Curso de Liderança ESG

Coordenadores

EMERSON SIÉCOLA

Advogado, especialista em Política Internacional e Direito Ambiental. Consultor, professor, instrutor, palestrante e coordenador de cursos sobre temas de GRC e ESG. Presidente do Comitê de Governança Corporativa da LEC – Legal, Ethics & Compliance.

PATRICIA PUNDER

Expert em Compliance, Governança Corporativa, LGPD e ESG. Fundadora do escritório Punder Advogados, com atuação nos temas citados, além de investigações e gestão de crises reputacionais.

 

Sobre o curso

Você sabia que o Compliance pode ser um grande aliado no plano ESG das organizações?

Este conceito tem ganhado destaque nos últimos anos e cada vez mais tem atraído profissionais e empresas preocupados em cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar as melhores práticas de governança.

Neste curso você irá aprender como construir um programa ESG desde o início, entenderá o papel de Compliance neste processo e, ainda, terá uma visão ampla sobre como as grandes organizações estão se posicionando em relação ao tema, com a mesma abordagem prática de sempre, que já é uma marca da LEC.

Entenda como definir metas sustentáveis de acordo com as melhores práticas internacionais, mapear e avaliar possíveis riscos e produzir os documentos próprios desta operação. Prepare-se para liderar as discussões ESG em uma organização e transformar a sua cultura.

Como o curso funciona

O curso é 100% online e possui uma carga horária de 32 horas, dividida em 10 encontros síncronos (online e em tempo real), além de conteúdos disponibilizados em formato de videoaula, que você pode assistir on demand, no horário mais conveniente, e aulas no laboratório prático.

Você pode estudar de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Caso perca alguma aula, ou queira rever o conteúdo, todos os encontros serão gravados e ficarão disponíveis na plataforma do aluno, durante um ano.

Para quem se destina

Este curso é voltado para todo profissional que acredita nas boas práticas ESG e quer se preparar para liderar as discussões sobre o tema em uma organização.

Este é um curso livre que recebe profissionais de quaisquer áreas de atuação, incluindo Compliance, Jurídico, Governança Corporativa, Relações Internacionais, Relações Institucionais e Governamentais, Recursos Humanos, Comunicação, entre outros.

Por que se inscrever

  • Sala virtual ao vivo
    Assista às aulas como se estivesse na sala de aula da LEC sem sair da sua casa. Interaja com os professores e com seus colegas de turma em tempo real por meio de um ambiente online exclusivo.
  • Videoaulas on demand
    Tenha acesso a conteúdos exclusivos em vídeo para assistir quando e onde quiser. Complemente seus estudos e esteja pronto para vencer o desafio de implementação de um programa de ESG.
  • Material didático incluso
    Faça download da apostila especialmente desenvolvida para este curso, além de outros conteúdos extras para consulta no portal do aluno.
  • Grupo no WhatsApp
    Participe de um grupo de discussão exclusivo com professores e colegas de turma que incentiva debates e muito networking.
  • Turmas limitadas
    Este curso tem um limite de apenas 60 alunos por turma.

Laboratório Prático

Além de todo o conteúdo principal, preparado cuidadosamente pelos especialistas da LEC, você terá acesso, por meio de encontros online e ao vivo, quatro laboratórios práticos para colocar a “mão na massa” e aplicar todo o seu conhecimento sobre os temas vistos durante as aulas.

AULAS AO VIVO (Sala virtual)

DIA 1

ESG Overview

  • Histórico e evolução da economia, objetivos, marcos regulatórios, capitalismo moderno, Economia Circular, impacto na atual economia (pré e pós-pandemia), poder dos stakeholders, ESG no Brasil e no mundo, importância de ESG para os negócios, o que significa um programa de ESG.

DIA 2

Agenda ESG

  • (Pacto Global da ONU, alinhamento estratégico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS no Brasil, Agenda 2030, como construir uma agenda ESG.

Estratégia ESG 

  • Posicionamento institucional, cidadania corporativa, jornada de transformação, compromissos corporativos, cultura e engajamento.

DIA 3

Explorando o “E”: Environmental

  • As empresas e as práticas ambientais, marcos regulatórios, sistema de gestão ambiental e seus impactos gerados, uso sustentável de recursos naturais, logística reversa, mudanças climáticas, educação ambiental e mercado de carbono.

DIA 4

Laboratório “E”: Environmental

  • Dia de colocar a mão na massa e pôr em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.

DIA 5

Explorando o “S”: Social

  • Estratégias de ESG voltadas à sociedade, responsabilidade social corporativa, agenda social nas organizações, promoção da diversidade, equidade e inclusão, impacto social gerado, segurança das informações e segurança de produtos.

Laboratório “S”: Social

  • Dia de colocar a mão na massa e pôr em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.

DIA 6

Explorando o “G”: Governança Corporativa

  • Agentes de Governança, Agenda Positiva, governança para Agenda ESG, inovação nos Conselhos, Comitês de Sustentabilidade em Conselhos de Administração, sustentabilidade empresarial, correlação entre governança, marketing e reputação, stakeholders e a cadeia de valor.

Laboratório “G”: Governança Corporativa

  • Dia de colocar a mão na massa e pôr em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.

DIA 7

ESG e o Mercado de Capitais

  • Índices de Sustentabilidade Empresarial (ISE), práticas de ESG para captação de recursos, o olhar do investidor, Formulário de Referência da CVM, financiamentos sustentáveis e de impacto social, ESG e os fundos de investimento, criptomoedas e a relação com ESG.

Mapeamento e Mitigação de Riscos ESG

  • Identificação e avaliação de riscos ESG, indicadores, matriz de risco, geenciamento de riscos ESG, avaliaçao de efetividade dos programas de ESG no Brasil e mundo.

DIA 8

ESG: comunicação estratégica para líderes

  • ESG e o papel da comunicação, marketing estratégico e direcionado, publicidade não voltada ao consumismo, efeitos de greenwashing, geração de valor, a visão do consumidor, poder cultural das marcas, o “apelo ESG”, práticas alinhadas ao discurso da organização.

Compliance e ESG

  • Interações com o Departamento de Compliance, responsabilidades, papeis do Compliance Officer, cultura corporativa, atividades estratégicas, impactos socioambientais e custos de não conformidade, gestão da imagem e reputação corporativa.

DIA 9

Relatórios de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social Corporativa 

  • Relacionamento com stakeholders, coleta de informações, produção de documentos, reportes para o Board, relato integrado, padrões GRI (Global Reporting Initiative) e publicação de informações.

DIA 10

Laboratório: Relatório de Sustentabilidade

  • Dia de colocar a mão na massa e pôr em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.
EMERSON SIÉCOLA
Advogado, especialista em Política Internacional, consultor, professor, instrutor e palestrante nas áreas de Governança, Riscos & Compliance - GRC e Líder de Projetos na T4 Compliance.
Advogado, especialista em Política Internacional e Direito Ambiental. Consultor, professor, instrutor, palestrante e coordenador de cursos sobre temas de GRC e ESG. Presidente do Comitê de Governança Corporativa da LEC – Legal, Ethics & Compliance. Profissional com mais de 30 anos de experiência, adquirida em grandes instituições do mercado financeiro nacional (segmentos corporativos e mercado de capitais) e atividades de assessoria e consultoria para empresas de porte e segmentos de negócio variados. Desde novembro/2000 atua no segmento de gerenciamento de riscos corporativos, controles internos e Compliance, bem como em atividades relacionadas à seara ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, inclusive financiamentos sustentáveis, comitês executivos de programas sociais e atividades pro bono. Experiência no relacionamento com entidades reguladoras e supervisoras.
PATRICIA PUNDER
"Expert em Compliance, Governança Corporativa, LGPD e ESG. Fundadora do escritório Punder Advogados, com atuação nos temas citados, além de investigações e gestão de crises reputacionais"
"Profissional de Compliance com sólida experiência no Brasil e América Latina, com mais de 14 anos de experiência na implementação e gestão de programas de Compliance, gestão de riscos e governança corporativa, LGPD e ESG. Certificada pela ECOA, Fordham University, George Washington Law University, CPC-A e Liderança ESG. Fundadora do Punder Advogados, considerado um dos escritórios e advogada mais admirados em 2021 no setor portuário"
SCHEILA ORLANDI
Coordenadora de Sustentabilidade
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Cândido Mendes, com especialização em Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá e atualmente aluna da pós-graduação em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela Fundação Getúlio Vargas. É colaboradora da Portobello desde 2011, atuando como Coordenadora de Sustentabilidade nos projetos corporativos e estratégicos desdobrando em diretrizes para as unidades de negócio.
ERIKA BECHARA
Mestre e Doutora em Direito Ambiental pela PUC/SP. Professora de Direito Ambiental da PUC/SP e do curso preparatório para a OAB Saraiva Aprova. Coordenadora-assistente do Curso de Especialização em Direito Ambiental da COGEAE-PUC/SP. Diretora da Associação dos Professores de Direito Ambiental - APRODAB. Advogada. Sócia de Szazi Bechara Storto Reicher e Figueiredo Lopes Advogados
KAREN MACHADO
Advogada | Especialista em Direito Ambiental (UFRGS) | Especialista em Compliance Certificada CPC-A (FGV/LEC)
Servidora Pública - analista jurídico da PGE/RS | Secretária-Geral da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS | Professora Convidada de Cursos de Especialização e Capacitação em Direito Ambiental | Residente em Direito Ambiental da Casa Norma | Membro voluntário do Jurídico do Sistema B-RS | Vice-Presidente do Instituto Piracema | Representante da OAB/RS na Câmara Técnica de Legislação e Educação Ambiental do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM/PREFPOA) | Consultora Jurídica em Meio Ambiente.
THIAGO PENA
Consultor Comercial - Diversas regiões do brasil | Embaixador e líder com premiação Global (prêmio CEO Award) em Diversidade, Equidade e Inclusão na OTIS Brasil e América do Sul
Professor convidado na LEC News (Escola de Compliance e Ética, matéria DE&I). Formado em Administração de Empresas, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e Especialista em DE&I pela Mais Diversidade.
MARINA BEIVIDAS
Advogada especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atualmente é Coordenadora Jurídica do Instituto Ayrton Senna. Formada em Direito e Jornalismo pela Universidade de São Paulo, com especialização em Direito Contratual pela Escola Paulista de Direito. Possui experiência atuando em departamentos jurídicos de empresas nacionais e multinacionais, como Enfil S/A Controle Ambiental e IBM Brasil – Indústria, Máquinas e Serviços Ltda. Possui grande interesse na sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, e acredita no papel das organizações como agentes de transformação social.
JULIANA AGOSTINO
Gerente de Estudos Regulatórios da ANBIMA
Parágrafo de CV: Graduada em Administração de Empresas pela FGV em São Paulo e mestre em sustentabilidade pela mesma instituição. Possui 20 anos de experiência no mercado financeiro em áreas de desenvolvimento de produtos e relacionamento com clientes. Atualmente é responsável pela área de estudos regulatórios da ANBIMA que inclui, entre outras atividades, a coordenação da agenda do Grupo Consultivo de Sustentabilidade da Associação.
GUSTAVO LUCENA
Sócio Líder de Risco Regulatório e do segmento de HealthCare
Há 22 anos atuando em consultoria de compliance, gestão de riscos e de Governança Corporativa. Membro de Comitês de Compliance de associações do segmento financeiro e da área da saúde. Escritor de 2 livros (tesouraria e câmbio) junto a Febraban, além da Cartilha de Compliance junto a ABBI e Febraban e do Manual de Compliance - Preservando a boa Governança e a Integridade Corporativa vendido pela Editora Atlas. Membro efetivo da Comissão de Governança Corporativa para Instituições Financeiras do IBGC. Atuou como professor da pós-graduação da FIA do curso “Análise, Prevenção, Detecção e Riscos de Fraudes Empresarias” pelo período de 3 anos. Contador e Economista, com MBA em Banking e em Administração de Marketing.
ANA PAULA PINHO CANDELORO
Advogada pela USP. Executiva C-Level em instituições financeira internacionais. Conselheira Certificada pelo IBGC.
Pós-Graduada em Negócios Sustentáveis e Mestre em Liderança para a Sustentabilidade, ambos pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Investidora Anjo e Mentora de startups nos programas InovAtiva Brasil, Distrito, Darwin, com foco em ESG/ODS, implantação de Sistema de Governança Corporativa e Programa de Compliance.
MARCELA GAMBÔA
Head de Compliance na empresa Louis Dreyfus
Pós graduada em Direito Marítimo e Portuário pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Bacharel em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP). Tem experiência na área de Direito Privado, com ênfase em Direito Comercial/Empresarial e em Compliance, nas ciências jurídicas voltadas ao mercado financeiro e ao direito do agronegócio. É Compliance Officer regional de uma das líderes globais na comercialização e no processamento de produtos agrícolas, tendo trabalhado anteriormente em outras multinacionais e em escritório boutique de advocacia, especializado em agribusiness. Professora da Pós Graduação em Direito Corporativo e Compliance da Escola Paulista de Direito – EPD. É integrante da Comissão de Anticorrupção e Compliance da OAB/SP – Seccional Pinheiros e da Comissão de Direito do Agronegócio do IPOJUR.
REGIANE ABREU
Economista, com mais de 25 anos de experiência no Setor Elétrico.
Iniciou sua carreira como consultora na Eletrobras/PROCEL, fazendo a avaliação de projetos de eficiência energética. Desde 2001 atua na Light, tendo passado pelas áreas de eficiência energética, regulação, planejamento e sustentabilidade. Em 2017 passou a fazer parte da equipe de Relações com Investidores, atuando na integração dos aspectos ESG ao negócio e às informações financeiras, sendo responsável pelos reportes e plano de ação ESG.

Cursos relacionados

Curso de Liderança ESG

Curso de Compliance em Proteção de Dados + Certificação CPC-PD

Curso Online de Proteção de Dados