Alejandro Quintana
Compliance Officer INDRA
Graduado em Direito pela UBA (Universidad de Buenos Aires – Argentina) e pela USP (Universidade de São Paulo – Brasil) com um Mestrado Internacional em Direito Empresarial pela UAH (Universidad de Alcalá de Henares – Espanha).
Há mais de 15 anos atuando nas áreas de Investigações de Fraudes Corporativas, Jurídico, Auditoria Interna e Compliance. Trabalhou como consultor na KPMG Argentina em Risk Consulting Services (Forensic Department) e foi referente da área de Investigações Internas e Auditoria na Telecom Argentina. Foi Gerente de Ética & Compliance Global da Bunge sediado em São Paulo para atuar na América do Sul e em diversos trabalhos internacionais. Foi Head de Ética & Compliance do Grupo Unipar, sendo o responsável pela criação do Departamento de Compliance e implementação do programa.
Atualmente é Compliance Officer Américas para Indra liderando o Modelo de Compliance, além de implementar a ISO 37.001 no Brasil, Peru, Colômbia e México entre outras atividades.
Professor convidado em diferentes instituições em cursos em nível de especialização e coautor de diversos livros e artigos sobre temas de Compliance. Diretor do programa de Ética & Compliance da UCA (Pontifícia Universidade Católica Argentina) em conjunto com ICA (Internacional Compliance Association)
Possui os certificados internacionais CFE (Certified Fraud Examiner) da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) e CCEP-I (Certified Compliance and Ethics Professional International) da Society of Corporate Compliance and Ethics. Admitido e reconhecido na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) como Consultor Jurídico Estrangeiro.
André Castro Carvalho
Sócio da CCC Consultoria
É um profissional com mais de 20 (vinte) anos de atuação, principalmente em segmentos regulados. É Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, teve sua tese de doutorado recebido o Prêmio CAPES de Tese 2014 como a melhor tese de doutorado de Direito no Brasil em 2013. Realizou estudos em nível de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology - MIT (em 2016) e na Faculdade de Direito da USP (2017-2018). Co-coordenador do Manual de Compliance (4. ed. – Ed. Forense) e do Manual de Criptoativos (Ed. Almedina) e coautor do livro Cultura Organizacional em Compliance (Ed. Thomson Reuters) e Gestão de Risco e Compliance (Ed. Senac). Foi Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (2019-2023) e atualmente é membro do seu Comitê de Ética. Consultor em projetos internacionais, como PNUD, UNODC, BID, CAF, ABA, e Transparência Internacional. É membro de Comitês de Auditoria em duas companhias em São Paulo. Sócio da CCC Consultoria, empresa especializada em serviços de compliance, proteção de dados, governança e controles internos.
Antonio Carlos Hencsey
Fundador do Eticalizando
Fundador do Eticalizando e do Podcast “É óbvio fazer a coisa certa?” Psicólogo social e Criminologista empresarial. Mestrando em Artes da Cena pela escola superior de artes Célia Helena, pós-graduado em Psicopatologia pela Universidade de São Paulo e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Pósgraduado também em Gestão de Riscos de Fraudes pela FESP. Possui vários cursos voltados para as áreas de riscos humanos, ética e prevenção de fraudes em instituições brasileiras e estrangeiras. Autor de diversos artigos e capítulos de livros relacionados à compliance e comportamento humano. Palestrante em simpósios nacionais e internacionais. Palestrante no “Virtual South America Regional Compliance & Ethics Conference” 2020 (SCCE).
Beatriz Costa
Co-autora dos livros: Dilemas e soluções práticas de Compliance - Coleção Compliance Mastermind Vol 4 - Artigo: certificações de compliance, além do selo - Aspectos positivos e práticos do processo e Grandes Temas do Direito Brasileiro - Compliance. Artigo: Investigações Internas de Compliance e seus Limites pela Ótica Trabalhista. Profissional eleita pelo Compliance On Top em 2023 e Executivos da Análise em 2023. Short Listed em 2023 pela ACC - "Compliance - Innovator". Professora da Lec do curso de anticorrupção - ISO 37.001 e Diversidade.
Carla Locatto
Advogada, consultora e auditora
Advogada, consultora e auditora líder nas normas ISOs 37.001 e 37.301. Desenvolveu sua atuação profissional para auxílio e suporte de organizações que almejam a conformidade e melhores práticas de Compliance e Privacidade, por meio da implementação de Programas ou controles internos, bem como para a realização de auditorias internas e externas que objetivam o alcance de uma certificação. É Co-autora do ebook “Gestão de Terceiros e Due Diligence de Privacidade”.
Carla Valente
Especialista em Compliance
Especialista em Compliance pela FGV/SP, pós-graduada em gestão de compliance pela INSPER e MBA em gestão de negócios pela USP, certificada em compliance financeiro pela FGV. Gerente de Compliance, PLD e Regulatório, com experiência em multinacionais e startups.
Carlos Gomes
Pesquisador em GRC e SOx pela Vennx
Pesquisador em GRC e SOx pela Vennx, empresa de tecnologia em GRC da qual é co-fundador. Com cerca de 15 anos de experiência como consultor pela Deloitte e BDO, atuou em mais de 100 projetos relacionados a gerenciamento de riscos e disciplinas correlatas. São quase 30 mil horas em serviços técnicos e projetos de alta complexidade em favor de blue chips. Como pesquisador livre, possui white papers não publicados sobre GCN e opiniões sobre o princípio contábil da continuidade. Já escreveu para jornais como o Estadão e o Correio do Estado. Na LEC, leciona a disciplina de Gestão de Crises.
Chantal Castro
Advogada
Chantal Correia de Castro é advogada, mestre em Direito Empresarial e Cidadania, com especialização em Direito Internacional e Direito Contratual, tem experiência no setor privado e em organizações internacionais atuando nas áreas de integridade, compliance e combate à corrupção no Brasil e no exterior.
Cicero Bucci
Diretor de Ética e Integridade para América Latina SALESFORCE
Cicero é executivo jurídico e de compliance, com atuação estratégica, proativa e preventiva, com sólida experiência adquirida no Brasil e na América Latina, em empresas com Itaú, Clariant, Whirlpool e ADP. Atualmente, é Latin America Director for Office of Global Ethics and Integrity na Salesforce.
Bacharel e Mestre em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, com curso de extensão acadêmica na Kellogg School of Management – Northwestern University e educação executiva pelo Program on Negotiation and Leadership at Harvard Law School.
Cleber Izzo
Advogado. Professor e Escritor
Advogado. Professor e Escritor. Pós-graduado em Direito do Trabalho – ESA. Especialista em Liderança Sindical & Empresarial – FGV. Master Business Administration – MBA em Gestão de Pessoas – FIA/USP. Experiência de 27 anos em RH & Compliance em empresas como Grupo Carso/Procisa, CBSI/CSN, Sky Brasil, Jaguar Land Rover, Grupo Ecorodovias e Ford Motor Company, na qual foi Head de Investigações Especiais na América do Sul por 6 anos. Técnico de Segurança do Trabalho, foi Docente SENAC por 12 anos. Membro das Comissões Acadêmico de Direito e Compliance da OAB e IASP. Conselheiro Estratégico na Associação de Recursos Humanos – ABRH Brasil (2023-2024). Diretor de Relações de Trabalho no Governo Federal (2019-2022). Professor e Palestrante na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (Governo Federal) e na Legal, Ethics & Compliance – LEC há sete anos.
Eloy Rizzo
Sócio das áreas de prática de Investigações Corporativas e ESG do Demarest Advogados
Sócio das áreas de prática de Investigações Corporativas e ESG do Demarest Advogados, Eloy Rizzo possui um mestrado em Direito Concorrencial e Arbitragem Internacional da King’s College London e pós-graduação em Direito Civil Processual pela PUC-SP. Eloy completou o programa ESG Certificate Program da Competent Boards. Eloy possui experiência expressiva em investigações internas de alta complexidade, concentrando sua prática em possíveis violações de leis anticorrupção em casos multijurisdicionais. Eloy presta também assessoria em procedimentos administrativos e processos originados de possíveis violações de legislação anticorrupção, além de negociar acordos de leniência com as autoridades competentes. Eloy é reconhecido por algumas das mais renomadas publicações legais, como Chambers Global, Who’s Who Legal e Compliance On Top como um dos principais advogados brasileiros com atuação em compliance.
Emerson Siécola
Advogado
Advogado desde 1995, especialista em Política Internacional e Direito Ambiental.
Experiência profissional de 34 anos, adquirida em grandes instituições do mercado financeiro nacional e atividades de assessoria e consultoria empresarial, nas áreas de Governança, Riscos e Compliance – GRC e Environmental, Social and Corporate Governance – ESG.
Instrutor, palestrante e professor. Membro de comitês e comissões de estudos sobre GRC e ESG.
Profissional certificado GRI – Global Reporting Initiative para Relatos de Sustentabilidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Membro associado e colaborador de publicações do IBGC, dentre as quais: Governance Officer (2022); Comitê de Pessoas de Assessoramento ao Conselho (2022); Boas Práticas de Governança Corporativa para Empresas Estatais (2020); Papeis e Responsabilidades do Conselho na Gestão de Riscos Cibernéticos (2019); O Papel do Conselho de Administração na Inovação das Organizações (2019); Compliance à Luz da Governança Corporativa (2018); e Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa – 5ª Edição (2015).
Érika Vaz de Moura
Chefe Executiva de Auditoria (Auditora Geral) na Eletrobras
É bacharel em Administração, licenciatura em matemática, com especialização em Auditoria e Compliance pela FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC. Possui 15 anos de experiência em Auditoria Interna, Investigação Forense, compliance, Riscos e Controles Internos, integra o Comitê de Auditoria e Compliance da Geradora Norte Energia e da UHE São Manuel. Atualmente é Chefe Executiva de Auditoria (Auditora Geral) na Eletrobras. É certificada na ISSO 31000 e no CPC-A (LEC). Em 2024, a Auditoria Interna da Eletrobras em sua gestão obteve a Certificação Internacional de Qualidade - QA pelo Instituto dos Auditores Internos. É certificada na ISSO 31000 e no CPC-A (LEC). Palestrante de auditoria interna, compliance e investigação pois é apaixonada nesses temas.
Fábio Bastos
Sócio de Risk Advisory Services RSM BRASIL
Possui 25 anos de experiência em auditoria interna, controles internos, gestão de riscos e compliance em Entidades de Previdência Privada, Capitalização, Seguradoras, Bancos, Fábricas e Empresas de Facilities e BPO.
Graduado em Administração, Pós Graduado em Aperfeiçoamento Gerencial pela FIA–USP e MBA Executivo em Gestão de Negócio pelo IBMEC;
Certificação de Controles Internos; Continuidade de Negócio; ITIL; GRC; Lean Six Sigma – Green Belt; CPC-A, CPIIC; Implementador e Auditor Líder ISO 37.001 e 37.301.
Fabio Curto
Especialista nas áreas de TI, auditoria de sistemas e avaliação de riscos
Fábio Curto possui mais de 35 anos de experiência nas áreas de Tecnologia de Informação, auditoria de sistemas e avaliação de riscos na área de TI. Participou ativamente como responsável pela segurança do ambiente de TI das instituições participantes do Grupo Santander, realizou Auditorias de ambientes especialistas, auditorias de sistemas especialistas e de TI e foi participante da equipe de Planejamento e Capacidade (Mainframe), suporte operacional de redes, administrador de redes locais, desenvolvendo as atividades relacionadas com segurança de informação, no início de sua carreira. Foi responsável pela avaliação, definição, negociação, contratação e implantação das melhores alternativas tecnológicas relacionadas à Tecnologia de Informação, tais como, criptografia, gerenciamento de acessos, sistemas de detecção e combate a invasões, monitoramento de segurança em rede e configuração e parametrização de sistemas operacionais e segurança de informação, bem como revisão dos procedimentos relacionados ao desenvolvimento, manutenção e implantação de projetos de TI. Sua experiência também inclui considerável participação em projetos em empresas nacionais e multinacionais (no Brasil e no exterior) como por exemplo, atendimento da Lei americana Sarbanes Oxley Act. Foi responsável pelo planejamento de projetos relacionados a controles internos. Também atuou na estruturação e participação de projetos de auditoria interna, gestão de riscos e compliance a normativos de Fraudes e Lavagem de Dinheiro.
Fernando Macedo
Executivo de governança, riscos, controles internos, compliance e auditoria interna
Fernando Macedo é mestre em Administração pelo IBMEC/Rio de Janeiro com experiência de 20 anos como executivo de governança, riscos, controles internos, compliance e auditoria interna. Também atua como docente e comferencista em temas como GRC, Auditoria Interna e ESG. Já atuou 10 anos como conselheiro de administração e fiscal no setor de energia e comunicações. Hoje é gerente executivo de Planejamento, Monitoramento e Qualidade de Auditoria Interna na Eletrobras.
Gustavo Lucena
Conselheiro de Compliance
Vice-Presidente de Governança, Riscos e Compliance do Grupo OLX, conselheiro de empresas de capital aberto e de empresas familiares, conselheiro consultivo da ONU Brasil do Movimento 100% Transparência, professor do IBGC e atuou como sócio da Deloitte por alguns anos, além de passagens por PwC e Andersen. Gustavo Lucena também é membro da Comissão de Compliance da OAB SP e palestrante em diversos eventos.
Inae Sales
Gerente de Compliance e Encarregada de Proteção de Dados ARTERIS
Vice-presidente da Comissão Permanente de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, desde 2012.
Formação – advogada (Universidade Mackenzie), LLM em Direito Internacional pela Oxford Brookes University – Inglaterra, certificada pela SCCE – Society of Corporate Compliance and Ethics – CCEP-I (Certified Compliance & Ethics Professional – International). Atuação na área e temas de compliance e gestão de riscos desde 2010. Nomeada Encarregada de Proteção de Dados pessoais na Arteris em 2021, atuando também nos temas relacionados à proteção da privacidade desde então.
Isabel Franco
Responsável pela área de Compliance, Investigações & White-Collar do Azevedo Sette Advogados
Responsável pela área de Compliance, Investigações & White-Collar do Azevedo Sette Advogados, Isabel é formada pela Faculdade de Direito do Lgo São Francisco (USP), cursou o Programa de Formação para Advogados da Harvard Law School e completou seu mestrado na Fordham University (NY). Foi presidente da Seção de Direito Internacional da NYSBA (New York State Bar Association), vice-presidente da Comissão de Anticorrupção Empresarial da IBA (International Bar Association), Relatora do Tribunal de Ética da OAB, SP e repporteur da Transparency International por muitos anos. Na AmCham foi membro do Conselho de Administração, do Comitê Executivo e Consultora Jurídica. Foi finalista do Prêmio Claudia em 2010, na categoria “Negócios” por sua atuação no combate à corrupção empresarial. Por anos seguidos, Isabel tem sido ranqueada como líder na América Latina na prática de anticorrupção e compliance pela The Latin American Corporate Counsel Association (LACCA) tendo sida incluída entre as 100 melhores investigadoras do mundo pela Global Investigations Review (GIR). Isabel é ranqueada pelo diretórios internacional Chambers & Partners como Band 1, o mais alto grau de ranqueamento e classificada entre as mais admiradas pela revista Análise Advocacia por vários anos.
Josi Marinho
Especialista em Gerenciamento de Projetos e em Liderança e Gestão de Pessoas
Josi Marinho é Mestre me Letras pela UERJ, Especialista em Gerenciamento de Projetos e em Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV e Graduada em Letras pela UERJ. É Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Practitioner em PNL pelo Instituto Você e Qualificada no instrumento de mapeamento e identificação de perfil, MBTI® pela Fellipelli Consultoria. Sua trajetória profissional envolve cargos de liderança, gestão e desenho de soluções educacionais, tendo experiência de mais de 17 anos em gestão educacional, gestão de equipes, gestão de projetos e educação corporativa, com atuação em projetos de implantação de programas de educação corporativa. Professora de pós-graduação e MBAs na FGV e no FGV Incompany em áreas de conhecimento de liderança, gestão, aprendizagem. Além de sua atuação como facilitadora corporativa em diversas áreas temáticas que envolvem liderança, gestão, aprendizagem, comunicação e carreira e palestrante nos mesmos temas.
Karen Machado
Advogada especialista em Direito Ambiental e Compliance
Advogada, especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional, e em Compliance, professora e palestrante. Professora do Curso Liderança ESG da LEC desde a primeira turma. Consultora jurídica em Meio Ambiente há 18 anos, com sólida experiência em Estudos e Licenciamento Ambiental, Programas de Compliance e Due Diligence Ambiental e ESG, e em Políticas Públicas Ambientais.
Letícia Sugai
Consultora de Compliance
Eleita por 3x consecutivas uma das 10 consultoras de compliance mais admiradas do Brasil (Compliance ON TOP). 3x Professora do ano na Legal Ethics Compliance (LEC). Sócia da Veritaz Gestão de Riscos e Compliance, Co-Fundadora do Hub Elas no ESG, Presidente do Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM) e criadora do Movimento "Integridade Sempre Vale a Pena". Vencedora do 1º Prêmio Compliance Across Americas.
Certified Expert in Compliance (CEC) pelo Instituto ARC, Certificada em Compliance e Anticorrupção pela Legal Ethics Compliance (LEC), MBA em Gestão de Riscos Corporativos pela Faculdade de Engenharia São Paulo e MBA em ESG and Impact pela Exame e Trevisan Escola de Negócios.
Especialista em Comunicação Persuasiva e Pensamento Crítico pelo MIT Professional Education e em Facilitação de Workshops pela How Education. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Paraná.
Lucia Casasanta
Auditoria & Consultoria em Gestão de Riscos
Com atuação em Conselhos de Administração, Comitês de Auditoria, Comitês de Estratégia, Governança e Sustentabilidade, e Conselho Fiscal, vem acumulando experiências que vão além do seu background original em auditoria e riscos. Foi a primeira diretora de Governança, Riscos e Compliance da Eletrobras, responsável pela implementação do Programa de Compliance do Grupo, pela resolução de pendências regulatórias junto a SEC e DoJ por suspeita de violação da lei anticorrupção americana, bem como contribuiu na implementação de boas práticas de governança e na recuperação da credibilidade da companhia, preparando-a para a bem sucedida privatização. Carreira profissional consolidada em Auditoria & Consultoria em Gestão de Riscos, com 29 anos de atuação na Arthur Andersen e Deloitte, sendo 13 anos como Sócia, com experiência em diversos segmentos de negócio. É mestra em Administração, pós graduada em Administração Financeira e graduada em Contabilidade e em Economia. É certificada para Conselho de Administração pelo IBGC. Foi eleita pelo pares como um dos 20 profissionais mais admirados de Compliance no Brasil, no anuário Compliance On Top 2019.
Luciana Silveira
Diretora Jurídico & Compliance BOSTON METAL
Executiva experiente na estruturação e gerenciamento de programas de compliance, bem como gestão de crises, com histórico de trabalho no segmento de big data analytics, indústria de metalurgia e mineração, e escritórios de advocacia. Atualmente, General Counsel (Diretora Jurídico & Compliance) da Boston Metal, startup pionera no desenvolvimento de tecnologia para tratamento de rejeito de mineração e descarbonização da produção de aço. Foi Chief Compliance Officer da Neoway, responsável pela estrutura de governança corporativa, riscos e compliance (GRC), gestão de crise e negociação de acordos de leniência, suporte aos processos de due diligence de M&A e negociação do acordo de venda da Neoway para a B3. Também foi responsável pela implementação e gerenciamento do programa de compliance global da CBMM (Brasil, EUA, Holanda, Suíça e Cingapura). Antes de atuar com GRC, Luciana trabalhou com temas de regulatório do comércio internacional. Luciana possui certificação de compliance CCEP-I, Doutorado pela PUC-SP com bolsa sanduíche Fulbright na WCL in Washington – DC, e é autora do livro “Lei da Empresa Limpa: A Nova Geração de Leis Anticorrupção e o Comércio Internacional”.
Marcelo Fridori
Membro de comitê de auditoria - CCoAud
Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Conselheiro de administração – CCA e Membro de comitê de auditoria - CCoAud.
•Certificado pelo IIA – The Institute of Internal Auditors: Certified Internal Auditor, Certified in Control Self-Assessment e Certified in Risk Management Assessment.
•Especialista “avançado” e “executivo” em Governança, Riscos e Compliance, pela KPMG – Risk University.
•Mestre em administração de empresas, pela FEA - USP.
•Graduado em administração de empresas, pela PUC - SP, e em engenharia de produção, pela UNIP.
Experiência profissional:
•Membro da comissão de gerenciamento de riscos corporativos do IBGC, desde março/2023.
•Gerente executivo de auditoria interna da Vibra Energia, desde junho de 2018.
•Superintendente de auditoria da Sabesp, de outubro de 2011 a maio de 2018.
•Professor convidado do IBGC em disciplinas sobre auditoria interna, desde 2019.
Marcelo Pontes Vianna
Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União
É graduado em Direito e em Ciência Política. Pós-graduado em Direito Público, em Direito Disciplinar e em Economia. É Mestre em Direito pela University of Notre Dame (Master of Laws, LL.M.).
É Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, desde 2006. Na CGU, exerceu as funções de Corregedor Setorial, Corregedor-Geral Adjunto e de Diretor de Responsabilização de Entes Privados. Exerce a função de Secretário de Integridade Privada, desde 2023.
É autor de livro e artigos relacionados à aplicação da lei anticorrupção, acordos de leniência e integridade. Atuou como membro da delegação brasileira nas reuniões de implementação das convenções anticorrupção no âmbito da ONU e da OCDE. Atuou como presidente do Grupo Anticorrupção do G20, em 2024.
Marcelo Zenkner
Managing Director da FTI Consulting
Managing Director da FTI Consulting em São Paulo. Ex-Diretor de Governança e Conformidade da Petrobras. Ex-Promotor de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo. Ex-Secretário de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo. Líder do Comitê de Cultura de Integridade da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas ONU. É Professor da Link School of Business e da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). É Doutor pela Universidade Nova de Lisboa e autor de vários livros publicados, dentre eles "Integridade Governamental e Empresarial" e "Fundamentos do ESG", todos pela Editora Fórum.
Márcia Muniz
Executiva de Compliance
24 anos de experiência na liderança e implementação de departamentos jurídicos e compliance de grandes multinacionais, como Philip Morris; Peugeot Citroen, HP e Hyundai. Atualmente Diretora Jurídica Senior, Compliance e Data Protection Officer da Cisco.
Experiência na gestão da área consultiva empresarial, contencioso de massa, contencioso estratégico, gestão de escritórios externos e implementação e gestão de programas de compliance.
Membro do board de liderança das companhias em que atuou.
Agente de Compliance certificada pela American Society of Compliance and Ethics. (SCCE)
Pós MBA pela Saint Paul – Advanced Boardroom Program for Women (ABP-W) – (abril 2018 – abril 2019)
Professora da Lec nos cursos de - Compliance Anticorrupção e - Proteção de Dados
Reconhecida entre os 20 profissionais de Compliance mais admirados no Brasil no anuário Compliance on Top 2020, 2021 e 2023
Reconhecida entre os 5 Data Protection Officers mais admirados no Brasil no anuário Compliance on Top 2022
Reconhecida entre os Executivos Jurídicos mais admirados no Brasil na Pesquisa Análise 2020, 2021, 2022 e 2023
Reconhecida entre os Executivos de Compliance mais admirados no Brasil na Pesquisa Análise 2021, 2022 e 2023.
Mário Spinelli
Diretor de Governança e Conformidade da Petrobras
Atualmente, é Diretor de Governança e Conformidade da Petrobras. É Doutor em Administração Pública e Governo, Mestre em Administração Pública e atua como professor em várias instituições de ensino. É membro do Comitê Consultivo do Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU. Participou da elaboração da Lei Anticorrupção e da Lei de Acesso à Informação. Foi representante do governo brasileiro no Grupo Anticorrupção do G-20. Executivo de Compliance, tem longa experiência em atividades relacionadas à promoção da integridade nos setores público e privado. Entre outras funções relevantes, foi Diretor de Compliance Regulatório na Protiviti-ICTS, Secretário de Prevenção da Corrupção da CGU, o 1º Controlador-Geral do Município de São Paulo, Controlador-Geral de Minas Gerais, Ouvidor-Geral da Petrobras e Conselheiro do Coaf. Foi escolhido pelos pares como um dos 20 profissionais admirados de Compliance no Brasil no anuário Compliance On Top 2023. Recebeu o Diploma de Mérito do Coaf “em reconhecimento pela sua contribuição ao sistema brasileiro de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo”. Também recebeu congratulação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), “por sua significativa contribuição para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil". Tem inúmeros artigos científicos publicados e participação em obras dedicadas ao compliance e à integridade no Brasil e no exterior.
Massamitsu Iko
Responsável pela área de Ética e Compliance América Sul da Bunge
Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e post-MBA pela Kellogg School of Management da Northwestern University. Há 26 anos atuando nas áreas de Compliance, Auditoria e Controladoria. Responsável pela área de Ética e Compliance América Sul da Bunge. Professor convidado em diferentes instituições em cursos em nível de especialização, pós-graduação e MBA. Co-autor de diversos livros e artigos sobre temas de Compliance. Possui os certificados CFE, CCEP-I e LPEC.
Matheus Cunha
Sócio e Diretor Acadêmico LEC
Advogado com mais de 15 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais. Foi Secretário Adjunto de Transparência e Combate à Corrupção de Mato Grosso, responsável pela criação do seu Programa de Integridade, o primeiro do Brasil no setor público. Professor nos cursos de Compliance na LEC, na Universidade Católica da Argentina e em diversas outras instituições de ensino. Mestre em Direito pela UFMT, onde defendeu a “Relação Tridimensional entre Corrupção, Compliance e Direitos Humanos e Fundamentais”. Autor de livros e artigos sobre compliance, gestão de riscos, governança e privacidade de dados. Eleito em 2019, 2020, 2021 e 2022, pela pesquisa Compliance On Top, como um dos consultores de compliance mais admirados do Brasil.
Olga Pontes
Palestrante, professora e membro de conselhos consultivo
Olga é palestrante, professora e membro de conselhos consultivo com foco em estratégias voltadas para uma cultura de integridade. Possui 27 anos de experiência internacional e multicultural tendo liderado projetos de Governança Corporativa, Riscos e Compliance em ambientes de negócios altamente regulamentados e monitorados nos 5 continentes.
Liderou o desenho e a implantação das áreas de Compliance, Auditoria Interna, controles internos e Segurança da Informação em grandes empresas.
Renato Machado
Professor e ex-Diretor da CGU
RENATO MACHADO DE SOUZA foi Diretor de Promoção e Avaliação de Integridade Privada e Diretor de Acordos de Leniência na Controladoria-Geral da União (CGU). É doutor em Direito (cum laude, premio extraordinário) pela Universidade de Salamanca, Espanha, e tem LL.M. em Direito Internacional (with distinction) pela Stetson University College of Law, Estados Unidos. Publicou livros e artigos sobre os temas de compliance, corrupção e responsabilidade de pessoas jurídicas no Brasil, nos Estados Unidos e na Espanha. É professor do curso de compliance anticorrupção e do curso de investigações corporativas da LEC e de cursos de mestrado da Universidade de Salamanca.
Ricardo Caiado
Advogado
Ricardo Caiado Lima é advogado com mais de 15 anos de experiência em Compliance, investigações corporativas e Direito Penal Empresarial. É palestrante frequente em eventos nacionais e internacionais sobre as referidas áreas. É coautor dos livros “A influência positiva de programas de compliance efetivos no cumprimento do dever de vigilância empresarial” e “LGPD e o Tratamento de Crimes Cibernéticos no Brasil”. Foi reconhecido como um dos advogados mais admirados em Compliance em rankings como Chambers Global, categoria Up and Coming Lawyer (2022 - 2024), Who's Who Legal, categorias Global Future Leader Partners in Investigations (2022 e 2023) e Thought Leaders Global Elite - Investigations Under 45 (2023). Foi eleito um dos 20 profissionais mais admirados de Compliance no Brasil pelo anuário Compliance On Top (2022 e 2023).
Ricardo Inglez de Souza
Advogado, Professor e Consultor
Profissional com mais de 25 anos de experiência, representou empresas nacionais e internacionais em casos complexos de gestão de crise, defesa comercial, compliance e, principalmente, defesa da concorrência. Tem tido atuação acadêmica como professor em instituições nacionais internacionais de renome, além de farta produção de artigos e livros.
Tae Young Cho
Sócia Fundadora do GCAA
Sócia Fundadora do GCAA. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-graduada em Direito Empresarial pelo COGEAE/PUC-SP, mestre em Direito Comercial e doutora em Direito Econômico pela PUC-SP. Coordenadora do Curso de Compliance em Proteção de Dados da Legal, Ethics & Compliance – LEC. Membro notável da Comissão de Proteção de Dados da OAB/SP. Foi Diretora do Jurídico Corporativo da maior empresa da área de saúde do Brasil, sendo responsável pelas áreas de privacidade, governança corporativa, societária, tributária e operações de M&A. Foi sócia de escritórios de advocacia de grande porte, sendo responsável pelas áreas que integram o direito empresarial. É especialista na implantação de programas de Governança Corporativa, ESG, Privacidade e Proteção de Dados, com ampla experiência em direito empresarial. Certificações: CPC-PD (LEC) e PDPELGPD (EXIN).
Prêmios Relevantes: Reconhecimento entre os advogados mais admirados de Direito Digital (Privacidade) pela Revista Análise 500. Também recebeu reconhecimento entre os advogados mais admirados nos setores de Saúde e Farmacêutico pela Revista Análise 500.
Tatiana Camarão
Diretora de Relações Institucionais IMDA
Diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Professora da Pós Graduação PUC/MG. Coautora dos livros: Termo de Referência; Gestão e Fiscalização de Contratos; Processo Administrativo; e Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Lei 14133/2021 pela Editora Fórum.
Thiago DiCiesco
Consultor independente
- Mestrando em Corporate Finance pela Universidade de Bordeaux/FRA, Pós-graduado em Economia Comportamental e Tomada de Decisão pela FIA/SP, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP, especialização em Business Strategy pela University of La Verne/USA, especialização em Neurociência e Neuroeconomia pela FIA/SP e bacharelado em Administração de Empresas FEI/SP.
- Profissional com mais de 23 anos de experiência liderando projetos de Auditoria Interna e Externa, Gestão de Riscos, Compliance, Governança Corporativa, Prevenção a Fraudes e Lavagem de Dinheiro.
- Membro Comitê de Riscos e Compliance da Caixa Capitalização (XS4).
- Consultor independente para empresas privadas e públicas no processo de aculturamento de boas práticas de negócios para Alta Administração (Diretoria, Comitês e Conselhos).
- Treinador e consultor empresarial com vivência em instituições nacionais e internacionais.
Professor e educador na UFRJ, FGV, IBMEC, Escola de Negócios e Seguros e na CrossOver Business School.