Aprenda como implementar ações para lidar com crises reputacionais e iniciar o processo de recuperação de imagem e reputação da empresa.
Com uma metodologia exclusiva, desenvolvida em uma abordagem prática, com casos reais, este curso tem como objetivo apoiar as empresas a lidar de maneira profissional com as crises de imagem e reputação, a fim de evitar ações descoordenadas que possam prejudicar ainda mais a credibilidade da empresa.
Ao final do curso, você estará apto a implementar procedimentos e protocolos a serem adotados antes, durante e após uma situação de crise.
Compliance Officer, advogados, executivos de empresas, profissionais de relações institucionais, comunicação interna ou externa, relações públicas, entre outros, que tenham entre suas funções lidar com crises reputacionais.
Ao se inscrever neste curso, você terá acesso a:
✓ Conteúdos em vídeo
2 horas e 20 minutos de videoaulas, com prazo de acesso de 12 meses.
✓ Materiais para download
Materiais de apoio e estudo complementar às aulas em vídeo.
✓ Certificado de conclusão
Emitido automaticamente, ao final do curso.
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Existem diversos tipos de crise, não apenas as crises voltadas para corrupção ou lavagem de dinheiro. Temos outros tipos de crises como, por exemplo, mas não se limitando a, ataques cibernéticos/sequestro de dados, ambientais e por falta de diversidade e inclusão Sempre trazendo exemplos reais e públicos.
Explicar o significado do Comitê de Crise, relevância, papel dentro de um Programa de Compliance. Procedimento escrito. Exemplos práticos.
Papéis e responsabilidades dos membros, composição, definição do focal point e processo interno, treinamentos em geral, inclusive “media training”. Exemplos práticos.
A importância da implementação de protocolos prévios, situações de caso fortuito e força maior, reuniões periódicas. Exemplos práticos.
Como a crise iniciou? Foi através de uma investigação interna ou através das mídias? Foi mapeada no protocolo? Em caso negativo, como proceder? Acionamento do Comitê de Crise e tomada das primeiras decisões. Exemplos práticos.
Planejamento a médio ou longo prazo por parte do Comitê de Crise. Devo ou não contratar contratar um advogado criminalista? Exemplos práticos.
Como comunicar a crise para os colaboradores? Como comunicar a crise para os clientes, fornecedores e sociedade em geral? Exemplos práticos.
Como o focal point deve lidar com os jornalistas? Como deve ser a comunicação com os mesmos. Devo ou não contratar uma empresa de relações públicas e/ou uma empresa de comunicação externa? Exemplos práticos.
Como lidar com investigações nacionais e internacionais? Devo ou não contratar um escritório especializado no Brasil e no exterior? Como deve ser o papel de Relações Institucionais neste momento perante os investidores? Exemplos práticos.
Como recuperar a responsabilidade, o poder do Comitê de Crise quando o processo definido não for seguido? O que fazer quando se perde a credibilidade por falta de coordenação na empresa. Exemplos práticos.
Diagnostique e reconheça o problema. Reforce o relacionamento com os colaboradores. Intensifique o vínculo com os clientes e fornecedores. Monitoramento de redes sociais e jornais. Relacionamento com investidores. Exemplos práticos.
Comunicação sobre a eficácia das providências e soluções adotadas. Papel do Comitê de Crise no momento Pós-crise. Exemplos práticos.
Cuidado com soluções mágicas (mudar a nome, endereço, etc.) ou, fazer investimentos excessivos em campanhas publicitárias ou ações de marketing social (ESG). Exemplos práticos.
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