Licitações e Contratos Públicos com Ênfase em GRC

Coordenadores

Tatiana Camarão

Diretora de Relações Institucionais do IMDA

Alexandro Guirão

Advogado e Sócio-Diretor do Guirão Advogados

Este curso capacita agentes públicos e privados a compreenderem a Nova Lei de Licitações e Contratos Públicos, destacando a importância de Governança, Riscos e Compliance.
Este curso acumula 55 créditos para as Certificações: CPC-A e CPIIC

Sobre o curso

Domine a nova Lei de Licitações e Contratos Públicos com um olhar para GRC.

Este curso capacita Agentes Públicos e Profissionais da Iniciativa Privada com uma abordagem atualizada para lidar com os desafios legislativos em constante evolução. Aprenda as mais recentes estratégias e ferramentas para fortalecer a prevenção e combater desvios, fraudes e corrupção nos contratos públicos.

Desenvolva habilidades práticas e aplique seus conhecimentos diretamente em suas atividades profissionais. Você se tornará proficiente em compreender a legislação e sua aplicação em situações reais, ampliando seu senso analítico e crítico em questões jurídicas relacionadas à contratação, seja na esfera pública, terceiro setor ou iniciativa privada.

Como funciona

O curso é realizado inteiramente online, em uma sala de aula virtual com aulas ao vivo. Tem uma carga horária total de 55 horas, divididas em:

  • 30 horas de aulas ao vivo, realizadas online em tempo real.
  • 20 horas de videoaulas gravadas, disponível por 12 meses na plataforma do aluno.

Para quem se destina

  • Agentes Públicos ou do Terceiro Setor que buscam conhecimento e formação para trabalhar com licitações públicas e gestão de contratos.
  • Profissionais de empresas que atuam em licitações e contratos com a administração pública ou terceiro setor.
  • Advogados, Consultores, Compliance Officers e demais profissionais que prestam serviços para Empresas Licitantes.
  • Todos que já atuam na área ou que pretendem direcionar suas carreiras dentro da administração pública contratante.

*Recomenda-se ter conhecimentos jurídicos básicos ou noções gerais sobre a estruturação da administração pública e os requisitos para contratação com ela. Também são úteis conhecimentos sobre boas práticas e metodologias para implementação de programas de integridade na iniciativa privada.

Por que se inscrever

  • Sala virtual ao vivo
    Assista às aulas como se estivesse na sala de aula da LEC sem sair da sua casa. Interaja com os professores e com seus colegas de turma em tempo real por meio de um ambiente online exclusivo.
  • Material didático incluso
    Faça download da apostila especialmente desenvolvida para este curso, além de outros conteúdos extras para consulta no portal do aluno.
  • Grupo no WhatsApp
    Participe de um grupo de discussão exclusivo com professores e colegas de turma que incentiva debates e muito networking.
  • Turmas limitadas
    Este curso tem um limite de apenas 70 alunos por turma.

Garantia incondicional LEC

Inscreva-se agora mesmo e tenha 15 dias para testar o curso. Se por qualquer motivo decidir não prosseguir, a LEC devolve 100% do seu investimento.

*A realização do curso está sujeita à confirmação da turma e as datas podem sofrer alterações.

Aulas ao vivo (sala virtual)

1. Overview: Gestão Pública e do Direto Administrativo aplicável a Licitações e Contratos

1.1. Organização da Administração Pública e competências federativas em matéria de licitações e contratos;

1.2. Princípios Constitucionais Administrativos e Ampliados da Nova Lei de Licitações;

1.3. O Estado enquanto Contratante;

1.4. Normas constitucionais sobre licitação pública e contrato administrativo.

2. Overview: Gestão Pública e do Direto Administrativo aplicável a Licitações e Contratos

2.1. O regime ‘antigo’ de licitação pública e contrato administrativo: as Leis nº 8.666/1993, nº 10.520/2002 e nº 12.462/2011;

2.2. O regime de licitação pública e contrato das empresas estatais: Lei nº 13.303/2016;

2.3. Regimes Próprios de Contratação;

2.4. Vigência e Regime de Transição estabelecido pela Lei 14.133/21 e adequações à Legislação Correlata (CPC, Código Penal, PPP e Concessões Públicas);

2.5. Práticas inovadoras na Gestão Pública voltadas às licitações e contratos.

3. GRC aplicado às Licitações e Contratos Públicos

3.1. Governança Pública e Governança Corporativa;

3.2. Gestão de Riscos (Risk-Based Approach) como diretriz em todas as fases das licitações e controles internos;

3.3. As 3 linhas de defesa do art. 169 da NLLC;

3.4. Conceito de risco; Modelo COSO ERM e ISO 31000;

3.5. Gestão de Riscos no contexto das contratações públicas;

3.6. Análise de risco do metaprocesso de contratação pública;

3.7. Etapas do Processo de Gestão de Riscos;

3.8. Análise do contexto; Identificação dos riscos;

3.9. Causas; Consequências;

3.10. Avaliação dos riscos;

3.11. Matriz de Riscos: probabilidade de ocorrência x impacto.

4. Governança nas Contratações Públicas

4.1. Governança X Gestão.

4.2. Importância e Compreensão do Planejamento Estratégico Organizacional.

4.3. Planos de Obras, TIC, Sustentabilidade.

4.4. Desdobramentos do Planejamento estratégico.

4.5. Plano de Contratação Anual.

5. Estruturação e Segmentação de Compras

5.1. Estruturação do Departamento de Suprimentos;

5.2. Segmentação de compras;

5.3. Definição de KPIs para o monitoramento.

6. Programas de Integridade como exigência na contratação com a Administração Pública

6.1. A exigência de programas de integridade na contratação com a Administração Pública – Cartilha da CGU;

6.2. Cartilha CGU sobre Programas de Integridade para Administração Pública.

7. Planejamento das Contratações

7.1. Plano Anual de Contratações;

7.2. Processo de Trabalho;

7.3. Documento de Formalização de Demanda.

8. Fase Preparatória na licitação

8.1. Elementos dos Estudos Técnicos Preliminares e demais conceitos relevantes;

8.2. ETP e a jurisprudência dos Tribunais de Contas;

8.3. Termo de Referência e Projeto Básico;

8.4. Padronização e Pré-Qualificação;

8.5. Elementos do Termo de Referência;

8.6. Edital e pontos de atenção;

8.7. Aprovação Jurídica, publicidade; etc.

9. Oficina – Pesquisa de Preços e Critério do menor dispêndio na prática

9.1. Proposta apta a gerar o melhor resultado: compreensão do critério do menor dispêndio;
9.2. Oficina.

10. Instrumentos Auxiliares de Licitação

10.1. Credenciamento;

10.2. Pré-qualificação;

10.3. Procedimento de manifestação de interesse;

10.4. Sistema de registro de preços;

10.5. Do registro cadastral.

11. Formalização dos Contratos com a Administração

11.1. Conceito de contrato administrativo;

11.2. Contratos regidos por legislação própria;

11.3. Cláusulas contratuais necessárias no regime da Lei nº 14.133/2021;

11.4. Garantia contratual;

11.5. Programa de Compliance como critério para manutenção dos contratos;

11.6. Meios alternativos de resolução de controvérsias;

11.7. A formalização do contrato administrativo;

11.8 Publicidade e Submissão do contrato aos órgãos de controle (Papel dos Tribunais de Contas).

12. Execução dos Contratos Administrativos

12.1. Duração do contrato;

12.2. Gestor e o fiscal do contrato administrativo;

12.3. Avaliação da existência e efetividade do programa de integridade em contratações de grande vulto;

12.4. Subcontratações;

12.5. Cessão; recebimento e medição;

12.6. Empenho e pagamento;

12.7. Alteração contratual;

12.8. Equilíbrio econômico-financeiro;

12.9. Extinção dos contratos.

13. Oficina: Gestão e Fiscalização de Contrato na prática

13.1. Oficina de Gestão e Fiscalização de Contrato.

14. Reequilíbrio, reajuste e repactuação de contratos públicos

14.1. Reequilíbrio, reajuste e repactuação de contratos de Obras públicas.

15. Infrações e Sanções Administrativas

15.1. Descumprimento contratual;

15.2. Fraude contratual;

15.3. Processo administrativo sancionador: Impugnações, Pedidos de Esclarecimentos e Recursos;

15.4. Aplicação de leis correlatas;

15.5. Sanções aplicáveis;

15.6. Desconsideração da personalidade jurídica;

15.7. Reabilitação;

15.8. Programas de Compliance e a dosimetria das sanções;

15.9. Programas de Compliance e a Reabilitação dos infratores, etc.

16. Avanços e desafios para o aperfeiçoamento das Licitações

16.1. O procedimento adjudicatório e a adequação ao propósito da contratação (fit for purpose);

16.2. Novos desenhos procedimentais: o desafio de implementação do diálogo competitivo;

16.3. Uma hermenêutica do contrato público: flexibilização e consensualismo.

Aulas online (on demand)

1. Overview de Compliance

1.1. Origens, Legislação Estrangeira e Brasileira e Metodologia da LEC;

1.2. Compliance no Poder Público, nas Empresas Públicas (Lei 13.303/2016) e nas Empresas Privadas.

2. Contratação Direta

2.1. Fundamento;

2.2. Modalidades de Contratação Direta;

2.3. Processo de Contratação Direta;

2.4. Dispensa de Licitação Pública;

2.5. Inexigibilidade de Contratação Pública;

2.6. Licitação dispensável, licitação deserta ou fracassada;

2.7. Compra de Medicamentos Especiais, Licitação Dispensada;

2.8. Fraudes em Contratações Diretas.

3. Modalidades de Licitações

3.1. Critério determinante para a utilização das modalidades pregão e concorrência: bens e serviços comuns e especiais;

3.2. Concorrência;

3.3. Concurso;

3.4. Leilão;

3.5. Pregão;

3.6. Diálogo competitivo;

3.7. Outras modalidades em legislação especial, etc.

4. Procedimento da Licitação

4.1 A estrutura procedimental da Lei nº 14.133/2021;

4.2. Licitação eletrônica e presencial;

4.3. Edital;

4.4. Saneamento de vícios;

4.5. O Contencioso nos processos de licitação: Impugnações, Pedidos de Esclarecimentos e Recursos.

5. Julgamento de Propostas e Habilitação

5.1. Apresentação e análise das propostas;

5.2. Pontos importantes do Julgamento de propostas;

5.3. Programas de compliance como critério de desempate.

6. Licitações para Micro e Pequenas Empresas

6.1. Vantagens competitivas da Lei Complementar 123, interpretação e aplicação do Art. 4ª da Lei 14133;

6.2. Privilégios e garantias em caso de consórcios (art. 15, § 2º), manifestação de interesse (art. 81, § 2º – confusão com startups) e ordem cronológica de pagamentos (art. 1412, § 1º).

7. Programas de Integridade como exigência na contratação com a Administração Pública

7.1. Legislações Estaduais e Municipais sobre a exigência de Programas de Integridade na contratação com a Administração Pública.

8. Controle da Administração Pública

8.1. Modelo Tridimensional de Controle;

8.2. Noções de Atos e Processo Administrativo aplicadas à Administração Pública;

8.3. Poderes da Administração e o Sistema Sancionador na NLLC;

8.4. A tutela penal das licitações e contratações públicas;

8.5. O papel da Advocacia Pública e dos Órgãos de Controle na Nova Lei de Licitações e Contratos;

8.6. O novo perfil (esperado) do Agente Público que atuará na licitação e na gestão do contrato;

8.7. Os necessários cuidados com os Conflitos de Interesse.

9. Contratação pelas Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista – Procedimentos e Peculiaridades da Lei 13303

9.1. Da exigência de licitação e dos casos de dispensa e de inexigibilidade;

9.2. Disposições de Caráter Geral sobre Licitações e Contratos Com Estatais;

9.3. Das Normas Específicas para Obras e Serviços;

9.4. Das Normas Específicas para Aquisição e Alinação de Bens;

9.5. Procedimentos de Licitação;

9.6. Procedimentos Auxiliares: I – pré-qualificação permanente; II – cadastramento; III – sistema de registro de preços; IV – catálogo eletrônico de padronização.

9.7. Formalização e Execução dos Contratos;

9.8. Fiscalização pelo poder público e pela sociedade.

Alexandro Guirão
Advogado e Sócio-Diretor do Guirão Advogados
Advogado e Sócio-Diretor do Guirão Advogados, no ABC Paulista desde 2001. Especializado em Compliance, com certificações em Anticorrupção, Investigações Internas, Proteção de Dados e Direito Societário. Professor de Direito Empresarial na USCS e coordenador do OIEC, focado em promover a integridade e o compliance nas empresas.
Andre Kuhn
Consultor do Instituto Protege
Profissional certificado por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo IBEC/ICEC – International Cost Engineering Council. Mestre em Engenharia Civil na Universidade Federal Fluminense (UFF); Graduado em Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia (IME); Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Engenheiro do Quadro de Engenheiros do Exército Brasileiro até 2013; Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal de 2014 a 2019; Diretor Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT de 2019 a 2020; Presidente do Conselho de Administração da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A de 2019 a 2020; Diretor Presidente da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. de 2020 a 2022; Autor dos livros: Qualidade e Licitação de Obras Públicas: uma Análise Crítica; Contratos de Obras Públicas – Uma Visão Gerencial e coautor do livro “Lei das Estatais Comentada – Lei 13.303/16. Agraciado com o título de Engenheiro de Custos do Ano de 2023, pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – IBEC. Palestrante em cursos e seminários sobre Licitações e Contratos de Obras Públicas; Professor nos cursos de Pós-Graduação do Ibmec; Consultor do Instituto Protege.
Christianne Stroppa
Advogada no Jacoby Fernandes & Reolon
Advogada no Jacoby Fernandes & Reolon Adv. Associados. Professora Doutora e Mestre pela PUC/SP. Ex-Assessora de Gabinete no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Advogada especialista em Licitações e Contratos Administrativos. Membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo – IBDA, do Instituto de Direito Administrativo Paulista – IDAP, do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP e do Instituto Nacional de Contratação Pública – INCP. Autora de diversos artigos e palestrante na área da contratação pública.
Frankilin Santos
Coordenador do NELCA
Auditor e pesquisador de compras públicas há mais de 20 anos. Bacharel em Computação pela UFMT. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Doutorando em Engenharia e Gestão pela Universidade de Lisboa. Vencedor de Prêmios de Qualidade do Gasto Público. Coordena o NELCA, maior comunidade de prática de compradores públicos do Brasil. Autor de diversos artigos e livros nas áreas de governança, fraudes e terceirização.
Gabriela Percio
Vice-Presidente do Instituto Nacional da Contratação Pública
Advogada e consultora em Licitações e Contratos Administrativos. Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Vice-presidente do Instituto Nacional da Contratação Pública (INCP). Membro associado do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro (IDASAN). Membro da Comissão de Estudos em Licitações e Contratos do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Professora convidada das pós-graduações em licitações e contratos do Instituto Goiano de Direito (IGD), da Escola Mineira de Direito (EMD) e da Faculdade Polis Civitas – Curitiba/PR. Autora de livros e artigos. Palestrante na área de contratações públicas.
Matheus Cunha
Sócio e Diretor Acadêmico na LEC
Advogado com mais de 15 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais. Foi Secretário Adjunto de Transparência e Combate à Corrupção de Mato Grosso, responsável pela criação do seu Programa de Integridade, o primeiro do Brasil no setor público. Professor nos cursos de Compliance na LEC, na Universidade Católica da Argentina e em diversas outras instituições de ensino. Mestre em Direito pela UFMT, onde defendeu a “Relação Tridimensional entre Corrupção, Compliance e Direitos Humanos e Fundamentais”. Autor de livros e artigos sobre compliance, gestão de riscos, governança e privacidade de dados. Eleito em 2019, 2020, 2021 e 2022, pela pesquisa Compliance On Top, como um dos consultores de compliance mais admirados do Brasil.
Marcelo Zenkner
Sócio no TozziniFreire Advogados
Sócio nas áreas de Compliance e Direito Administrativo de TozziniFreire Advogados. Consultor, professor da Link School of Business e doutor em Direito Público pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Líder do Comitê de Cultura de Integridade da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Ex-Promotor de Justiça, ex-Secretário de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo e ex-Diretor de Governança e Conformidade da Petrobras.
Marcio Sobral
Chefe de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção na CGU
Chefe do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção na Controladoria-Geral da União (CGU) e professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Tatiana Camarão
Diretora de Relações Institucionais do IMDA
Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1997). Diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Professora da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Palestrante e instrutora de cursos de capacitação.
Robinson Nicácio
Advogado
Advogado. Mestre em Direito Ambiental pela UNISANTOS. Doutorando em Direito Ambiental Internacional pela UNISANTOS em parceria com o Coastal Institute do Department of Marine Affairs da Universidade de Rhode Island (Estados Unidos). Pós- graduado em Direito Constitucional pela ESDC. Pós-graduado em Direito Administrativo pela PUC-MG. Professor de Direito Público na Universidade Municipal de São Caetano do Sul-USCS
Viviane Mafissoni
Advogada e Servidora Pública
Advogada, especialista em Direito Público e servidora pública efetiva desde 2010, com atuação nacional nas áreas de licitações, contratos administrativos e governança pública, com ênfase em centralização de compras, gestão de contratos e atas de registro de preços e aplicação de sanções administrativas. Membra consultiva da Comissão de Licitações e Contratos da OAB/DF e membra da Comissão de Estatais do IBDA. Diretora Acadêmica do Instituto Nacional da Contratação Pública – INCP e Coordenadora-Geral de Logística da Advocacia-Geral da União. Professora de pós-graduação na Escola Mineira de Direito e no Instituto Goiano de Direito. É formada em Alta Liderança pela Fundação Dom Cabral (2019) e em Mecanismos de Combate à Corrupção nas Contratações Públicas pela Universidade de Lisboa (2019). Atua como consultora na estruturação de regulamentos e projetos de normatização. Colunista das séries “Doses de Penalidades” e “Centralização em Foco”. É autora de artigos jurídicos, coautora de diversos livros e avaliadora de artigos técnicos do Consad. Reconhecida por sua atuação prática, técnica e transformadora nas contratações públicas brasileiras.
Anderson Pedra
Advogado e Procurador
Advogado. Procurador do Estado (ES). Pós-doutor em Direito (Universidade de Coimbra). Doutor em Direito do Estado (PUC-SP). Professor de Direito Administrativo da FDV/ES. Membro fundador do INCP. Autor de obras jurídicas.
Franklin Brasil Santos
Auditor Federal e Pesquisador em Compras Públicas
Coordenou a área de estratégia da Central de Compras federal. Doutorando em Engenharia e Gestão pelo IST/ULisboa. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP (2014). Bacharel em Ciências da Computação pela UFMT (2002). Experiência em governança e gestão de riscos do setor público, com ênfase em licitações e contratos, fraudes, pesquisa de preços e serviços terceirizados. Coordenador do Grupo NELCA, que congrega compradores públicos de todo o país. Ganhador de prêmios de Qualidade do Gasto Público. Autor e coautor de diversos livros, capítulos e artigos sobre o campo de contratações.
* Corpo docente sujeito a alterações

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