliance não for boa e você decidir não seguir adiante, nós oferecemos o reembolso de 100% do valor investido.
Fundada no Brasil em 2012, hoje ela reúne mais de 150 mil pessoas em torno de propósitos como ética, integridade e transparência, com a realização de cursos, eventos, treinamentos corporativos e a produção de conteúdos nos mais diversos formatos, livros, revistas, podcast e blog.
Ao longo dos últimos anos, a LEC formou e certificou as habilidades de milhares de profissionais em uma parceria estabelecida com a FGV-Projetos. E essa comunidade precisa de você, para que juntos possamos continuar a tornar cada vez mais forte e acessível a cultura de compliance para todos, causando as verdadeiras transformações que queremos ver no mundo.
Sim, ele é oferecido em formato 100% online para que você possa acessar o conteúdo de onde estiver, sem a necessidade de deslocamento.
Os alunos poderão optar por cursar apenas 3 disciplinas optativas e, assim, elaborar um Artigo Científico como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que corresponderá a 60 horas/aula da carga horária complementar. O TCC não é obrigatório para obtenção do título de especialista.
Sim, não há pré-requisito de formação específica.
Não, basta ter finalizado uma graduação em um curso superior e obtido diploma de conclusão.
Sim, a LEC é Instituição de Ensino Superior nota máxima no MEC.
O acesso será disponibilizado a partir da data de início do curso.
O tempo de duração é de 12 a 18 meses.
Para fazer a inscrição é necessário diploma ou declaração de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC, histórico acadêmico da graduação, documento de identidade, comprovante de residência atualizado e foto 3×4 recente.
O aluno LEC tem 15% de desconto para se inscrever nas turmas regulares. Nesta turma especial, o desconto não é cumulativo.