Gestão Jurídica: Legal Operations, Inovação e Inteligência Artificial + Certificação CPG-Jur

Coordenadores

Paulo Samico

Executivo jurídico e LinkedIn Top Voice

Daniel Becker

Sócio do BBL Advogados e Diretor de novas tecnologias no CBMA

Desenvolva as competências que o mercado espera de líderes jurídicos de alta performance. O curso oferece uma formação completa em temas essenciais como Legal Operations, liderança, transformação digital, IA, jurimetria, gestão de riscos, ESG, inovação, negociação e muito mais.

Sobre o curso

O curso tem como objetivo formar líderes jurídicos preparados para atuar em um cenário de transformação profunda nas estruturas, linguagens, tecnologias e expectativas que envolvem o Direito.

A partir de uma abordagem multidisciplinar e orientada a resultados, o programa desenvolve competências em gestão jurídica, inovação, estratégia, governança, análise de dados, comunicação institucional e atuação proativa em temas como ESG, transformação digital, inteligência artificial e compliance regulatório.

Mais do que transmitir ferramentas técnicas isoladas, o curso propõe uma mudança de mentalidade: do jurídico reativo para o jurídico integrado ao negócio, colaborativo, orientado por dados e por propósito.

Ao final, os participantes estarão aptos a redesenhar modelos de atuação jurídica com foco em eficiência, clareza, impacto social e valor institucional, tornando-se agentes de mudança em escritórios, departamentos jurídicos e organizações públicas ou privadas.

Como funciona 

A LEC criou uma experiência inovadora para o aluno: uma sala de aula virtual colaborativa com aulas ao vivo, capaz de proporcionar uma experiência diferenciada e imersiva, com apenas 70 alunos por turma.

O curso possui carga horária de 61 horas:

  • 35 horas ao vivo (online em tempo real);
  • 26 horas de videoaulas, que você pode assistir on demand, no horário mais conveniente para você.

Você pode estudar de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Caso perca alguma aula, ou queira rever o conteúdo, todos os encontros serão gravados e ficarão disponíveis na plataforma do aluno, durante um ano.

Para quem se destina

  • Sócios e gestores de escritórios de advocacia
  • Líderes e gestores de departamentos jurídicos corporativos
  • Advogados que desejam aprimorar suas habilidades em gestão e inovação
  • Profissionais de controladoria jurídica e legal operations
  • Consultores e profissionais envolvidos na transformação digital do setor jurídico

Por que se inscrever

Sala virtual ao vivo
Assista às aulas como se estivesse na sala de aula da LEC sem sair da sua casa. Interaja com os professores e com seus colegas de turma em tempo real por meio de um ambiente online exclusivo.

Videoaulas on demand 
Tenha acesso a conteúdos em vídeo para assistir quando e onde quiser. Complemente seus estudos e esteja pronto para atuar em um cenário de transformação.

Certificação CPG-Jur
Prepare-se para obter a Certificação Profissional em Gestão Jurídica (CPG-Jur), idealizada pela LEC e operada pela FGV-Projetos, sem qualquer custo adicional. Saia na frente e aproveite melhores oportunidades de carreira.

Material didático incluso
Faça download da apostila especialmente desenvolvida para este curso, além de outros conteúdos extras para consulta no portal do aluno.

Grupo no WhatsApp
Participe de um grupo de discussão exclusivo com professores e colegas de turma que incentiva debates e muito networking.

Turmas limitadas
Este curso tem um limite de apenas 70 alunos por turma.

Garantia incondicional LEC

Inscreva-se agora mesmo e tenha 15 dias para testar o curso. Se por qualquer motivo decidir não prosseguir, a LEC devolve 100% do seu investimento.

Bônus exclusivo​​​​​​

Certificação CPG-Jur

Além do certificado de conclusão recebido ao término do curso, você também receberá como bônus a oportunidade de realizar, sem custo adicional, um exame para obter a Certificação Profissional em Gestão Jurídica (CPG-Jur), idealizada pela LEC e operada pela FGV-Projetos.

Você terá 1 ano a partir da data de início do curso para completar o processo de certificação.

Investimento R$ 940,00 = R$ 0,00

*A realização do curso está sujeita à confirmação da turma e as datas podem sofrer alterações.

Aulas ao vivo (sala virtual)

1. Introdução
Apresentação do curso, objetivos e dinâmica das aulas.

2. Legal Operations
Panorama das Legal Ops, competências do CLOC e ACC, estruturação de times, otimização de processos e integração tecnológica.

3. Liderança e Gestão de Pessoas
Papel estratégico do líder jurídico, estilos de liderança, gestão por competências, talentos e diversidade, com foco em ambientes híbridos e inovação.

4. Legal Analytics e KPIs
Uso estratégico de dados e indicadores, jurimetria, BI e dashboards para decisões jurídicas baseadas em evidências.

5. Transformação Digital e Competitividade
Impactos da transformação digital no jurídico: automação, SaaS, lawtechs, inovação e liderança tecnológica.

6. Inteligência Artificial
Aplicações práticas da IA no jurídico, com foco em automação, análise de dados e governança ética e regulatória.

7. Gestão de Riscos
Mapeamento e mitigação de riscos jurídicos (trabalhistas, privacidade, anticorrupção), KRIs, compliance e cultura de integridade.

8. Governança Jurídica
Governança aplicada ao jurídico com foco em áreas críticas (trabalhista, regulatória), comitês, rastreabilidade e estruturas decisórias.

9. Eficiência Jurídica e Contencioso
Gestão de contencioso com dados, segmentação, automação, dashboards e colaboração com escritórios.

10. Relações Institucionais e Governamentais
Advocacy, RIG, análise política, narrativa jurídica e atuação em consultas públicas e audiências.

11. Futurismo
Cenários futuros da profissão jurídica, megatendências e novas competências em um mundo digital e automatizado.

12. Escritório do Futuro
Simulação prática de um escritório inovador, integrando Legal Ops, IA, ESG, jurimetria e times ágeis.

13. Comunicação pelo Jurídico
Estratégias de comunicação clara, alinhamento interno, storytelling jurídico e relacionamento com stakeholders.

14. Gestão de Crise
Protocolos jurídicos e comunicacionais em crises institucionais, com foco em prevenção, redes sociais e reputação.


Aulas online (on demand)

1. Governança em Escritórios de Advocacia
Estratégias de sucessão, partnership, avaliação de desempenho, precificação e liderança jurídica.

2. Gestão Financeira Jurídica
Orçamento, indicadores jurídico-financeiros, contabilidade gerencial e diálogo com áreas executivas.

3. Projetos e Processos Jurídicos
Metodologias ágeis e tradicionais, mapeamento de processos, automação e ferramentas práticas.

4. Jurimetria
Técnicas estatísticas para análise jurídica, padrões jurisprudenciais e tomada de decisão baseada em dados.

5. CLM – Gestão de Contratos
Ciclo de vida contratual, automação, riscos e integração com áreas estratégicas usando tecnologia.

6. Negociação Jurídica
Modelos de Harvard e Wharton, técnicas de influência, escuta ativa e simulações práticas.

7. Legal Design & Visual Law
Design thinking no jurídico, comunicação clara, narrativa visual e melhoria da experiência do usuário.

8. Jurídico e Agenda ESG
Papel estratégico do jurídico na governança ESG, due diligence, cláusulas contratuais e accountability.

9. Business Intelligence Jurídico + Workshop
Fundamentos de BI com prática em dashboards e análise de dados aplicados à gestão jurídica.

10. Guia de Apresentação (Storytelling Jurídico)
Técnicas para narrativas claras, envolventes e alinhadas ao posicionamento estratégico do jurídico.

11. Neurociência e Análise Econômica do Direito (Clássica e Behavioural)
Aplicações da Análise Econômica do Direito (AED), limites cognitivos e vieses, incentivos legais, racionalidade limitada e uso da neurociência para melhorar decisões jurídicas e políticas públicas.

12. Estratégias para Prospecção de Clientes e Marketing Jurídico
Posicionamento de marca, geração de autoridade, uso ético de canais digitais, segmentação de clientes e estruturação de estratégias de marketing compatíveis com os valores da advocacia.

13. Relação entre Jurídico In-House e Escritório
Parcerias estratégicas, modelos de remuneração por valor, indicadores de desempenho, governança da relação e práticas colaborativas entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.

Paulo Samico
Executivo jurídico e LinkedIn Top Voice
Executivo jurídico com passagens em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Idealizador e coordenador de livros sobe Legal Operations e Transformação Jurídica. Professor, palestrante, LinkedIn Top Voice. Presidente e fundador da ACC Brasil - capítulo da Association of Corporate Counsel no país.
Daniel Backer
Sócio do BBL Advogados e Diretor de novas tecnologias no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA)
Sócio das áreas de Contencioso e Arbitragem e de Proteção de Dados e Inteligência Artificial no BBL Advogados. Diretor de Novas Tecnologias no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Membro da Comissão de Inteligência Artificial da OAB/RJ.
Augusto Barros de Figueiredo e Silva Neto
Sócio de Barros de Figueiredo Advogados
Advogado, com ampla experiência em prevenção e resolução de conflitos, integrando listas de árbitros, mediadores e membros de Dispute Boards em instituições no Brasil e no exterior. Atua como sócio de Barros de Figueiredo Advogados, é doutor em Direito pela UFF, bacharel em Direito pela UFRJ, Master in Business Economics (MBE) pela UFRJ, mestre em Direito Internacional Privado e Comércio Internacional pela Universidade de Paris 1 (Sorbonne), mestre em Global Business Law pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris (Sciences Po). Também é Alumni da Advanced Arbitration Academy for Latin America (ICC) e Fellow do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb). É professor em cursos de pós-graduação e programas temáticos no Brasil e no exterior, além de ser um palestrante frequente em webinars e congressos, é autor de diversos artigos e livros.
Bianca Bez
Advogada com ênfase em negociações e Energia no BBL Advogados
Doutoranda e Mestre em Análise Econômica (behavioral economics) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Presidente da Comissão de Análise Econômica do Direito da OAB/SC. Membro da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). Professora convidada de diversos cursos de pós-graduação no Brasil (TCU-ISC, ABDconst, Cers, entre outros). Professora de Análise Econômica do Direito para concursos (CPIuris e G7Jurídico). Advogada com ênfase em negociações e Energia no BBL Advogados.
Felipe Coffone
Fundador da ACC Brasil
Executivo e advogado especializado em administração de negócios e de empresas. Certificação em gestão de projetos e Data Science. Especialista em inovação jurídica, cocriador da metodologia Eficiência Jurídica. Mais de 20 anos de experiências dentro e fora do jurídico em grandes empresas como Whirlpool e Itaú e conselheiro em legaltechs. Mais de 15 publicações realizadas sobre inovação jurídica. Fundador da ACC Brasil – Association of Corporate Counsel.
Fernando Gomes Xavier
Fundador e CEO da FGX Strategic Solutions For Law Firms e da New Lever
Advogado e empreendedor. Especialista em Finanças pela COPPEAD-UFRJ e em Gestão de Escritórios pela Fordham University - Nova Iorque. Fundador e CEO da FGX Strategic Solutions For Law Firms, principal referência em consultoria de gestão e business development para escritórios de advocacia. Fundador e CEO da New Lever, empresa de IA referência mercado jurídico, cujo os fundadores já desenvolveram soluções de tecnologia para escritórios, empresas e órgãos como STF, CNJ, TST e OAB Federal.
Giovani Ravagnani
Diretor Jurídico, de Privacidade, Compliance e Relações Governamentais da Buser
Advogado. Diretor Jurídico, de Privacidade, Compliance e Relações Governamentais da Buser. Mestre e Doutor em Direito pela USP. Graduado em Direito pelo Mackenzie. Especialista em Gestão de Negócios pela ESALQ/USP. Professor de direito no curso de Administração de Empresas e Empreendedorismo da Link School of Business. Gerente Jurídico da 99, a primeira startup brasileira a virar um unicórnio. Coordenou alguns livros sobre Direito e Inovação: "O Advogado do Amanhã", "O fim dos advogados?", "Direito, Processo e Tecnologia" e "Labor 4.0.".
Gisele Ueno
Sócia-Fundadora da Hi-LAW Consultoria em Design e Tecnologia
Sócia-Fundadora da Hi-LAW Consultoria em Design e Tecnologia. Advogada Consultora em projetos de Arquitetura de Tecnologias, Design e Metodologia Ágil. Formação em Generative IA Boston University – Questrom School of Business 2024. Atuou por mais de 10 anos em Departamentos Jurídicos Corporativos. Professora de IA e Legaltechs no MBA em Direito da FAE Business School.
Guilherme Bastian
Sócio-fundador do Bastian Advogados
Advogado com mais de  20 anos de carreira e um dos pioneiros na aplicação de dados e IA na gestão de contencioso no Brasil. Formado pela PUC-RS, especializou-se em Direito Digital e Consumidor, conduzindo o leading case que afastou a responsabilidade civil de provedores antes do Marco Civil da Internet — precedente que o projetou como referência na defesa dos interesses de plataformas tecnológicas. Apaixonado por inovação, idealizou e desenvolveu o BAS, ecossistema proprietário que gerencia todos os fluxos do escritório por meio da integração de IA, robótica, jurimetria e dashboards. Autor de diversos artigos sobre automação jurídica, é coautor do capítulo “Inteligência Jurídica de Dados como Técnica de Modernização da Gestão Contenciosa” na obra "Direito, Processo e Tecnologia" (Revista dos Tribunais, 2.ª ed., 2021) e assina publicações sobre Internet das Coisas e transformação digital na imprensa especializada. Reconhecido em edições sucessivas da Análise Advocacia como um dos advogados mais admirados do país em Direito do Consumidor, lidera equipes multidisciplinares que administram centenas de milhares de processos, combinando analytics, metodologias ágeis e Inteligência Artificial para entregar soluções estratégicas a grandes empresas de diferentes setores da economia.
João Marçal
Sócio-fundador do escritório Costa Rodrigues Advogados
Sócio fundador do escritório Costa Rodrigues Advogados - COSRO. Mestre em Direito dos Negócios pela FGV-SP. LL.M. pela University of Pennsylvania com certificado em Business & Law por Wharton. Pós-graduado em Direito do Estado e da Regulação pela FGV-RJ. Integrante da Lista de Árbitros de diversas câmaras de arbitragem, como a Singapore International Arbitration Centre (SIAC), a Dubai International Arbitration Centre (DIAC), o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), a AMCHAM-Brasil, a ARBITAC e o CAESP. Reconhecido em diversos rankings jurídicos nos setores de arbitragem e resolução de conflitos, como a Chambers & Partners e a Leaders' League.
José Paulo Graciotti Neto
Sócio-fundador da GRACIOTTI Consulting
Com 40 anos de experiência na Gestão de Escritórios de Advocacia, Jose Paulo Graciotti é sócio fundador da GRACIOTTI Consulting oferecendo consultoria nas áreas de Governança, Planejamento e Organização de Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, com profundos conhecimentos em Tecnologia e Gestão do Conhecimento. Forte experiência no diagnóstico e organização e relativização societária para escritórios de advocacia e empresas prestadoras de serviços. Associado à ILTA (International Law Technology Association) e ALA (Association of Legal Administrators) e autor do Livro “Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia”.
Karina Rodrigues D'Ornelas
Diretora Técnica da Fundação Hermann Hering
Advogada. Bacharel em Direito pela UFRJ. Pós-graduada em Direito Civil-Constitucional pela UERJ. Especializações em Direito Ambiental e Direito Empresarial pela FGV Direito Rio. Pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC-RS. Mestre em História da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Consultora Sênior em Sustentabilidade Corporativa e Gerente de Conformidade ESG e Advocacy, além de ser integrante do Comitê de Fornecedores e o Subcomitê de Diversidade, em empresa de capital aberto com representação internacional, bem como o Comitê de Ética do Pró-criança Cardíaca. Diretora Técnica da Fundação Hermann Hering. Professora e mentora para advogadas negras da Associação Black Sisters in Law, também é coautora dos livros "Jurídico 5.0 & Operações Exponenciais” (2024) e “Direito Ambiental Empresarial: desafios, estratégias e inovação sustentável” (2025).
Natalia Ferreira Dias
Sócia da área de Corporate & Tax do BBL Advogados
Sócia da área de Corporate & Tax. Pós-graduada pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e LL.M em Direito e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui mais de dez anos de experiência no jurídico corporativo, atuando como Corporate Legal Manager e business partner em diversas áreas de negócio, com foco em societário e tributário. Responsável pela implementação de estratégias jurídicas, liderança de equipes multidisciplinares e consultoria jurídica integral para suportar o crescimento e a conformidade das organizações. Founding Partner e host do " Manda pro Jurídico!" , um dos primeiros podcasts jurídicos do Brasil. Cofundadora da “The Association of Corporate Counsel” Brasil (Associação de Advogados Corporativos). Professora e palestrante em “Soft Skills” com foco em comunicação jurídica.
Paula Cardoso
Sócia da Plain
Estrategista de comunicação e inovação. Sócia da Plain, estúdio de design e inovação focado em tornar a comunicação corporativa mais eficiente e estratégica. Com mais de 15 anos de experiência em liderança de Marketing, Comunicação e Branding, Paula se especializou em conectar Cultura, Design e Experiência para transformar narrativas em impacto real para negócios. Atua ajudando times corporativos a desenharem experiências que geram valor para a audiência e impulsionam resultados. É Relações Públicas formada pela PUCCAMP, com pós-graduação em Administração e Negócios (FGV), Marketing & Communication (IED – Istituto Europeo di Design) e Neurociências e Comportamento (PUC-RS). Também cursou Inteligência de Mercado (ESPM) e Imersão em Neurociências (Instituto Conectomus). Coautora dos livros Legal Operations: como começar, Legal Design e Legal Innovation: o Direito do Futuro e o Futuro do Direito, contribuindo com capítulos sobre Legal Design.
Rodrigo Exman
Vice-Presidente Jurídico
Vice-Presidente Jurídico de uma grande multinacional no setor da saúde. Com 20 anos de experiência no setor de saúde, trabalhando em empresas como Johnson & Johnson, Sanofi e Abbott, Rodrigo liderou, orientou e treinou pessoas de todos os continentes. Ele é palestrante, coach certificado pela Universidade de Nova York e estudou Negociação e Mediação em Harvard e Transformação Comportamental na Singularity University. Rodrigo é coautor do livro “Pai Presente” e host do Podcast “Por que você faz o que você faz?” em parceria com a jornalista Mariana Ferrão. É reconhecido como um dos Executivos Jurídicos mais admirados do Brasil, pela Análise Editorial.
Stefanie Cruz
Business Risk Manager no Bank of America
Formada em Administração de Empresas e MBA em Compliance, Controladoria e Auditoria pela PUC, com mais de 12 anos de sólida experiência nas áreas de Compliance, Auditoria interna, Controles Internos, Riscos e Privacidade, com passagens por grandes instituições como Big4, setor de seguros, educacional e atualmente como Business Risk Manager no Bank of America, contribuindo com uma visão estratégica com foco na mitigação de riscos. Atuou na implementação e fortalecimento de Programas de Compliance, Data Privacy, Riscos e PLD, contribuindo para uma governança efetiva alinhada com as regulamentações nacionais e internacionais.
Bruno Souza
Especialista em Inovação e Transformação Digital na Sabesp
Engenheiro de Dados, com sólida experiência em transformação digital, ciência e governança de dados, e análise de dados, atuando nos setores de serviços públicos, varejo e tecnologia. Atualmente é Especialista em Transformação Digital na Sabesp. Já atuou como Engenheiro de Dados na FastShop e Analista de Sistemas na Atos. Vasta experiência na gestão de projetos digitais, implementação de tecnologias emergentes, configuração de data warehouses e migração de dados para plataformas cloud. Além disso, possui projetos premiados nas empresas Raízen, Cosan e Serasa Experian.
Fabro Steibel
Diretor Executivo do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro
PhD, afiliado ao Berkman Klein Center na Universidade de Harvard. Fellow em governo aberto pela Organização dos Estados Americanos, com pós-doutorado na Universidade das Nações Unidas, doutorado na Universidade de Leeds, e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia San Diego. Foi membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados da ANPD, consultor do G20 e atualmente é Diretor Executivo do ITS Rio.
Rafael Brandão
Executivo de UX & Produto
Líder sênior de UX, Design e Produto. Duas décadas de experiência em agências de propaganda, escritórios de Design, startups e grandes empresas, incluindo funções executivas e estratégicas no Grupo Globo, Telecine, Warner Bros Discovery e iFood. Liderou iniciativas estratégicas, formatando parcerias e alcançando resultados importantes em Growth, Engajamento e Retenção de produtos e serviços digitais ao redor do mundo. Desenvolveu uma base de negócios formada pela Copenhagen Business School e Harvard Business School, aliada à exposição internacional durante o mestrado, aprimorando habilidades essenciais de liderança e fomentando a busca por crescimento e resultados. Proficiente em resolver problemas complexos e promover a inovação, estabelecendo um histórico comprovado de sucesso e impacto significativo em todas as organizações. Foco em desenvolver equipes de alta performance, conquistando prêmios mundialmente reconhecidos: garantindo visibilidade e resultado às empresas.
Guilherme Tocci
Sócio-Diretor de Legal Ops Consulting na KPMG Brasil e Regional Leader do CLOC Brasil (Corporate Legal Operations Consortium)
Ávido por inovação na prática do Direito, com uma carreira não tradicional no ecossistema jurídico. É Sócio-Diretor de Legal Ops Consulting na KPMG Brasil e Regional Leader do CLOC Brasil (Corporate Legal Operations Consortium). Atuou em jurídicos internos, legaltech e escritório de advocacia. Idealizador e coordenador de livros sobre Legal Ops, Criatividade e Inovação pela Saraiva Jur.
Lara Rocha Garcia
Diretora de Proteção de Dados na Sabesp e Fundadora e Co-presidente da ACC Brasil.
Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com foco em Inovação, Saúde, Proteção de Dados e Inteligência Artificial. Visiting Scholar pela Columbia Law School (EUA). Especialista em Inovação e Empreendedorismo por Stanford Graduate School of Business (EUA). Professora e Advogada de Direito Digital, Inovação, Compliance e Proteção de Dados. Foi Gerente de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein e liderou a área de produtos do Dr.Consulta. Data Protection Officer Sabesp. Founder e Co-Chair ACC Brasil. Foi reconhecia como “Top 10 Latin Lawyer Women Awards 2024” e foi a única brasileira a ser incluída no rol de “20 Women Rising Stars in AI Ethics”.
Ricardo Regis
Especialista em Finanças, Eficiência Jurídica e Operações
Profissional com ampla experiência nas áreas de Finanças, Administração e Operações Jurídicas, com trajetória em empresas de grande porte nos setores de educação, siderurgia e consultoria. Tem atuação consolidada em projetos de transformação jurídica, revisão de políticas de provisionamento, gestão de escritórios e adoção de tecnologias voltadas à eficiência operacional. Foi responsável pela liderança de áreas voltadas à eficiência jurídica, contribuindo para o reconhecimento de departamentos com prêmios relevantes do setor, como o Prêmio FILASA e o Prêmio Melhores Práticas Jurídicas. Possui pós-graduação em Administração pela FGV, MBA em Finanças e Controladoria pela USP/Esalq e formação complementar em estatística e contabilidade aplicada a negócios.
Marcelo Cardoso
Especialista em Dados e Analytics
Graduado em Sistemas de Informação e possui MBA em Analytics e Big Data, com trajetória consolidada na área de dados, atuando em grandes empresas de destaque no mercado. Ao longo de sua carreira, desenvolveu expertise em governança, engenharia e análise de dados, com forte foco em transformação digital e apoio à tomada de decisão baseada em indicadores. Além de sua atuação corporativa, Marcelo lidera o capítulo Brasil do fórum The Legal Operations KPIs, uma iniciativa voltada à promoção da cultura de dados no universo jurídico. O projeto tem como missão descomplicar o entendimento e o uso de KPIs, tornando métricas mais acessíveis para profissionais da área, por meio da produção e curadoria de conteúdo prático, relevante e aplicável no dia a dia. Marcelo também atua como multiplicador de conhecimento em redes profissionais, incentivando o diálogo entre tecnologia, dados e operações legais, com o propósito de gerar eficiência e inteligência em ambientes cada vez mais orientados por informação.
* Corpo docente sujeito a alterações

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