MBA em Liderança, Inovação e Comunicação Executiva

Junte-se à Revolução da Liderança e desenvolva sua comunicação com Marcelo Tas, em aulas transmitidas ao vivo

  • Prepare-se para um cargo de liderança
  • Seja um líder moderno e inspirador
  • Desenvolva autoridade e influência
Inscreva-se

Coordenação: Marcelo Tas

Preencha o formulário para baixar a ementa e iniciar a sua inscrição!

Coordenadores

Marcelo Tas

Comunicador e educador

Comunicador e educador com foco nas fronteiras da linguagem em múltiplas mídias. Criador de personagens e séries como Ernesto Varela, Rá-Tim-Bum, CQC e Batalha Makers. Coordenou o Telecurso (Fundação Roberto Marinho/TV Globo) e projetos interativos para os museus da Língua Portuguesa (SP) e do Amanhã (RJ). Tem cerca de 10 milhões de seguidores na internet. Em 2023, teve obra na exposição Signals do MoMA (Nova York). Apresenta o programa Provoca e é comentarista no Jornal da Cultura (TV Cultura). Associado Notável da I2AI e membro do Conselho Consultivo da Fundação Osesp.

Carla Valente

Gerente de Compliance, Regulatório, PLD e Privacidade

Líder em múltiplas áreas, como Compliance, Regulatório, PLD e Privacidade, eleita uma das 20 profissionais mais admiradas do país segundo o prêmio Compliance ON TOP 2024, na categoria profissionais de empresas. Especialista em Compliance pela FGV/SP, Gestão em Compliance pelo INSPER e com MBA em Gestão de Negócios pela USP, atualmente é mestranda em “interfaces do Direito Privado com Direito Público, em linha de pesquisa voltada para Intervenção Econômica Estatal e Relações do Trabalho”. Reconhecida por sua atuação como palestrante, professora e autora de diversas obras coletivas, como “Compliance 2030”, “Corrupção, Ética e Cidadania" e "Compliance: Essência e Efetividade”.

O que é o

MBA em Liderança, Inovação e Comunicação Executiva?

O MBA em Liderança da LEC tem como objetivo formar líderes capazes de se comunicar de forma autêntica, clara e eficaz em diferentes contextos, atuando com protagonismo em ambientes complexos, digitais e em constante transformação. Durante o curso, os alunos terão acesso a um conteúdo validado por pesquisas de alto rigor científico, ministrado pelos profissionais mais experientes e reconhecidos do mercado.

O programa abrange desde técnicas de comunicação baseadas no conceito de “Desequilíbrio” até temas como transformação digital, inteligência artificial e cultura de inovação, preparando líderes para tomar decisões conscientes em ambientes complexos, lidar com dilemas éticos, polarizações e promover uma liderança responsável e sustentável. Também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento sistêmico e inteligência coletiva, essenciais para formar equipes diversas, inovadoras e resilientes. Com abordagem prática e orientada para resultados, capacita os participantes a fortalecer sua atuação como líderes, aprimorar a comunicação, impulsionar a inovação e gerar impacto positivo nas organizações e na sociedade.

  • Carga horária: 360 horas/aula
  • Inscrições até: 05/09/2025
  • Início da turma: 18/08/2025
  • Aulas: segundas e quartas

Para quem se destina?

Para os profissionais graduados em qualquer área de formação, que estejam inseridos no universo corporativo e que ocupem ou pretendam ocupar posições de liderança, como coordenação, gerência ou diretoria.

Também é uma excelente escolha para quem busca uma segunda, ou até terceira, pós-graduação e já tomou a decisão de liderar.

Faça sua inscrição

Como funciona o MBA da LEC?

Flexibilidade e autonomia

Aulas que você pode assistir ao vivo ou gravadas quando e onde quiser.

Metodologia LEC

Aprendizado com foco na prática e direto ao ponto, com professores de mercado.

No seu tempo

Finalize sua pós-graduação de acordo com a sua disponibilidade, entre 12 e 18 meses.

TCC opcional

Você escolhe se quer ou não apresentar um trabalho acadêmico de conclusão.

Cashback

Os melhores alunos recebem créditos para adquirir outros cursos ou eventos da LEC.

O que você vai aprender?

Comunicação em Desequilíbrio

1. Boas-Vindas e Exercício Inicial
2. Aceleração na Comunicação e o Impacto nos Processos: A História da Comunicação e da Aceleração
3. Desequilíbrio: O Corpo na Comunicação e o Conceito de Desequilíbrio
4. Desequilíbrio: Da Fisiologia ao Movimento (fáscias e consciência corporal)
5. Desequilíbrio: Da Fisiologia ao Movimento (respiração e diafragma)
6. Leitura em Voz Alta – Comunicar com Presença e Emoção: Introdução à Leitura em Voz Alta
7. Desequilíbrio: O Corpo na Comunicação e o Conceito de Desequilíbrio (feedback)
8. Como Falar para um, muitos e para a câmera: como usar a câmera para aprender e ensinar
9. Leitura em Voz Alta – Comunicar com Presença e Emoção: Introdução à Leitura em Voz Alta
10. Como Falar para um, muitos e para a câmera: como usar a câmera para aprender e ensinar (feedback)
11. Apresentações com Impacto – do Palco ao Digital: Improviso e Humor
12. Comunicação Corporativa: Ferramentas para engajar time e clientes
13. Apresentações com Impacto – do Palco ao Digital: Preparação do Conteúdo, Corpo – Conteúdo
14. Apresentações com Impacto – do Palco ao Digital: Preparação do Conteúdo, Corpo – Voz e Respiração para apresentações
15. Comunicação Ética e Democracia no Século XXI: Comunicação Digital, a Desinformação, os crimes cibernéticos e os direitos do cidadão.
16. Do e-mail a Blockchain: Riscos e Oportunidades na Internet e nas Redes Corporativas
17. Fala, Escuta e Eficiência: Como Organizar a Comunicação para Ser Ouvido
Professor: Marcelo Tas
18. Apresentações com Impacto – do Palco ao Digital (Feedback)

Tecnologia & Inovação

1. A Aceleração Digital e o Impacto nos Negócios: O impacto da transformação digital
2. Cultura da Inovação – criatividade como habilidade singular no ambiente exponencial
3. UX – Antropologia do Consumo e Comunicação Simbólica: Consumo como Comunicação
4. UX – Antropologia do Consumo e Comunicação Simbólica: Cultura da Inovação – criatividade como habilidade singular no ambiente exponencial
5. Cultura da Inovação – Design e UX: Metadesign e Inovação – Evolução do Design e UX
6. Inteligência Artificial e Interação com Propósito: IA generativa, autoria e ética
7. Inteligência Artificial e Interação com Propósito: Como fazer perguntas e interagir de forma eficiente com a IA
8. Inteligência Artificial e Interação com Propósito: Como ferramentas de IA podem auxiliar sua comunicação e apresentações
9. Impacto da IA Generativa na Pesquisa e a Governança Corporativa: Revolução da Gen AI na Pesquisa de Mercado e Governança
10. Estratégias para Ambientes Inclusivos: Acessibilidade para Alguns é Usabilidade para Muitos
11. Estratégias para Ambientes Inclusivos: Ambientes Deficientes e a Mentalidade de Inclusão Inovadora
12. Dados – Decisões Estratégicas na Era Digital: Fundamentos de Análise de Dados para Líderes
13. Dados – Decisões Estratégicas na Era Digital: Tomada de Decisão Baseada em Dados

Liderança e Encruzilhadas Exponenciais: armadilhas e oportunidades

1. Contexto Atual e Transformações da Liderança e no Mundo: A Quarta Revolução Industrial, seus Impactos Organizacionais e no Mundo VUCA e BANI
2. Contexto Atual e Transformações da Liderança: Vetores de Transformação Organizacional
3. Tomada de Decisão – O Exemplo do Líder Ético como Chave para a Vantagem Competitiva
4. Corporate Accountability – Liderança Responsável: Responsabilidades da Liderança
5. Corporate Accountability – Liderança Responsável: Liderança para a Nova Economia e Competências emergentes
6. Liderança e Cultura Organizacional – Lições Práticas: Equilíbrio entre formação e experiência prática e Gestão de Mudanças Organizacionais
7. Estratégias para Ambientes Inclusivos e Inovadores
8. Cultura Organizacional como Organismo Vivo e Liderança
9. Modelos Mentais
10. Empowerment e Autonomia com Responsabilidade
11. Responsabilidades da Liderança
12. Personalização da Gestão de Pessoas
13. O Papel da Liderança no Desenho dos Desafios Empresariais
14. Posicionamento Digital do Líder – Imagem, Vaidade e Estratégia na Era das Redes: Posicionamento Digital do Líder
15. Posicionamento Digital do Líder – Imagem, Vaidade e Estratégia na Era das Redes: Big Techs e o Poder Informacional

Colaboração: Como enxergar o elefante

1. A Percepção do Tempo na Era Digital – Como a Tecnologia Redefine Nossa Relação com o Tempo: Tempo cronológico vs. tempo psicológico
2. A Percepção do Tempo na Era Digital – Como a Tecnologia Redefine Nossa Relação com o Tempo: Gestão de talentos e retenção em ambientes híbridos
3. Cultura Maker e Gambiarra: Always Beta – O conceito de gambiarra como inovação popular e criativa
4. Cultura Maker e Gambiarra: Estratégias de Posicionamento e Prototipagem Pública
5. Pensamento de Futuro com Criatividade Estratégica para Equipes – Conceitos de foresight e sua importância na estratégia organizacional
6. Equipes Globais e Sustentabilidade do Desempenho: Compreendendo as Diversidades Culturais nas Equipes Globais
7. Equipes Globais e Sustentabilidade do Desempenho: O Paradoxo do Esforço – Quando Mais é Menos
8. Mapeamento de Habilidade e da Cultura de Feedbacks: Design de Equipes Complementares e Gestão de Dinâmicas Internas
9. Mapeamento de Habilidade e da Cultura de Feedbacks: Feedback Contínuo e Maturidade Colaborativa
10. Gestão Colaborativa, Inovação e Segurança Psicológica em Equipes Corporativas
11. Satisfação, Engajamento e Performance Coletiva
12. Gestão de Expectativas com Superiores e Stakeholders
13. Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Riscos Derivados da Gestão de Equipes e suas Implicações Organizacionais
14. Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Gestão de Crises em Equipes: Prevenção, Contenção e Recuperação
15. Planejamento, Riscos e Resiliência na Gestão de Equipes: Planejamento Estratégico da Atuação da Equipe e a Eficiência como Resultado

Caso seja necessário, o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da LEC poderá fazer alterações no calendário e estrutura original do curso.

Baixe a ementa completa

Perfeito para o seu objetivo profissional

Conquiste uma posição de liderança

Profissionais que possuem a habilidade de liderar são cruciais para o crescimento e a continuidade organizacional. A liderança inclusive aparece como a 3ª habilidade interpessoal mais procurada no mercado, segundo o LinkedIn Learning 2024.

Torne-se um líder indispensável

No MBA em Liderança, Inovação e Comunicação Executiva, você desenvolve as habilidades mais valorizadas em um líder, segundo o Guia Salarial 2025 da Michael Page: comunicação clara e efetiva, promoção de um ambiente colaborativo e motivador, empatia e capacidade de escutar a equipe.

Alcance uma remuneração melhor

O Guia Salarial 2024 da Robert Half afirma que profissionais com especializações são os mais valorizados e que uma qualificação diferenciada representa o fator número 1 para a concessão de aumento, sendo mais relevante do que performance, entregas e experiência.

Inscreva-se hoje e ganhe bônus exclusivos

1 Day Pass para o Congresso da LEC

Receba um ingresso de um dia para a 13º edição do Congresso da LEC, que há 10 anos reúne grandes nomes e mais de 2.500 participantes em São Paulo, em uma verdadeira imersão de 3 dias de workshops, palestras e entrevistas.

Tenha 15 dias de garantia total

Se por algum motivo, nos primeiros 15 dias a contar da data de iniciação do curso, a sua experiência no MBA em Compliance não for boa e você decidir não seguir adiante, nós oferecemos o reembolso de 100% do valor investido.

O que dizem sobre a LEC

Quem é a LEC

A LEC é uma instituição de ensino superior e líder na educação em compliance

Fundada no Brasil em 2012, hoje ela reúne mais de 150 mil pessoas em torno de propósitos como ética, integridade e transparência, com a realização de cursos, eventos, treinamentos corporativos e a produção de conteúdos nos mais diversos formatos, livros, revistas, podcast e blog.

A LEC já formou mais de 20 mil alunos

Ao longo dos últimos anos, a LEC formou e certificou as habilidades de milhares de profissionais em uma parceria estabelecida com a FGV-Projetos. E essa comunidade precisa de você, para que juntos possamos continuar a tornar cada vez mais forte e acessível a cultura de compliance para todos, causando as verdadeiras transformações que queremos ver no mundo.

FAQ

O MBA da LEC é online?

Sim, ele é oferecido em formato 100% online para que você possa acessar o conteúdo de onde estiver, sem a necessidade de deslocamento.

Preciso fazer TCC?

Os alunos poderão optar por cursar apenas 3 disciplinas optativas e, assim, elaborar um Artigo Científico como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que corresponderá a 60 horas/aula da carga horária complementar. O TCC não é obrigatório para obtenção do título de especialista.

Posso fazer o MBA em Liderança com uma graduação em qualquer área de formação?

Sim, não há pré-requisito de formação específica.

Preciso fazer processo seletivo para ser admitido(a)?

Não, basta ter finalizado uma graduação em um curso superior e obtido diploma de conclusão.

A LEC é reconhecida pelo MEC?

Sim, a LEC é Instituição de Ensino Superior nota máxima no MEC.

Como faço para acessar o curso?

O acesso será disponibilizado a partir da data de início do curso.

Quanto tempo de duração tem o MBA da LEC?

O tempo de duração é de 12 a 18 meses.

Quais documentos são necessários para a inscrição?

Para fazer a inscrição é necessário diploma ou declaração de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC, histórico acadêmico da graduação, documento de identidade, comprovante de residência atualizado e foto 3×4 recente.

Aluno LEC tem desconto na inscrição?

O aluno LEC tem 15% de desconto para se inscrever nas turmas regulares. Nesta turma especial, o desconto não é cumulativo.

Endereço

  • Rua Bela Cintra, 1149 - 6º Andar - São Paulo / SP

contato

  • +55 11 98924-8322
  • contato@lec.com.br
  • www.lec.com.br